É possível transmitir o herpes mesmo sem a presença de feridas?


  • +A
  • -A

Feridas na pele de fundo avermelhado com vesículas agrupadas sobrepostas e que depois se rompem são os principais sintomas do herpes. “O herpes simples é uma dermatovirose crônica. Pode se apresentar na região genital, causada principalmente pela cepa HSV-2 , ou extragenital, sendo a boca o local mais comum, causada pelo HSV-1”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura. Mas é possível transmitir a doença sem a manifestação desses sintomas?

 

Herpes provoca feridas, dor e ardência na pele

 


Segundo a especialista, no período de ausência de lesões, o vírus está latente no tecido nervoso e não é transmitido. No entanto, além das feridas, o herpes provoca outros sintomas, menos detectáveis. “Há ardência e dor local. É nessa fase que ele é contagioso e pode ser confundido com candidíase, herpes zoster e pênfigo”, alerta a médica.  

Na primeira vez que surgem, os sintomas são mais intensos e o paciente pode apresentar até mesmo febre. O contato com o HSV-1 pode se dar logo na infância, enquanto a transmissão do HSV-2, por ser uma doença sexualmente transmissível, acontece geralmente a partir da adolescência, com o início da vida sexual.

 

Medicações antivirais combatem o vírus do herpes

 


Em alguns casos leves, as lesões tendem a desaparecer sozinhas, mas em outros, mais graves ou com episódios de crise mais demorados, é necessário intervir. Entre as opções de tratamento estão o uso de medicações antivirais, suplementação de lisina e produtos de uso tópico para diminuir o incômodo provocado pelas lesões.

É preciso se cuidar, no geral, já que a infecção é crônica e o vírus pode voltar a provocar sintomas no mesmo paciente. Por outro lado, Gabriela traz uma boa notícia: “Vacinas estão em fase avançada de estudo, sendo uma perspectiva para as pessoas que sofrem com as lesões recidivantes”, afirma a médica. Por enquanto, evitar estresse, exposição exagerada ao sol e baixa imunidade, além de uma dieta rica em lisina, são algumas das formas de evitar que os sintomas reapareçam.

 

 

Dra. Gabriela Itimura é dermatologista, formada pela Universidade Estadual de Londrina e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-PR: 30730 – www.gabrielaitimura.com.br

 

Foto: Shutterstock

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

145 comentários para "É possível transmitir o herpes mesmo sem a presença de feridas?"

Vania

É possivel ser transmitido o virus no sexo oral mesmo sem as infeçoes presentes?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vania, os vírus da herpes podem, sim, passar de uma parte do corpo para outra. As mucosas orais e genitais são as mais sensíveis a doença.

Ariel

No período latente do vírus se a pessoa transar sem camisinha ( tipo uma rapidinha ) ela pode transmitir ao parceiro? ??

Luana

Olá, tenho herpes genital e meu parceiro nunca se quer teve um surto…posso ter pegado de outra maneira.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luana, como afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas “o vírus é transmitido apenas por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, ou ainda de mãe para filho na gestação”.

Rodrigo

minha namorada esta com herpes.mas ainda não manisfestou em mim, será possivel eu não ter contaminado…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rodrigo, o vírus é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas. Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, é possível ser portador do vírus, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença. Caso tenha algum sintoma realize uma consulta com o dermatologista.

juliana

No período latente do vírus se a pessoa transar sem camisinha ( tipo uma rapidinha ) ela pode transmitir ao parceiro? ??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Juliana, em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante.

Izac

Olá!Quando haver o estado inativado do vírus é possivel ser transmitido?A ex.: fazer sexo oral no parceiro infectado. Porem, o msm n mostra as ulceras

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Izac, como afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas “o vírus é transmitido apenas por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, ou ainda de mãe para filho na gestação”.

Rodrigo

Bom a um tempo atrás minha parceiro me passou gonorréia fiz o tratamento correto tomei os medicamentos e sumiu a gonorréia porém depois da gonorréia minha namorada apresentou alguns cortes na parte genitais parecido com aquelas aftas de boca sempre após a relação aparece nela ela fala que arde e queima bem provalve que é herpes porém tem um grande detalhes na minha parte genital nunca apareceu nada oque pode ser ???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rodrigo, somente um médico examinando mais próximo, poderá indicar o que é de fato. O ideal é que ela realize uma consulta com o médico especialista. Abraços.

