AchèAchè
    search
    Título

    É possível ser imunizado contra o vírus do herpes?

    Uncategorized

    Por

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o tipo 1 e 2, responsável pelo herpes labial e genital, e o vírus varicela-zóster, que causa o herpes-zóster. Uma das formas de prevenção é a imunização por meio da vacina, mas ela só funciona com um desses tipos de herpes.

    Vacina somente protege contra o herpes zóster


    “Pouca gente sabe, mas existe uma vacina contra o
    herpes-zóster, também conhecido como cobreiro“, afirma a dermatologista Gabriela Itimura. Esse tipo é causado pela reativação do vírus varicela-zóster, que também causa a catapora. Inicialmente, o paciente sente dor, formigamento e incômodos gastrointestinais, mas logo surgem erupções na pele.
    Segundo a médica, a vacina é dada em dose única, mas não é oferecida gratuitamente pelo SUS. “Tem indicação para pessoas acima de 60 anos e que já tiveram catapora. Entretanto, pessoas que já chegaram aos 50 anos também podem ser vacinadas, inclusive aquelas que já tiveram os sintomas do herpes-zóster”, destaca a especialista.

    Pessoas com problemas de imunidade não devem tomar vacina


    A vacina, no entanto, tem algumas contraindicações. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),
    mulheres grávidas, quem tem alergia à gelatina, à neomicina e a algum dos ingredientes da vacina, quem está com o sistema imunológico comprometido ou estiver usando medicações corticosteroides e quem estiver com tuberculose não devem ser vacinados contra o herpes-zóster.
    Já as infecções causadas pelo herpes simples, mais conhecidas como herpes labial e genital, não são prevenidas com a vacina. Portanto, cabe aos pacientes seguir outras medidas para evitar o vírus, como não manter contato íntimo com as lesões de pessoas infectadas, como tocar e beijar, e usar camisinha nas relações sexuais.

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/
    Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmvisualizarbula.asp?pnutransacao=9012322013&pidanexo=1839785
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes