É possível transmitir o herpes mesmo sem a presença de feridas?


  • +A
  • -A
Imagem do post É possível transmitir o herpes mesmo sem a presença de feridas?

Feridas na pele de fundo avermelhado com vesículas agrupadas sobrepostas e que depois se rompem são os principais sintomas do herpes. “O herpes simples é uma dermatovirose crônica. Pode se apresentar na região genital, causada principalmente pela cepa HSV-2 , ou extragenital, sendo a boca o local mais comum, causada pelo HSV-1”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura. Mas é possível transmitir a doença sem a manifestação desses sintomas?

 

Herpes provoca feridas, dor e ardência na pele

 


Segundo a especialista, no período de ausência de lesões, o vírus está latente no tecido nervoso e não é transmitido. No entanto, além das feridas, o herpes provoca outros sintomas, menos detectáveis. “Há ardência e dor local. É nessa fase que ele é contagioso e pode ser confundido com candidíase, herpes zoster e pênfigo”, alerta a médica.  

Na primeira vez que surgem, os sintomas são mais intensos e o paciente pode apresentar até mesmo febre. O contato com o HSV-1 pode se dar logo na infância, enquanto a transmissão do HSV-2, por ser uma doença sexualmente transmissível, acontece geralmente a partir da adolescência, com o início da vida sexual.

 

Medicações antivirais combatem o vírus do herpes

 


Em alguns casos leves, as lesões tendem a desaparecer sozinhas, mas em outros, mais graves ou com episódios de crise mais demorados, é necessário intervir. Entre as opções de tratamento estão o uso de medicações antivirais, suplementação de lisina e produtos de uso tópico para diminuir o incômodo provocado pelas lesões.

É preciso se cuidar, no geral, já que a infecção é crônica e o vírus pode voltar a provocar sintomas no mesmo paciente. Por outro lado, Gabriela traz uma boa notícia: “Vacinas estão em fase avançada de estudo, sendo uma perspectiva para as pessoas que sofrem com as lesões recidivantes”, afirma a médica. Por enquanto, evitar estresse, exposição exagerada ao sol e baixa imunidade, além de uma dieta rica em lisina, são algumas das formas de evitar que os sintomas reapareçam.

 

 

Dra. Gabriela Itimura é dermatologista, formada pela Universidade Estadual de Londrina e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-PR: 30730 – www.gabrielaitimura.com.br

 

Foto: Shutterstock

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

46 comentários para "É possível transmitir o herpes mesmo sem a presença de feridas?"

Vania

É possivel ser transmitido o virus no sexo oral mesmo sem as infeçoes presentes?

Cuidados Pela Vida

Olá Vania, os vírus da herpes podem, sim, passar de uma parte do corpo para outra. As mucosas orais e genitais são as mais sensíveis a doença.

Ariel

No período latente do vírus se a pessoa transar sem camisinha ( tipo uma rapidinha ) ela pode transmitir ao parceiro? ??

Luana

Olá, tenho herpes genital e meu parceiro nunca se quer teve um surto…posso ter pegado de outra maneira.

Cuidados Pela Vida

Olá Luana, como afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas “o vírus é transmitido apenas por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, ou ainda de mãe para filho na gestação”.

Rodrigo

minha namorada esta com herpes.mas ainda não manisfestou em mim, será possivel eu não ter contaminado…

Cuidados Pela Vida

Oi Rodrigo, o vírus é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas. Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, é possível ser portador do vírus, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença. Caso tenha algum sintoma realize uma consulta com o dermatologista.

juliana

No período latente do vírus se a pessoa transar sem camisinha ( tipo uma rapidinha ) ela pode transmitir ao parceiro? ??

Cuidados Pela Vida

Oi Juliana, em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante.

