Tomar sol pode piorar as lesões de herpes?

  • +A
  • -A

O herpes é uma doença infecciosa conhecida pelas lesões que aparecem principalmente nos lábios e na região genital. Quem sofre de herpes pode ter dúvidas com relação à exposição solar: isso piora ou não as lesões? Os tipos de herpes influenciam? Para ajudar a sanar essas questões, a dermatologista Cristiane Simões falou um pouco sobre essa infecção. Entenda como tratar as lesões do herpes e lidar com a exposição ao sol. 

Tomar sol pode prejudicar as lesões do herpes na pele

 

Dra. Cristiane explica que a exposição aos raios solares sem proteção pode piorar as lesões de herpes que já estejam manifestadas: “Os raios UV, além de reduzirem as defesas do corpo, deixam a pele seca, tornando-a ainda mais vulnerável”. O sol também dificulta a ação dos linfócitos, atrapalhando a reação de combate do sistema imune ao vírus. 

“É primordial o uso de proteção solar adequada ao seu tipo de pele a todo momento”, recomenda a médica, que faz um alerta: “Em casos de pessoas com herpes recorrente ou em atividade, isto é ainda mais importante, uma vez que a exposição solar é um gatilho para a manifestação da doença”. Por isso, quem convive com o vírus do herpes deve sempre usar e reaplicar o protetor solar para prevenir o agravamento da crise e o surgimento de novas lesões.

O que é herpes? Entenda a diferença entre os subtipos

 

“De modo bem simples, herpes é uma infecção viral, comum e frequente na população, que se manifesta com pequenas bolhas, dor e formigamento na região dos lábios, nariz e genitais”, informa a especialista. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), há alguns subtipos do vírus: o vírus varicela-zóster (VVZ), que causa a catapora (varicela) e também o herpes zóster (cobreiro), e os herpes simples tipo 1 e tipo 2, que causam o herpes labial e o herpes genital, respectivamente.  

A doença não tem cura, segundo Dra. Cristiane, pois ainda não há uma medicação que elimine o vírus de forma completa no organismo. Porém, é possível tratá-la. “O que temos até o momento são medicações que reduzem o tempo de duração da doença e que diminuem a severidade dos sintomas”, afirma a médica.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cristiane Simões

Dra. Cristiane Simões

Dermatologia

CRM: 52-811254 / RJ

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Tomar sol pode piorar as lesões de herpes?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.