Lucas

Eu queria saber, se a pessoa tiver herpes genital, mas ela não tem feridas tem como contaminar a outra pessoa com sexo oral?? Eu só tenho 14 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucas, Luiza e Roberlania, em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Abraços.

Luiza

Oi. Eu tive minha primeira relação sexual a algumas semanas com preservativo. Mas alguns dias depois comecei a apresentar sintomas de herpes, eu posso ter pegado dele?(ele ñ apresenta nenhum sinal da doença) como devo ter mim infectado?

Roberlania

A herpes genital…transmite msm estando com pouco tem q teve o sintoma?Transmite msm sem esta com sintona? Ou so transmite quando está com sintomas bolhas etcc

Beatriz

Eu nunca tive sintomas, ou feridas de herpes nem o meu namorado, nos tinha relação sem camisa normalmente é nunca tivemos sintomas nenhum, mais um dia ele apareceu umas bolhas na boca dele é no dia seguinte já estava cicatrizando, nesse dia eu beijei ele, e faz dois dias e não saiu bolhas em mim… Tem algum risco q isso seja Herpes??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Beatriz, somente um médico examinando mais próximo, poderá indicar o que é de fato as bolhas que apareceram em seu namorado. O ideal é que ela realize uma consulta com o médico especialista. Abraços.

Tiago

Minha genitalia começou com uma coceira e com um certo tempo apareceu uma pequena ferida no penis mas apareceu no corinho que envolve a cabeça do penis parte de fora…. Tomei um medicamento indicado pra tratamento de herpes e sumiu o problema….Porem minha namorada agra apareceu uma coceira na nuca e sempre que ela cosa aparece um irritaçao…. o que de fato pode ser isso nela….fizemos sexo no segundo dia que descobri a ferida em meu penis e durante o periodo de coceira no meu penis….

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tiago, não é indicado tomar medicações por conta própria. O ideal é que você e sua namorada realizem uma consulta com o médico para que possa avaliar os sintomas e indicar a conduta adequada. Abraços.

Lucy

Ola! Durante o periodo das lesões estarem cicatrizando pode transmitir para o parceiro durante a relação??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucy, sim, o vírus é transmitido pelo contato direto ou indireto com lesões ativas ou por meio da mucosa de uma pessoa infectada, como por exemplo, durante um beijo; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Abraços.

Bruuna

Herpes se pega com sexo horal , mesmo sem esta com nenhuma ferida e fazendo o tratamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bruuna, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas e atinge adultos, idosos e crianças. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. É importante também seguir as orientações do médico que a acompanha. Abraços.

Marcos Sá

Caso tenha acabado de transar com uma pessoa que possui herpes, sendo que não usou-se preservativo, há como inibir que se contraia o vírus com algum medicamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcos, não há medicamentos que previnam uma contaminação caso tenha havido um contato como o que você relatou, pois o vírus é transmitido pelo contato direto ou indireto com lesões ativas. Ao notar os sintomas, o paciente deve procurar auxílio médico para tratar a infecção do herpes. Abraços.

João

Conheci uma menina que tem herpes genital, fez tratamento tudo certo, as lesão aparecem nela so as vezes, se nao aparecer lesão posso fazer sexo oral nela?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi João, em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante.

Estela

Olá meu nome é estela meu namorado estar com umas bolinhas no órgão genital dele mais eu estava vendo que se pega com o contado de quem estar contaminado e sem o uso de camisinha Mais eu não tenho herpes a gente não faz relaçõe sem camisinha isso pode acontecer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Estela, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. É importante também que o seu namorado passe em uma consulta com o dermatologista para que ele possa identificar o que são essas bolinhas. Abraços.

Rafael santos

Boa noite,Minha namora foi diagnosticada com herpes Zoster, Ela teve uma paralisia no rosto por causa da herpes mas ela não sabia ,ela foi minha primeira namorada e logo no início fizemos sexo sem camisinha e depois de alguns dias apareceu bolhas na minha área genital que nunca vi ,depois de alguns dias fui ao médico e ele falou que estava com herpes genital ,poderia ter sido minha namorada a me passar esse vírus ? Mesmo ela sem saber .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rafael, um fato curioso sobre o herpes é que, segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, é possível ser portador do vírus, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença. Abraços.

