A ansiedade pode contribuir para um quadro de pressão alta?

  • +A
  • -A

A ansiedade é uma sensação que todos os seres humanos sentem ao longo da vida. É uma reação que ajuda o corpo a se preparar para novas situações, mobiliza e impulsiona para uma determinada tarefa. Entretanto, em algumas pessoas, a ansiedade pode surgir de forma exagerada, gerando desconforto e até mesmo favorecendo um quadro de hipertensão.

Ansiedade em excesso aumenta adrenalina e eleva pressão arterial


“A ansiedade pode contribuir para o surgimento da hipertensão, porque a ansiedade, assim como o estresse, mantém o sistema nervoso autônomo ativo, elevando as descargas de adrenalina na circulação sanguínea”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho. O resultado desse aumento é a elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Nas pessoas que já são hipertensas, a ansiedade também gera prejuízos. De forma excessiva, a sensação pode acabar atrapalhando o controle da doença e tornando os pacientes dependentes de doses cada vez maiores de medicamentos. Portanto, há um risco considerável de complicações, como AVCs e infartos.

Ansiedade, cigarro e hipertensão: combinação perigosa


Além disso, é possível que o paciente ansioso também tenha outros hábitos ruins para a saúde e para o controle da hipertensão, como tabagismo, alcoolismo e descontrole alimentar. “A ansiedade também pode levar à insônia. Sem ter o tempo necessário para descanso, o corpo mantém níveis pressóricos elevados, devido ao estresse”, complementa o especialista.

Para impedir que a ansiedade exagerada ajude a desenvolver a hipertensão ou atrapalhe seu tratamento, Francisco Flávio recomenda procurar profissionais especializados, como psiquiatras e psicólogos: “Muitas vezes, a ansiedade consegue ser controlada com terapias, alguns medicamentos e mudança de hábitos, entre eles a prática de atividade física”. Outro hábito importante é evitar viver constantemente em ambientes carregados de ansiedade e estresse.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Dr. Francisco Flávio Costa Filho

Cardiologia

CRM: 141903 / SP

TAGS
ansiedade
cardiovascular
cigarro
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

36 comentários para "A ansiedade pode contribuir para um quadro de pressão alta?"

janile dos santos pereira

Tenho ansiedade quando tenho crises fico com medo e a pressao se eleva, eu posso tomar só o calmante ou posso tomar o captopril? Uma vez a médica me disse que não era pra mim tomar captopril nessas horas porque esse medicamento nao era indicado para crise que eu estava tendo , me receitou calmantes .

Henrique

Janile dos Santos Pereira, tbm tenho ansiedade e das bravas hein .Mais quando a pressão arterial sobe o correto é sim vc tomar calmantes, pois, um remédio de hipertensao não irá resolver nada .Procure tomar suco de maracujá, camomila com erva-cidreira .

Ezequiel

Sempre que vou fazer uma endoscopia ou alguma cirurgia fico ansioso aí minha pressão aumenta e norma é quando tô com dor também

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ezequiel, a ansiedade eleva as descargas de adrenalina na circulação sanguínea; o resultado desse aumento é a elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/musica-controlar-ansiedade
Abraços.

Ana Zelia

Quando estou ansiosa meu coração fica acelerado aí minha pressão fica altíssima.

Marlene

Tenho crises a mais de um ano!É algo tão terrível que as vezes vou parar no hospital. Deixei de tomar café porquê quando tomo passo muito mau e andar de ônibus também me faz mau, hj tento controlar mais, mais é complicado sinto tremores confusão mental muito enjoo e sinto que bou morrer só penso no pior. Nunca senti nafa igual é terrivel. Gostaria de conversar com alguém que tem esse problema porquê as vezes penso que ninguém sente o que sinto.

OTAVO

GENTE A MELHOR COISA QUE SE PODE FAZER PRA QUEM TEM MOMENTOS DE ANSIEDADE É CONVERSAR COM ALGUÉM QUE TEM O MESMO PROBLEMA, FICO A DISPOSIÇÃO PRÁ CONVERSAR COM QUEM ESTIVER PRECISANDO DE AJUDA.

Carlos Eduardo

Gente tenho todos esses sintomas e o pior é que quem esta próximo acha que é frescura!!!!! è muito bom conversar e desabafar !!!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carlos! Tenho uma matéria interessante quanto ao tratamento para ansiedade. Abraços.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/depressao-hobbies-tratamento-remedios

Thiago

Oi gente tenho 26 anos e sofro desse terrivel mal. quem quiser conversar chama no whatts. 82999369725

Assis

Sou hipertenso e e tenho ansiedade muito grande, isso eleva minha pressão cada vez mais, a visão embaça e só penso no pior, tomo DIOVAN para controlar a pressão, mas a ansiedade muitas vezes descontrola tudo.Gostaria de conversar com alguém que também tem esse problema para me orientar melhor. Desde já agradeço..

dulcilene

nossa sinto desse malmt triste a gente num pode espor pensa que é frescura vamos guardando cada vez pior e a minha pressao sobe mt sinto mta dor de cabeça nao consigo viver o hj ja to pensando no amanha, coisas que nem vai acontecer talvez.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dulcilene. Buscar atendimento com o psiquiatra é de suma importância para iniciar o tratamento, dessa forma com o tratamento adequado é possível amenizar os sintomas e trazer maior qualidade de vida para você. Até a próxima.