Izac

Olá!Quando haver o estado inativado do vírus é possivel ser transmitido?A ex.: fazer sexo oral no parceiro infectado. Porem, o msm n mostra as ulceras

Rodrigo

Bom a um tempo atrás minha parceiro me passou gonorréia fiz o tratamento correto tomei os medicamentos e sumiu a gonorréia porém depois da gonorréia minha namorada apresentou alguns cortes na parte genitais parecido com aquelas aftas de boca sempre após a relação aparece nela ela fala que arde e queima bem provalve que é herpes porém tem um grande detalhes na minha parte genital nunca apareceu nada oque pode ser ???

Cuidados Pela Vida

Oi Izac, como afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas “o vírus é transmitido apenas por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, ou ainda de mãe para filho na gestação”.

Cuidados Pela Vida

Oi Rodrigo, somente um médico examinando mais próximo, poderá indicar o que é de fato. O ideal é que ela realize uma consulta com o médico especialista. Abraços.

Lucas

Eu queria saber, se a pessoa tiver herpes genital, mas ela não tem feridas tem como contaminar a outra pessoa com sexo oral?? Eu só tenho 14 anos

Luiza

Oi. Eu tive minha primeira relação sexual a algumas semanas com preservativo. Mas alguns dias depois comecei a apresentar sintomas de herpes, eu posso ter pegado dele?(ele ñ apresenta nenhum sinal da doença) como devo ter mim infectado?

Roberlania

A herpes genital…transmite msm estando com pouco tem q teve o sintoma?Transmite msm sem esta com sintona? Ou so transmite quando está com sintomas bolhas etcc

Cuidados Pela Vida

Oi Lucas, Luiza e Roberlania, em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Abraços.

Beatriz

Eu nunca tive sintomas, ou feridas de herpes nem o meu namorado, nos tinha relação sem camisa normalmente é nunca tivemos sintomas nenhum, mais um dia ele apareceu umas bolhas na boca dele é no dia seguinte já estava cicatrizando, nesse dia eu beijei ele, e faz dois dias e não saiu bolhas em mim… Tem algum risco q isso seja Herpes??

Cuidados Pela Vida

Olá Beatriz, somente um médico examinando mais próximo, poderá indicar o que é de fato as bolhas que apareceram em seu namorado. O ideal é que ela realize uma consulta com o médico especialista. Abraços.

Tiago

Minha genitalia começou com uma coceira e com um certo tempo apareceu uma pequena ferida no penis mas apareceu no corinho que envolve a cabeça do penis parte de fora…. Tomei um medicamento indicado pra tratamento de herpes e sumiu o problema….Porem minha namorada agra apareceu uma coceira na nuca e sempre que ela cosa aparece um irritaçao…. o que de fato pode ser isso nela….fizemos sexo no segundo dia que descobri a ferida em meu penis e durante o periodo de coceira no meu penis….

Lucy

Ola! Durante o periodo das lesões estarem cicatrizando pode transmitir para o parceiro durante a relação??

Cuidados Pela Vida

Olá Tiago, não é indicado tomar medicações por conta própria. O ideal é que você e sua namorada realizem uma consulta com o médico para que possa avaliar os sintomas e indicar a conduta adequada. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Lucy, sim, o vírus é transmitido pelo contato direto ou indireto com lesões ativas ou por meio da mucosa de uma pessoa infectada, como por exemplo, durante um beijo; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Abraços.

Bruuna

Herpes se pega com sexo horal , mesmo sem esta com nenhuma ferida e fazendo o tratamento?

Cuidados Pela Vida

Oi Bruuna, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas e atinge adultos, idosos e crianças. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. É importante também seguir as orientações do médico que a acompanha. Abraços.

Marcos Sá

Caso tenha acabado de transar com uma pessoa que possui herpes, sendo que não usou-se preservativo, há como inibir que se contraia o vírus com algum medicamento?

João

Conheci uma menina que tem herpes genital, fez tratamento tudo certo, as lesão aparecem nela so as vezes, se nao aparecer lesão posso fazer sexo oral nela?