Maria

Gostaria de saber se a herpes genital pode ser transmitida pelo sexo oral mesmo estando em estado latente

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, como afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas “o vírus é transmitido apenas por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, ou ainda de mãe para filho na gestação”.

LORENA

A pessoa que tem herpes, Ela pode passar pra outra pessoa através de sexo oral mesmo com a ausência de feridas na parte genital?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lorena, em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Abraços.

Sabrina

Oi sou portadora do virus Herpes eu meu marido. Nunca tive recorrencia na boca. Tenho a genital. Gostaria de sáber se depois que eu fiz sexo oral com meu parceiro e coisa de algumas horas em que eu nao escovei a boca, por um descuido beijei meu filho depois de algumas horas do ato. Apenas um selinho em meu filho se tem como meu filho se contaminar? Obs: a doença na hora em que beijei meu filho nao estava ativa. Por favor preciso saber. Porque fazemos de tudo pra proteger a saúde do meu filho.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sabrina, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas. Você pode levar seu filho em uma consulta com o dermatologista para que ele possa te orientar adequadamente. Abraços.

Marcello

Olá, tenho herpes, no caso se eu quiser ter relação para procriar meu filho e minha esposa serão afetados?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcello, o herpes genital não atrapalha a fertilidade do homem. Porém é necessário que sua esposa seja avaliada periodicamente durante a gestação, quando a possibilidade dela desenvolver lesões pelo herpes durante a gravidez. Abraços.

Stella

Meu namorado tem herpes ocular, se tivermos relação sexual pode transmitir herpes genital?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Stella, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas; podendo inclusive passar de uma parte do corpo para outra. As mucosas orais e genitais são as mais sensíveis a doença. Segue o link de uma de nossas matérias com mais informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/problemas-de-pele/o-que-fazer-para-minimizar-o-risco-de-transmissao-do-herpes-para-alguem
Abraços.

bianca

oi, ano passado fui infectada com herpes genital, como ela é considerada uma DST, isso pode me impedir de ingressar em uma carreira policial?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bianca, verifique no edital do concurso que você pretende prestar, quais os tipos de situações impedem que o candidato ingresse na carreira caso seja aprovado. Abraços.

Valdinei

Quem tem herpes genital pode ter uma família e filhos ?EAs lesão feridas etc.. fica com frequência ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Valdinei, o herpes genital não atrapalha a fertilidade do homem. Porém é necessário que sua esposa seja avaliada periodicamente durante a gestação, quando a possibilidade dela desenvolver lesões pelo herpes durante a gravidez. Abraços.

Manuela

Ola… Estou com herpes labial ja seca na boca, meu namorado me beijou e logo ele fez sexo oral em mim. Posso pegar herpes genital assim?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Manuela, segue o link de uma de nossas matérias que pode te auxiliar com essa dúvida: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pele/o-virus-do-herpes-labial-e-o-mesmo-do-genital.
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o ginecologista/dermatologista para obter maiores orientações. Abraços.

Rafael

Gostaria de saber se eu corro risco de transmitir a herpes mesmo lavando bastante as mãos depois de tocar nas lesões do pênis para lava-las.Dias atrás depois do banho e de ter higienizado as lesões lavei minhas mãos, porem peguei meu filho, ele corre o risco?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rafael, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar a esclarecer essa dúvida, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/herpes-reduzir-riscos-contagio
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quanto-tempo-herpes-sobrevive-fora-corpo
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico especialista para obter maiores orientações. Abraços.

Mailson

Em casa,que cuidados de higiene devo ter pra não tá espalhando herpes genital por todo lado??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mailson, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar a esclarecer essa dúvida, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/herpes-reduzir-riscos-contagio
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quanto-tempo-herpes-sobrevive-fora-corpo
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico especialista para obter maiores orientações. Abraços.

Gambini

Olá eu relei meu dedo na herpes da boca e sem querer eu esqueci de lavar a mão e relei na onde as mulheres fazem Cesária pode transmitir mesmo sem a bolha estourar? To com medo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gambini, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar a esclarecer essa dúvida, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/herpes-reduzir-riscos-contagio
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quanto-tempo-herpes-sobrevive-fora-corpo
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico especialista para obter maiores orientações. Abraços.

