A ansiedade pode contribuir para um quadro de pressão alta?

  • +A
  • -A

A ansiedade é uma sensação que todos os seres humanos sentem ao longo da vida. É uma reação que ajuda o corpo a se preparar para novas situações, mobiliza e impulsiona para uma determinada tarefa. Entretanto, em algumas pessoas, a ansiedade pode surgir de forma exagerada, gerando desconforto e até mesmo favorecendo um quadro de hipertensão.

Ansiedade em excesso aumenta adrenalina e eleva pressão arterial


“A ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão, porque a ansiedade, assim como o estresse, mantém o sistema nervoso autônomo ativo, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho. O resultado desse aumento é a elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Nas pessoas que já são hipertensas, a ansiedade também gera prejuízos. De forma excessiva, a sensação pode acabar atrapalhando o controle da doença e tornando os pacientes dependentes de doses cada vez maiores de medicamentos. Portanto, há um risco considerável de complicações, como AVCs e infartos.

Ansiedade, cigarro e hipertensão: combinação perigosa


Além disso, é possível que o paciente ansioso também tenha outros hábitos ruins para a saúde e para o controle da hipertensão, como tabagismo, alcoolismo e descontrole alimentar. “A ansiedade também pode levar à insônia. Sem ter o tempo necessário para descanso, o corpo mantém níveis pressóricos elevados, devido ao estresse”, complementa o especialista.

Para impedir que a ansiedade exagerada ajude a desenvolver a hipertensão ou atrapalhe seu tratamento, Francisco Flávio recomenda procurar profissionais especializados, como psiquiatras e psicólogos: “Muitas vezes, a ansiedade consegue ser controlada com terapias, alguns medicamentos e mudança de hábitos, entre eles a prática de atividade física”. Outro hábito importante é evitar viver constantemente em ambientes carregados de ansiedade e estresse.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Cardiologia

CRM: 141903 / SP

TAGS
ansiedade
cardiovascular
cigarro
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

20 comentários para "A ansiedade pode contribuir para um quadro de pressão alta?"

janile dos santos pereira

Tenho ansiedade quando tenho crises fico com medo e a pressao se eleva, eu posso tomar só o calmante ou posso tomar o captopril? Uma vez a médica me disse que não era pra mim tomar captopril nessas horas porque esse medicamento nao era indicado para crise que eu estava tendo , me receitou calmantes .

Henrique

Janile dos Santos Pereira, tbm tenho ansiedade e das bravas hein .Mais quando a pressão arterial sobe o correto é sim vc tomar calmantes, pois, um remédio de hipertensao não irá resolver nada .Procure tomar suco de maracujá, camomila com erva-cidreira .

Ezequiel

Sempre que vou fazer uma endoscopia ou alguma cirurgia fico ansioso aí minha pressão aumenta e norma é quando tô com dor também

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ezequiel, a ansiedade eleva as descargas de adrenalina na circulação sanguínea; o resultado desse aumento é a elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/musica-controlar-ansiedade
Abraços.

Ana Zelia

Quando estou ansiosa meu coração fica acelerado aí minha pressão fica altíssima.

Marlene

Tenho crises a mais de um ano!É algo tão terrível que as vezes vou parar no hospital. Deixei de tomar café porquê quando tomo passo muito mau e andar de ônibus também me faz mau, hj tento controlar mais, mais é complicado sinto tremores confusão mental muito enjoo e sinto que bou morrer só penso no pior. Nunca senti nafa igual é terrivel. Gostaria de conversar com alguém que tem esse problema porquê as vezes penso que ninguém sente o que sinto.

OTAVO

GENTE A MELHOR COISA QUE SE PODE FAZER PRA QUEM TEM MOMENTOS DE ANSIEDADE É CONVERSAR COM ALGUÉM QUE TEM O MESMO PROBLEMA, FICO A DISPOSIÇÃO PRÁ CONVERSAR COM QUEM ESTIVER PRECISANDO DE AJUDA.

Carlos Eduardo

Gente tenho todos esses sintomas e o pior é que quem esta próximo acha que é frescura!!!!! è muito bom conversar e desabafar !!!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carlos! Tenho uma matéria interessante quanto ao tratamento para ansiedade. Abraços.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/depressao-hobbies-tratamento-remedios

Thiago

Oi gente tenho 26 anos e sofro desse terrivel mal. quem quiser conversar chama no whatts. 82999369725

Assis

Sou hipertenso e e tenho ansiedade muito grande, isso eleva minha pressão cada vez mais, a visão embaça e só penso no pior, tomo DIOVAN para controlar a pressão, mas a ansiedade muitas vezes descontrola tudo.Gostaria de conversar com alguém que também tem esse problema para me orientar melhor. Desde já agradeço..

dulcilene

nossa sinto desse malmt triste a gente num pode espor pensa que é frescura vamos guardando cada vez pior e a minha pressao sobe mt sinto mta dor de cabeça nao consigo viver o hj ja to pensando no amanha, coisas que nem vai acontecer talvez.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dulcilene. Buscar atendimento com o psiquiatra é de suma importância para iniciar o tratamento, dessa forma com o tratamento adequado é possível amenizar os sintomas e trazer maior qualidade de vida para você. Até a próxima.

Rosana Reichel

Sempre tive a pressão mais para baixa, tanto que quando me encontro num quadro de ansiedade extrema chego a desmaiar, isso já aconteceu várias vezes , em supermercados, farmácias, restaurantes, enfim, em qualquer lugar e não tenho como prever e nem controlar…mas ultimamente, minha pressão passou a ser 15, a mais alta…não estou entendendo e não sei o que fazer…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rosana. A pressão arterial é uma das funções corporais que mais se altera quando seu corpo está sofrendo um ataque de ansiedade, ou durante períodos de muita ansiedade e estresse. Sua pressão sanguínea não pode ser deixada de lado sem cuidar. Consulte um médico para ter uma ideia de como está a saúde do seu coração e da sua pressão sanguínea. Mas não se esqueça de que as flutuações durante o dia podem ser causadas pela ansiedade. Até logo!

Patricia

Tive um sintoma estranho minha pressão Subiu derrepente fraqueza e dormencia nos braços e suor frio parecia sintoma d infarto o medico disse q foi crise d ansiedade isso q tomo fluoxetina

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Patrícia. Realmente o aumento dos batimentos cardíacos, a sudorese, a tensão muscular estão entre os sintomas que antecipam uma crise de ansiedade. Mas nós ficamos imensamente felizes em saber que você já realiza o tratamento médico, podendo assim diminuir essas crises, melhorando a qualidade de vida. Desejamos sucesso no tratamento. Até breve.

Renato

Que loucura. Tenho 30 anos sempre fui muito tranquilo. Pratico esportes, me alimento bem e tenho uma vida saudável. Mas de umas semanas pra tá tive uns picos de pressão alta e fui parar no pronto socorro. Consultei com o cardiologista, muito bom por sinal. Ele fez vários exames e o diagnóstico foi esse. Episódios de pressão alta causados por carga emocional, provavelmente por causa do trabalho. Estou tratando com selozok. A pressão normalizou e já estou bem novamente, e o incrível é que esse remédio também me deixa tranquilo. Mas preciso tratar desse estresse para não ficar dependente do remédio.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Renato. É importante manter o estresse sob controle, ficamos felizes que o tratamento prescrito teve o efeito esperado. Abraços!

Maria

Vamos fazer um grupo de whts p nos ajudarmos?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.