Alerta para os homens: hipertensão não tratada pode levar à impotência?


  • +A
  • -A
Imagem do post Alerta para os homens: hipertensão não tratada pode levar à impotência?

A hipertensão arterial é uma das maiores preocupações na área da saúde na atualidade. Dados do Ministério da Saúde revelaram que mais de 30 milhões de brasileiros têm pressão alta. A doença pode ser consequência da obesidade, estresse, sedentarismo, maus hábitos alimentares e é capaz de provocar o surgimento de vários problemas.

Pressão alta prejudica a ereção

Para os homens, chama atenção a relação entre a pressão alta e a disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência sexual. “A hipertensão arterial pode promover uma lesão na camada íntima das artérias (endotélio) que levam sangue para o pênis e, portanto, promovem a ereção”, afirma o urologista Conrado Alvarenga.

Caso a hipertensão não esteja controlada, a lesão pode evoluir rapidamente. As artérias ficarão cada vez mais rígidas e estreitas, dificultando a circulação sanguínea no pênis e impedindo a ereção de acontecer.

Outro problema causado pela pressão alta é a agressão ao endotélio. “O endotélio produz uma substância conhecida como óxido nítrico, fundamental para a ereção. Se ele for agredido pela hipertensão, haverá menor produção de óxido nítrico e menor qualidade de ereção”, alerta o médico..

Como combater o problema

A melhor forma de se prevenir contra o problema é combater a pressão alta. Mas, de acordo com Alvarenga, é preciso muita cautela no tratamento da hipertensão, uma vez que alguns medicamentos, dentre eles certos diuréticos, dificultam a ereção. “Temos que controlar a pressão arterial, mas tomando cuidado com alguns remédios usados, porque eles podem piorar ainda mais o quadro”, alerta.

Existem ainda outras medidas que podem ser aplicadas em pacientes com hipertensão, a fim de evitar o desenvolvimento da disfunção erétil. Entre elas, estão a perda de peso, não fumar, praticar atividades físicas e controlar as taxas de glicemia.

Dr. Conrado Alvarenga é urologista formado pela USP e atua no Hospital das Clínicas em São Paulo. CRM-SP: 116006

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Alerta para os homens: hipertensão não tratada pode levar à impotência?"

Fillipe

Top

Afonso

Muito bom!

Jorge

Excelente matéria a ser divulgada para conhecimento dos homens que procuram conhecer mais sobre o tema pressao alta.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá meninos, ficamos felizes que vocês tenham gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

ÉDSON Luiz Da SILVA

Boa noite agradeço pelas informações que obter ir

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Édson, continue por aqui para continuar tendo acesso a essas e outras informações. Abraços.

Rosalvo

Muito boa a informação foi gostei muito

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosalvo, ficamos felizes que você tenha gostado. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.