Sandro

Olá! É possível contrair herpes através do sexo anal?! Sexo oral em portadores do vírus, mesmo sem nunca terem manifestado a doença, pode infectar o parceiro?!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sandro, sim, como afirma o infectologista Leonardo Weissmann: “O vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo”. O vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Abraços.

Rafaela

Oi bom dia…meu nome é Rafaela a poucos dias me deu uma lesão no beiço da boca e no queixo em poucos dias desapareceu … muito dolorida e dias depois fui pra praia meu braço e coxa estão cheios de bolinhas isso pode ser sintomas de herpes

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rafaela, por causar lesões no corpo (bolhas), a herpes geralmente provoca dores. Realize uma consulta com o dermatologista, ele poderá avaliar as bolhas, realizando o diagnóstico correto e indicando a conduta adequada para o seu caso. Abraços.

Rayan

No caso a pessoa que tem Herps, mesmo sem a presença das lesões, essa pessoa pode ter filhos normalmente ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rayan, o herpes genital não atrapalha a fertilidade do homem. Porém é necessário que sua esposa seja avaliada periodicamente durante a gestação, quando a possibilidade dela desenvolver lesões pelo herpes durante a gravidez. Abraços.

Manoella

Olá gente me ajuda a duas semana eu estava mestruada aí td bem eu comecei a sentir um encomodo como coceira na vagina um vermelhão só que sem nenhuma bolha tive relação com meu namorado sem preservativo e ele pegou oque eu tava o pinto dele começou a inchar e ele foi no urologista e ele dsse que meu namorado avia pegado herpes mais assim eu não fiz com ngm além dele e nem ele eu n beijei ngm além dele nem ele eu n tinha nenhuma ferida pelo corpo prfv me esplica To desesperada pq agra acham que eu trai ele e eu jamais faria isso OBS :eu perdi a virgindade com ele e ele cmg obgd pela ajuda

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Manoella, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 67% da população mundial com menos de 50 anos é portadora do vírus, e muitos nem sabem que o possuem, pois é possível ser portador do vírus, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença. Estas particularidades dos casos de herpes destacam a importância dos cuidados preventivos, que devem ser adotados por todos para impedir a transmissão da doença. Você está com a consciência tranquila, então não preocupe com o que os outros pensam. E lembre-se que é importante consultar um médico sempre que perceber alguma mudança no seu corpo. Abraços.

Laryy

Tive pequenos cortes a 7 meses atrás, fui no médico e a doutora disse que era herpes, mas depois desses meses todos nunca mais deu, tive relações desprotegidas, posso ter passado pra ele?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Laryy, sim, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 67% da população mundial com menos de 50 anos é portadora do vírus, e muitos nem sabem que o possuem, pois é possível ser portador do vírus, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença. Estas particularidades dos casos de herpes destacam a importância dos cuidados preventivos, que devem ser adotados por todos para impedir a transmissão da doença. Na dúvida peça para que seu parceiro realize uma consulta para verificar se ele possui a doença. Abraços.

Paula

Olá boa noite !Eu sou portadora do vírus herpes , tenho herpes genital , eu gostaria de saber se posso transmitir esse vírus através do acento ou algo parecido ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paula, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar a esclarecer essa dúvida, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quais-sao-sintomas-herpes-genital
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quanto-tempo-virus-herpes-sobrevive
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Marco

Olá, me relacionei com uma mulher que possui apenas a herpes genital mas houve entre nós somente sexo oral dela em mim e beijos. Existe a possibilidade que eu contraia herpes na minha genitália ou mesmo na boca em virtude dos beijos?Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marco, o vírus é transmitido pelo contato direto ou indireto com lesões ativas ou por meio da mucosa de uma pessoa infectada, como por exemplo, durante um beijo; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Caso tenha dúvidas realize uma consulta com o médico dermatologista/infectologista. Abraços.

