Sexo oral pode transmitir o vírus do herpes? Como se prevenir?


  • +A
  • -A

O herpes é uma infecção viral, causada pelo herpes simples, em que a maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas ao longo da vida. No entanto, alguns pacientes podem ter febre na primeira crise, além de feridas e bolhas, especialmente ao redor da boca e da região genital, duas áreas ligadas ao sexo oral, o que torna a prática uma das principais formas de transmissão do vírus.

Não tocar lesões do herpes evita contato com vírus


“O herpes é transmitido quando a ferida está presente no local de contato. No sexo oral, o vírus pode ser repassado quando há feridas tanto na região genital quanto na região oral. Já na ausência de lesão, o herpes não é transmitido”, garante a dermatologista Marcela Benez.

A melhor maneira de se prevenir do vírus é evitar o contato íntimo com a lesão de pessoas infectadas, o que inclui o toque e o beijo. Além disso, é fundamental usar camisinha, que ainda ajuda a evitar outras doenças sexualmente transmissíveis. Entretanto, fique atento a áreas que o preservativo não protege.

Objetos contaminados também podem repassar vírus do herpes


Apesar de a maior parte das pessoas se contaminar ainda quando crianças, a profissional defende o hábito de
não compartilhar alguns objetos e não tocar a mão de quem está com feridas do herpes. “O herpes é transmitido por gotículas da saliva e contato com objetos contaminados de pessoas com lesões visíveis, como batons, copos, garfos e colheres. A mão ao tocar a boca também pode ser uma via de contaminação”, avisa a médica.

Para evitar as crises e o surgimento das feridas e, assim, diminuir a possibilidade de transmissão do herpes durante o sexo oral, é importante também cuidar da imunidade, buscando se alimentar bem e tratando outras doenças de forma adequada. Além disso, é necessário evitar fatores que facilitam as crises, como exposição excessiva ao sol e estresse.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcela Benez

Dra. Marcela Benez

Dermatologia

CRM: 52802263 / RJ

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Sexo oral pode transmitir o vírus do herpes? Como se prevenir?"

Claudio

Como fica a vida de casado que um dos parceiros possui a doença e só descobriu depois de casados? Não pode o contato fisico intimo mais? E quanto a gravidez?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Claudio. A convivência é afetada, para evitar a contaminação é necessário que mude alguns hábitos do dia a dia, conforme a DRA. Christiane Jaccoud, lavar as mãos, trocar diariamente as toalhas e roupas de cama, evitar compartilhar produtos de higiene, como sabonete e esponja de banho com o parceiro contaminado. Além disso, alerta a DRA., ainda é preciso os cuidados clássicos, por se tratar de uma doença sexualmente transmissível, é indispensável o uso de preservativo durante a relação sexual e não tocar em feridas expostas. É extremamente importante que dirija-se ao médico, tanto o senhor como sua esposa, o doutor poderá fazer as constatações e orienta-los sobre como prosseguir, tanto com o tratamento quanto as mudanças no dia a dia. Quanto antes irem ao médico, melhores serão as respostas ao tratamento. Torcemos por você e a sua esposa. Até breve!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.