A ansiedade pode contribuir para um quadro de pressão alta?


  • +A
  • -A
Imagem do post A ansiedade pode contribuir para um quadro de pressão alta?

A ansiedade é uma sensação que todos os seres humanos sentem ao longo da vida. É uma reação que ajuda o corpo a se preparar para novas situações, mobiliza e impulsiona para uma determinada tarefa. Entretanto, em algumas pessoas, a ansiedade pode surgir de forma exagerada, gerando desconforto e até mesmo favorecendo um quadro de hipertensão.

Ansiedade em excesso aumenta adrenalina e eleva pressão arterial


“A ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão, porque a ansiedade, assim como o estresse, mantém o sistema nervoso autônomo ativo, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho. O resultado desse aumento é a elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Nas pessoas que já são hipertensas, a ansiedade também gera prejuízos. De forma excessiva, a sensação pode acabar atrapalhando o controle da doença e tornando os pacientes dependentes de doses cada vez maiores de medicamentos. Portanto, há um risco considerável de complicações, como AVCs e infartos.

Ansiedade, cigarro e hipertensão: combinação perigosa


Além disso, é possível que o paciente ansioso também tenha outros hábitos ruins para a saúde e para o controle da hipertensão, como tabagismo, alcoolismo e descontrole alimentar. “A ansiedade também pode levar à insônia. Sem ter o tempo necessário para descanso, o corpo mantém níveis pressóricos elevados, devido ao estresse”, complementa o especialista.

Para impedir que a ansiedade exagerada ajude a desenvolver a hipertensão ou atrapalhe seu tratamento, Francisco Flávio recomenda procurar profissionais especializados, como psiquiatras e psicólogos: “Muitas vezes, a ansiedade consegue ser controlada com terapias, alguns medicamentos e mudança de hábitos, entre eles a prática de atividade física”. Outro hábito importante é evitar viver constantemente em ambientes carregados de ansiedade e estresse.

Dr. Francisco Flávio Costa Filho é cardiologista formado pela Universidade Federal do Ceará e atua em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 141903

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
cardiovascular
cigarro
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "A ansiedade pode contribuir para um quadro de pressão alta?"

janile dos santos pereira

Tenho ansiedade quando tenho crises fico com medo e a pressao se eleva, eu posso tomar só o calmante ou posso tomar o captopril? Uma vez a médica me disse que não era pra mim tomar captopril nessas horas porque esse medicamento nao era indicado para crise que eu estava tendo , me receitou calmantes .

Henrique

Janile dos Santos Pereira, tbm tenho ansiedade e das bravas hein .Mais quando a pressão arterial sobe o correto é sim vc tomar calmantes, pois, um remédio de hipertensao não irá resolver nada .Procure tomar suco de maracujá, camomila com erva-cidreira .

Ezequiel

Sempre que vou fazer uma endoscopia ou alguma cirurgia fico ansioso aí minha pressão aumenta e norma é quando tô com dor também

Cuidados Pela Vida

Oi Ezequiel, a ansiedade eleva as descargas de adrenalina na circulação sanguínea; o resultado desse aumento é a elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/musica-controlar-ansiedade
Abraços.

Ana Zelia

Quando estou ansiosa meu coração fica acelerado aí minha pressão fica altíssima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.