Layla

Estou com sintomas de herpes,porém vou no banheiro fazer xixi sem sentar no vaso sanitário,gostaria de saber se mesmo assim outras pessoas podem pegar,mesmo eu não sentando no vaso?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Layla, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar a esclarecer essa dúvida, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quais-sao-sintomas-herpes-genital
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quanto-tempo-virus-herpes-sobrevive
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Peter

Minha namorada tem herpes se eu fazer sexo oral nela eu pego herpes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Peter, o vírus da herpes é transmitido pelo contato direto ou indireto com lesões ativas ou por meio da mucosa de uma pessoa infectada, como por exemplo, durante um beijo; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Caso tenha dúvidas realize uma consulta com o médico dermatologista/infectologista. Abraços.

Carla

Olá Boa Noite ,Bom eu tenho Herpes Labial desde que eu era criança meu marido e eu estamos juntos desde que eu tinha 14 anos , hoje estou com 22 , queria saber se ele pode estar infectado com Herpes Genital ,porque eu me lembro que eu já fiz sexo oral nele com essas Bolhas na Boca mas já quase sarado eram bem poucas , quero saber se ele pode está infectado por Herpes Genital , eu tenho Herpes Labial eu pensava que Herpes Genital não passava pra outra pessoa

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carla, somente realizando um exame é que pode ser confirmado o diagnóstico. Peça para que ele realize uma consulta com o médico especialista. Abraços.

Henrique

Ola , tive relacoes com minha ex 2 vezes depois que nos separamos na 1 tudo bem, mas dps da 2 vez no dia seguinte meu penis criou bolhas fui no medico ela disse que eu estava com herpes, sera que ela me passou ? Ela jura pra min que nao transou com ngm alem de min.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Henrique, o vírus da herpes é transmitido pelo contato direto ou indireto com lesões ativas ou por meio da mucosa de uma pessoa infectada, como por exemplo, durante um beijo; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Caso tenha dúvidas realize uma consulta com o médico dermatologista/infectologista. Abraços.

Rafaela

Mesmo tomando os remédios e as féridas e as bolhas sumirem, pode transmitir alguém sem usar camisinha?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rafaela, em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante.

Bruno

Se eu estiver com herpes, a pessoa pode ter contato físico comigo? Tipo, me abraçar, essas coisas …

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bruno, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar com esta dúvida, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/herpes-como-se-prevenir-como-e-o-tratamento-saiba-tudo-sobre-doenca
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quanto-tempo-virus-herpes-sobrevive
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Lucia

No caso de relação sexual entre duas mulheres, fazer oral e se esfregar pega herpes genital mesmo sem haver presença de feridas?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucia, em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Abraços.

Ray

Estou com herpes labialAs bolhas estouraram e agora só deu uma casquinha Posso transmitir herpes nessa fase da casquinha ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ray, segue o link de uma de nossas matérias que pode te auxiliar com esta dúvida: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/problemas-de-pele/o-que-fazer-para-minimizar-o-risco-de-transmissao-do-herpes-para-alguem
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Elisa

Eu fiquei com um rapaz que supostamente tem herpes, apenas beijo e ele me fez um oral, é possível ter pego herpes mesmo que naquele momento ele não tenha lesões e nem mucosas?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elisa, como afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas “o vírus é transmitido apenas por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, ou ainda de mãe para filho na gestação”.

Marcus

Olá,eu tenho o vírus da herpes genital,eu gostaria de saber,se eu ao entrar numa piscina,com outras pessoas,e eu com o vírus ativo,eu posso estar transmitindo o vírus para outras pessoas que ali estão?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcus, temos em nosso site uma matéria com a resposta para sua dúvida, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/o-herpes-pode-ser-transmitido-em-uma-piscina-publica
Abraços.

Bruno

Eu tive herpes labial a uma semana atrás, mas já não apresento mais nenhum sinal da herpes. Posso fazer sexo oral em minha parteira?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bruno, o vírus da herpes é transmitido pelo contato direto ou indireto com lesões ativas ou por meio da mucosa de uma pessoa infectada, como por exemplo, durante um beijo; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Caso tenha dúvidas realize uma consulta com o médico dermatologista/infectologista. Abraços.

