A ansiedade pode contribuir para um quadro de pressão alta?


  • +A
  • -A
Imagem do post A ansiedade pode contribuir para um quadro de pressão alta?

A ansiedade é uma sensação que todos os seres humanos sentem ao longo da vida. É uma reação que ajuda o corpo a se preparar para novas situações, mobiliza e impulsiona para uma determinada tarefa. Entretanto, em algumas pessoas, a ansiedade pode surgir de forma exagerada, gerando desconforto e até mesmo favorecendo um quadro de hipertensão.

Ansiedade em excesso aumenta adrenalina e eleva pressão arterial


“A ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão, porque a ansiedade, assim como o estresse, mantém o sistema nervoso autônomo ativo, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho. O resultado desse aumento é a elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Nas pessoas que já são hipertensas, a ansiedade também gera prejuízos. De forma excessiva, a sensação pode acabar atrapalhando o controle da doença e tornando os pacientes dependentes de doses cada vez maiores de medicamentos. Portanto, há um risco considerável de complicações, como AVCs e infartos.

Ansiedade, cigarro e hipertensão: combinação perigosa


Além disso, é possível que o paciente ansioso também tenha outros hábitos ruins para a saúde e para o controle da hipertensão, como tabagismo, alcoolismo e descontrole alimentar. “A ansiedade também pode levar à insônia. Sem ter o tempo necessário para descanso, o corpo mantém níveis pressóricos elevados, devido ao estresse”, complementa o especialista.

Para impedir que a ansiedade exagerada ajude a desenvolver a hipertensão ou atrapalhe seu tratamento, Francisco Flávio recomenda procurar profissionais especializados, como psiquiatras e psicólogos: “Muitas vezes, a ansiedade consegue ser controlada com terapias, alguns medicamentos e mudança de hábitos, entre eles a prática de atividade física”. Outro hábito importante é evitar viver constantemente em ambientes carregados de ansiedade e estresse.

Dr. Francisco Flávio Costa Filho é cardiologista formado pela Universidade Federal do Ceará e atua em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 141903

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
cardiovascular
cigarro
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A ansiedade pode contribuir para um quadro de pressão alta?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.