O vírus do herpes pode ser transmitido na água da piscina?


  • +A
  • -A

Como a transmissão do vírus do herpes é bem fácil de acontecer, é comum que muitas pessoas fiquem receosas de compartilhar o mesmo ambiente com alguém que esteja infectado. Contudo, não é preciso tanto desespero. Afinal, algumas condições específicas são necessárias para que a transmissão seja possível.  

Transmissão do herpes ocorre apenas quando há contato direto com feridas


O fato de dividir a piscina com outras pessoas possivelmente infectadas não significa que você pegará herpes. Para que isso aconteça, é necessário que haja contato direto com as feridas do indivíduo infectado. Se você dividir a piscina com alguém que tenha herpes, mas não encostar nela, não há risco de contrair o vírus.

“A transmissão do herpes ocorre por contato com o líquido presente nas vesículas (pequenas bolhas). Portanto, contato com a mão, beijo, relação sexual, isso sim irá transmitir o vírus. Além disso, o vírus do herpes sobrevive poucas horas fora do corpo humano, então não teria como pegar herpes em piscinas”, informa a dermatologista Alexandra Bononi.  

Prevenção e tratamento do vírus do herpes


Portanto, para evitar o vírus do herpes é necessário que não haja o contato direto, o que significa não se relacionar fisicamente com pessoas infectadas e nem mesmo encostar nessas pessoas. “Os métodos de prevenção contra o vírus do herpes são:
ter relação sexual com preservativo, não beijar a boca de alguém com lesões e não tocar na pele de pessoas que estejam com as lesões ativas”, recomenda.

Nos casos em que o paciente já foi infectado, recomenda-se adotar um tratamento medicamentoso para controlar o vírus, de modo que ele não venha a se manifestar e gerar crises (sintomas). Os remédios feitos à base de lisina são especialmente indicados, já que esse aminoácido importante ajuda a reduzir as infecções de repetição causadas pelo vírus.  

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Alexandra Bononi

Dra. Alexandra Bononi

Dermatologia

CRM: 97012 / SP

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O vírus do herpes pode ser transmitido na água da piscina?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.