Douglas Gilberto Pereira Vargas

Oi tudo bem eu beijei uma garota que tem herpes labial e tipo passou um tempo e eu não fiquei com ela mais só fiquei três vezes pode ter passado para mim ? Ou eu tendo e beijado minha namorada agr pode ter passado para ela ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Douglas, temos em nosso site algumas matérias com informações que podem te auxiliar, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/beijo-herpes-contaminacao-doenca
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quais-sao-estagios-herpes-labial
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Priscylla

Usar a mesma roupa que a pessoa está infectada e ativa pode pegar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Priscylla, temos em nosso site algumas matérias com informações que podem te auxiliar, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/herpes-reduzir-riscos-contagio
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quanto-tempo-virus-herpes-sobrevive
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Neto

Mesmo sem apresentar feridas no local, ter relações com outras pessoas só passo se ejacular dentro ou só o fato da penetração já passa?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neto, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas; podendo inclusive passar de uma parte do corpo para outra. As mucosas orais e genitais são as mais sensíveis a doença. Segue o link de uma de nossas matérias com mais informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/problemas-de-pele/o-que-fazer-para-minimizar-o-risco-de-transmissao-do-herpes-para-alguem
Abraços.

Rosangela

Muito difícil passar décadas com esse incômodo. Tornou-se recorrente ao ponto de se manifestar 48 a 56 horas após último comprimido de aciclovir. Passava muito mal pois a dor no local da lesão ( região glutea) era intensa, dói todo o lado da lesão, atrás do olho esquerdo, arcada dentária (lado esquerdo), pescoço, tronco, virilha, repuxão na perna e tombos lado esquerdo. Encontrei um médico que prescreveu tratamento 180 dias agora as crises acontecem a cada 90 dias. Difícil…. mais começo tomar cíclico e resist 500 mg e melhoro.Obrigada

Marcelo

Gostaria de saber se o vírus do herpes é mutante. E o que isso implica nas relações desprotegidas. Obrigado

Teresa

Tenho herpes a muito tempo, mas tem se manifestado muito pouco, procurei o medico a pouco tempo e ele receitou-me uma poumada para colocar nas bolas caso apareça, sera que só isso é suficientemente?

Anderson

oi pessoal tenho herpes no nariz a mancha nunca mais sumiu só da uma clareada ai do nada a mancha volta com força total queria saber se só é causada essa volta da mancha com a queda da imunidade ou pode voltar por eu ter relação com uma pessoa que já tenha herpes

Carol

Boa tarde! Aproximadamente 6 meses fui infectada com herpes genital. Fiz o devido tratamento e dentro de uma semana já estava bem! Há menos de 1 dia apareceram umas pequenas bolhas agrupadas no meu braço direito, formando uma mucosa exatamente iguais à herpes no período latente. No mesmo dia a noite, apareceram outras na área genital. É possível que essas bolhas no meu braço seja herpes? Preciso evitar o contato com outras pessoas afim de evitar possíveis contaminações? E a respeito do curto espaço de tempo entre uma manifestação do vírus. Já é a segunda vez em 6 meses. Pode ser considerado normal?

Jhenifer

Tenho herpes genital.. gostaria de saber se teria algum problema eu me tatuar? Logo após uma crise ou durante ela.. se n tem risco de passar para o tatuador pois está no sangue ou interferir no desenho,obrigada

Juliana

Na fase inativa da herpes,o vírus pode ser transmitida pelo uso do mesmo sabonete?

Geizi

Saiu uma bolinha no pequeno,mas parecido com um cisto, mas fui me consultar a médica disse que poderia ser herpes… Mas deixou a (?),porém não cosa,não tem pus,não arde,e ela nem se quer passou um exame de sangue pra eu ter certeza, estou em prantos, então realmente pode ser?!

Antonio

Olá, tenho herpes genital sei que tenho o vírus para sempre minha namorada também tem. Só tive em um local. se realizarmos anal, por exemplo, a herpes pode se desenvolver no anus também? ou será no mesmo lugar? nesse caso o virus seria transmitido de novo?

Jonas

Minha namorada estava com herpes na parte superior ao labio, mesmo que esteja na fase de cicatrização (criando casca), eu posso contrair herpes ao ter beijado ela?

Danielle

Há uns 2 meses eu apresentei sintomas da herpes na garganta, nao fui ao medico e até agora não houve manifestações. Porém desde então eu não beijo mais por medo de passar para outra pessoa. Mesmo que não tenha manifestações, eu tenha habitos saudáveis e não tenha feridas pelo beijo eu posso passar herpes para outra pessoa?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Danielle, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/beijo-herpes-contaminacao-doenca
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Alisson

Não tenho feridas, mas tive contato com alguém com herpes. Como saber se tenho ou não?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Alisson, realize uma consulta com o dermatologista ou infectologista, assim ele poderá solicitar exames que confirme ou não o diagnóstico. Abraços.