Rosana Reichel

Sempre tive a pressão mais para baixa, tanto que quando me encontro num quadro de ansiedade extrema chego a desmaiar, isso já aconteceu várias vezes , em supermercados, farmácias, restaurantes, enfim, em qualquer lugar e não tenho como prever e nem controlar…mas ultimamente, minha pressão passou a ser 15, a mais alta…não estou entendendo e não sei o que fazer…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rosana. A pressão arterial é uma das funções corporais que mais se altera quando seu corpo está sofrendo um ataque de ansiedade, ou durante períodos de muita ansiedade e estresse. Sua pressão sanguínea não pode ser deixada de lado sem cuidar. Consulte um médico para ter uma ideia de como está a saúde do seu coração e da sua pressão sanguínea. Mas não se esqueça de que as flutuações durante o dia podem ser causadas pela ansiedade. Até logo!

Patricia

Tive um sintoma estranho minha pressão Subiu derrepente fraqueza e dormencia nos braços e suor frio parecia sintoma d infarto o medico disse q foi crise d ansiedade isso q tomo fluoxetina

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Patrícia. Realmente o aumento dos batimentos cardíacos, a sudorese, a tensão muscular estão entre os sintomas que antecipam uma crise de ansiedade. Mas nós ficamos imensamente felizes em saber que você já realiza o tratamento médico, podendo assim diminuir essas crises, melhorando a qualidade de vida. Desejamos sucesso no tratamento. Até breve.

Renato

Que loucura. Tenho 30 anos sempre fui muito tranquilo. Pratico esportes, me alimento bem e tenho uma vida saudável. Mas de umas semanas pra tá tive uns picos de pressão alta e fui parar no pronto socorro. Consultei com o cardiologista, muito bom por sinal. Ele fez vários exames e o diagnóstico foi esse. Episódios de pressão alta causados por carga emocional, provavelmente por causa do trabalho. Estou tratando com selozok. A pressão normalizou e já estou bem novamente, e o incrível é que esse remédio também me deixa tranquilo. Mas preciso tratar desse estresse para não ficar dependente do remédio.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Renato. É importante manter o estresse sob controle, ficamos felizes que o tratamento prescrito teve o efeito esperado. Abraços!

Maria

Vamos fazer um grupo de whts p nos ajudarmos?

Ni martins

Hoje tive mais uma das muitas crises. Comecei com dor no braço, medi a pressão 14x916x817x1018x10Corri pro posto , cheguei lá 15×10 Fiz eletro tudo normal. Quero chorar, pois se trata de uma crise .Mas como saber se é crise .

marcos

ola tenho 34 anos , ha 10 anos atras tive uma crise de ansiedade , nao tava durmindo mais a noite , ia trabalhar mto cansado eu achava que era depressao minha pressao subia mto , fiz exames na epoca de coração deu tudo normal , passei por psquiatra me passou um calmante pra tomar durante 30 dias , melhorei na epoca , de 10 anos pra ca fiquei normal uma vida saudavel , mas agr. nos ultimos 4 dias atras isso voltou do nada , nao consigo dormir a noite , penso diaramente que tenho alguma coisa grave e que acho que vou morrer , minha pressao esta bem alta , nao seui pq motivo isso voltou , queria trocar experiencia se alguem ja teve esses sintomas e dps de mtos anos isso volta .

gil

Sofro de ansiedade crônica e depressão, quando vou ao médico pegar receita, minha pressão sobe p 14/08 e batimentos vai p 90, não posso ver um jaleco branco e um medidor na minha frente que fico ansioso pacas. Já fiz eletro e teste de esteira e o cardiologista disse que estava normal.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Gil. É interessante verificar junto a um especialista se sofre da síndrome do avental branco. Para identificar que um paciente sofre com esta síndrome é ainda hoje um desafio para os médicos, já que não há um indicador clínico confiável: “Os mecanismos para explicar a hipertensão do avental branco não são bem estabelecidos, mas incluem ansiedade e respostas de alerta, que geram o aumento da pressão naquele momento. No entanto, os pacientes, muitas vezes, não se apresentam ansiosos ou taquicárdicos no consultório” conforme comenta a Dra. Bruna Baptistini. Recomendamos a leitura desta matéria: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hipertensao/pressao-alta-sindrome-avental-branco. Estimamos melhoras.

Rosangela

Tive começo de depressao que gerou uma sindrome do panico…fui pro hospita duas x achando que tava infartando sintomas muito estranhos que eu nunca senti coração acelera presaso sobre…gelo no corpo frio..pernas e braços formentes formiga..sinto que nao estou aki fiquei apavorada fui num clinico..fui num cardiologista da ele me diagnosticou como sindrome do panico estou em tratamento com a psiquiatra depois de quase um ano voltou acho que tenho outra coisa..ta muito dificil.