Estela

Olá meu nome é estela meu namorado estar com umas bolinhas no órgão genital dele mais eu estava vendo que se pega com o contado de quem estar contaminado e sem o uso de camisinha Mais eu não tenho herpes a gente não faz relaçõe sem camisinha isso pode acontecer?

Cuidados Pela Vida

Oi Marcos, não há medicamentos que previnam uma contaminação caso tenha havido um contato como o que você relatou, pois o vírus é transmitido pelo contato direto ou indireto com lesões ativas. Ao notar os sintomas, o paciente deve procurar auxílio médico para tratar a infecção do herpes. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi João, em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante.

Cuidados Pela Vida

Oi Estela, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. É importante também que o seu namorado passe em uma consulta com o dermatologista para que ele possa identificar o que são essas bolinhas. Abraços.

Rafael santos

Boa noite,Minha namora foi diagnosticada com herpes Zoster, Ela teve uma paralisia no rosto por causa da herpes mas ela não sabia ,ela foi minha primeira namorada e logo no início fizemos sexo sem camisinha e depois de alguns dias apareceu bolhas na minha área genital que nunca vi ,depois de alguns dias fui ao médico e ele falou que estava com herpes genital ,poderia ter sido minha namorada a me passar esse vírus ? Mesmo ela sem saber .

Cuidados Pela Vida

Oi Rafael, um fato curioso sobre o herpes é que, segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, é possível ser portador do vírus, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença. Abraços.

Maria

Gostaria de saber se a herpes genital pode ser transmitida pelo sexo oral mesmo estando em estado latente

LORENA

A pessoa que tem herpes, Ela pode passar pra outra pessoa através de sexo oral mesmo com a ausência de feridas na parte genital?

Cuidados Pela Vida

Olá Maria, como afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas “o vírus é transmitido apenas por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, ou ainda de mãe para filho na gestação”.

Cuidados Pela Vida

Oi Lorena, em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Abraços.

Sabrina

Oi sou portadora do virus Herpes eu meu marido. Nunca tive recorrencia na boca. Tenho a genital. Gostaria de sáber se depois que eu fiz sexo oral com meu parceiro e coisa de algumas horas em que eu nao escovei a boca, por um descuido beijei meu filho depois de algumas horas do ato. Apenas um selinho em meu filho se tem como meu filho se contaminar? Obs: a doença na hora em que beijei meu filho nao estava ativa. Por favor preciso saber. Porque fazemos de tudo pra proteger a saúde do meu filho.

Cuidados Pela Vida

Oi Sabrina, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas. Você pode levar seu filho em uma consulta com o dermatologista para que ele possa te orientar adequadamente. Abraços.

Marcello

Olá, tenho herpes, no caso se eu quiser ter relação para procriar meu filho e minha esposa serão afetados?

Cuidados Pela Vida

Oi Marcello, o herpes genital não atrapalha a fertilidade do homem. Porém é necessário que sua esposa seja avaliada periodicamente durante a gestação, quando a possibilidade dela desenvolver lesões pelo herpes durante a gravidez. Abraços.

Stella

Meu namorado tem herpes ocular, se tivermos relação sexual pode transmitir herpes genital?

bianca

oi, ano passado fui infectada com herpes genital, como ela é considerada uma DST, isso pode me impedir de ingressar em uma carreira policial?

Cuidados Pela Vida

Oi Stella, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas; podendo inclusive passar de uma parte do corpo para outra. As mucosas orais e genitais são as mais sensíveis a doença. Segue o link de uma de nossas matérias com mais informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/problemas-de-pele/o-que-fazer-para-minimizar-o-risco-de-transmissao-do-herpes-para-alguem
Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Bianca, verifique no edital do concurso que você pretende prestar, quais os tipos de situações impedem que o candidato ingresse na carreira caso seja aprovado. Abraços.

Valdinei

Quem tem herpes genital pode ter uma família e filhos ?EAs lesão feridas etc.. fica com frequência ?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.