Letícia

Então, li em alguns sites que os sintomas podem se manifestar em qualquer etapa da vida, ou nunca se manifestarem. Entretanto, alguns sites destacam que é comum que os primeiros sintomas apareçam de 2 a 12 dias, ou de 2 a 20 dias depois do contágio. Considerando que meu sistema imunológico é relativamente baixo, existe uma maior probabilidade de eu ter contraído do meu parceiro atual? Mesmo que ele nunca tenha apresentado nenhum sintoma? Mantivemos relações há 6 dias, relações que friccionaram muito minha região vaginal, e há 3 dias as bolhas começaram a surgir.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Letícia, para sanar sua dúvida o ideal é que você e seu parceiro compareçam a uma consulta com o médico especialista, assim ele poderá auxiliá-los. Abraços.

Maurício

Boa tarde, sei que já fiz essa pergunta. Mais por favor me tire essa dúvida o mais rápido possível, se pelo beijo, e a saliva, e no ato do sexo oral, pode passar o vírus da herpes do tipo 2 ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maurício, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas; podendo inclusive passar de uma parte do corpo para outra. As mucosas orais e genitais são as mais sensíveis a doença. Segue o link de uma de nossas matérias com mais informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/problemas-de-pele/o-que-fazer-para-minimizar-o-risco-de-transmissao-do-herpes-para-alguem
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

undefined

Fiz um exame de herps É deu o seguinte resultado: I e II IGG resultados índice 4’7Não reativo anterior 0,90Indeterminado 0,90 a 1,09Reativo índice superior a 1,09I e II IHMresultados índice 0,50Não reativo anterior 0,90Isso significa que tenho o vírus??Indeterminado 0,90 a 1,09Reativo índice superior a 1,09

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, leve o resultado dos exames realizados para o médico que o solicitou, assim ele pode esclarecer suas dúvidas e realizar as orientações adequadas. Abraços.

FLOR MORENA

Tive um parceiro durante 1 mês em 2001, que me pediu pra tomar Metronidazol logo que terminamos o relacionamento. Ano passado o reencontrei e ficamos 8 meses juntos. E por 2 vezes tive Gardnerella. Agora fiquei sabendo que ele teve Herpes Zoster, queria saber se ele transmitiu herpes pra mim, pois nunca tive problemas dessa natureza com o outro o qual vivi por 14 anos. Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Flor, segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, é possível ser portador do vírus, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença. Para o diagnóstico o médico pode solicitar exames como: Teste NAT (Amplificação de Ácidos Nucleicos) coletando uma amostra da região afetada e enviando-a para análise; um exame de sangue para detectar os anticorpos do vírus da herpes na corrente sanguínea; e também pode coletar uma amostra de tecido raspando a lesão e enviá-la a um laboratório capaz de detectar o vírus da herpes. Abraços.

Joicy

Olá , eu vou fazer um grupo no whats pra quem tem herpes e quem nao tem.. pra q possamos contar nossa doença e tirar duvidas.Whats 68 99926-6676 me chamem no whats e eu add vcs.

Eliana

Oi por favor já faz 7 dias que estou com uma ferida do lado da minha.boca gostaria de sabe oque pode ser Si for herpes nunca tive essa é a primeira vez ,é fico morrendo de vergonha por favor oq posso fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliana, marque uma consulta com a dermatologista para que ela possa avaliar a ferida e assim te oriente de forma adequada. Abraços.

Pricila

Olá, Eu tenho herpes genital, meu marido não. Queria saber como podemos ter filhos sem ele se contaminar.Não quero em hipótese alguma contaminá-lo.Desde já agradeço!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Pricila, segue o link de uma de nossas matérias com informações que podem esclarecer sua dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gravidez/herpes-genital-pode-ter-filhos
Abraços.

Richard

Eu acho q peguei herpes labial, parece uma espinha, nao tenho certeza, e queria saber se por exemplo eu pegar na minha boca e coçar minha parte genital eu posso pegar a herpes genital ????