Luis

bom dia a todos.sofro disso tambem, caso queiram fazer um grupo no zap para partilharmos experiencias: (21) 97044-2571

cleide

Eu descobri que tenho a síndrome da ansiedade há três anos atras, comecei com dor no peito, e a pressão alterada para alta, a médica em que passo uma clinica geral, verificou que estava com a síndrome da ansiedade,me encaminhou para o psiquiatra que me receitou o Floxetina, ao qual me fez parar de fumar cigarros, até ai tudo bem tomei este medicamento por 4 meses, achei que estava curada ,puro engano… tive um outra síndrome da ansiedade junto com síndrome do pânico, passei pela minha média ela me indicou sertralina a qual passei muito mal com suores, e insonias! hoje me encontro com a síndrome da ansiedade, sinto dores no meu peito como se estivessem os meus músculos sendo todos retorcidos! por conta desta pandemia não tenho coragem de ir ao médico estou sofrendo alguém pode me ajudar?Qual o remédio devo tomar para me sentir bem? me chame no whast 11951442932!! obrigada

Helayne

Olá estou sofrendo desse mesmo problema.Tive problema de ansiedade depois que tive meu primeiro filho,quando ele estava com um ano que começou. Até então não tive problema com a pressão, depois passou, quando tive meu segundo filho a mesma coisa aconteceu,fiquei com sintomas de pânico, medo,tudo pra mim eu ia morrer,coração acelerado,aquele desespero todo.Enfim depois de 7 anos tive meu terceiro filho e assim que ela nasceu já começaram os sintomas,mais agora piores pois minha pressão vai nas alturas,mesmo tomando remédio, as vezes chego a tomar 4 remédios por dia pra controlar e mesmo assim da trabalho pra normalizar. As crises de ansiedade são diárias o medo toma conta,os pensamentos ruins.Enfim não sei mais o que fazer,pois já fiz exames e não deu nada,uns 30 eletros e nada.O psiquiatra me receitou sertralina e Neosine. Mais mesmo assim está difícil,pois as vezes vejo o dia clarear com insônia.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Helayne. Enviamos um e-mail para obtermos mais informações sobre o seu relato. Abraços!

Giselia

Oi tenho sofrido com essas crises a mais de 6 anos, sempre fui ansiosa mas nada que não podece controlar, apos a morte do meu filho de 17 anos , vi tudo mudar , tenho crises fortes, meu coração acelera, minha cabeça aperta, pressão sobe , enjoo, medo de morrer, desespero total jative que ir várias vezes no pronto atendimento com essas crises devido a pressão alta já tomo remédio para a pressão, na primeira crise fui direto para o hospital do coração fiz vários exames e fui diagnóstica com crise de ansiedade, não tenho mas uma vida normal desde então passo mal todos os dias e agora com essa pandemia foi que piorou mesmo, tenho medo de tudo o medo de morrer a qualquer momento e o que me consome, sou professora do infantil e no momento trabalho em casa, confesso que já estou desesperada, pra vcs terem ideia do meu grau de ansiedade se uma pessoa disser que esta com a pressão alta perto de mim eu logo acho que também estou, tenho um medo horrível de tomar qualquer remédio, pois acho que vou passar mal e morrer, também tenho medo de dormir porque acho que não vou mais acordar, obrigada a todos por me ouvirem aqui. Eu tenho 47 anos.

Eliane margarete leite

Meu nome e eliane Tabem estou me sentindo assim tomo remedio para pressao alta so que a pressao abaixa mas meu coracao fica acelerado.99 a 106 por minuto.que devo fazer por favor me ajudem

Eliane margarete leite

Meu nome e eliane Tabem estou me sentindo assim tomo remedio para pressao alta so que a pressao abaixa mas meu coracao fica acelerado.99 a 106 por minuto.que devo fazer por favor me ajudem

Sheila

Olá! Também tenho sofrido com a pressão alta ultimamente, e acredito que seja por causa da ansiedade, e fundo emocional. Faz falta ter alguém para desabafar. Pretendo ir ao médico essa semana, mas acho que medicamento vai resolver temporariamente.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sheila. Que bom que irá ao médico, esse primeiro passo é muito importante. Na consulta informe ao médico que está ansiosa, além do medicamento para controlar a pressão ele pode te indicar atividades que ajudem a diminuir a ansiedade e te encaminhar a um psiquiatra ou psicólogo. Estimamos melhoras. Abraços!

Jéssica

Olá,Ganhei meu bebê agosto do Ano passado, tive problema com pressão alta,fiquei internada e tomo medicação até hoje,e depois que tive ele começei a ter crises de ansiedade horrives,morro de medo de aferir pressao, com essa crise de pandemia fiquei pior com medo de tudo, tudo acho que tô morrendo posso sentir uma dor no olho já fico nervosa,e minha pressão sempre tá subindo mesmo tomando remédio.

Geovane

Também tenho ansiedade sei bem como é… alguém?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.