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Richard, o Herpes simplex é um dos vírus responsáveis por causar a infecção que também recebe o nome de herpes, que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas ao redor dos lábios e/ou dos genitais – mas que também podem aparecer em qualquer outra parte do corpo; por isso é importante atentar-se para não se auto contaminar ao tocar a lesão labial e, em seguida, sem lavar as mãos tocar outras partes do corpo como nariz, olhos, genitália. Marque uma consulta com o dermatologista para que ele avalie o sintoma e faça o diagnóstico correto. Abraços.

Giovana de Oliveira Avelino

Eu queria muito que achassem uma cura pra essa doença eu ficaria muito feliz o que eu mais quero é poder se livrar dessa doença de uma vez por todas. Obg

Romulo macgyver maia coelho

Boa noite eu quero saber ter um filho como faço sem transmitir doença pra minha parceria

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Romulo, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gravidez/herpes-genital-pode-ter-filhos
Abraços.

Sthefany

Eu não tenho herpes, mas se eu emprestar um short para uma pessoa q tem o vírus na parte íntima, se eu lavar e passar água fervente. Tem como a pessoa me passar o vírus?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sthefany, segue o link de uma de nossas matérias com informações que podem esclarecer sua dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quanto-tempo-herpes-sobrevive-fora-corpo
Abraços.

Bruna

Se uma gestante tem Herpes genital, o bebê também terá esse vírus?

Ranielly

Oi, eu estou com uns carosos na parte genital, pode ser herpes ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ranielly, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Silvanei

Pra pega o remédio só com receita

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Silvanei, o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Abraços.

Tani

Queria saber meu filho está com uma ferida na boca por fora é criança queria saber se ele tomar banho de piscina pode transmitir para irmã dele com a água?? Pois a ferida dele está escura??

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tani, segue o link de uma de nossas matérias com informações que podem esclarecer sua dúvida: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/o-herpes-pode-ser-transmitido-em-uma-piscina-publica
Abraços.

Lucas

O Herpes Labial pode passar para o Genital mesmo sem feridas ? se sim , isso é algo comum ou raro de acontecer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lucas, “Segundo a especialista, no período de ausência de lesões, o vírus está latente no tecido nervoso e não é transmitido.” No entanto, mesmo sem manifestação FÍSICA do vírus (bolhas), na fase de ardência e dor no local o herpes é contagioso, nesse caso é altamente recomendável evitar contato físico, para que o vírus não seja transmitido. Abraços.

Rosmari Pires

Eu tenho herpes genital, se o parceiro fizer sexo oral em mim com uma pequena úlcera ele adquire a herpes labial ou.genital? Não consigo entender a diferença entre as duas. Obrigada

Mille

Olá, eu tenho desde os 15 anos uma bolinha que nasce no labio superior da boca, perto do filtro aquela parte q faz uma ondinha, não há feridas, nem bolhas, so um inchaço nesta parte como um nódulo, aparentemente peguei de uma tia, a boca fica um pouco inchada perto deste “nódulo”, mas é quase imperceptível, fazia muitos anos, uns dois ou tres, q essa bolinha inchada nao aparecia, mas agora reapareceu, poderia ser herpes?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mille
acho válido uma ida ao dermatologista para esclarecimento de suas dúvidas, ele vai lhe orientar e se necessário solicitar exames. Abraços

Ked

Oi fim de semana passada fiquei com um cara, três dias depois apareceram ferimentos, como pequenas bolhas que doem bastante e é um sofrimento quando vou urinar. Tô desesperada, não sei o q fazer, será q estou condenada a isso? Como faco, que remédio tomo? Ah alguma pomada indicada pra parar com isso. E o pior eh que tenho medo de sexo não consigo olhar pra nem um cara sinto que todos eles vao sentir nojo,medo sei lá.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ked, febre, dor de cabeça, cansaço e dores pelo corpo são queixas comuns durante a primeira vez que a infecção se manifesta. Esses sinais e sintomas, frequentemente, precedem o surgimento de pequenas vesículas agrupadas nos genitais, lesão bem característica da infecção diz a ginecologista Aparecida Monteiro. Mesmo sem sintomas pode ocorrer a transmissão, aconselhamos a não praticar ato sexual no tempo da crise. Indicamos a buscar o seu médico ou ir ao Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) mais próximo, após exames poderá ser prescrito o medicamento mais indicado para seu caso. Desejamos melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.