É possível ser imunizado contra o vírus do herpes?


  • +A
  • -A

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o tipo 1 e 2, responsável pelo herpes labial e genital, e o vírus varicela-zóster, que causa o herpes-zóster. Uma das formas de prevenção do herpes é a imunização por meio da vacina, mas ela só funciona com um desses tipos.

Vacina somente protege contra o herpes zóster


“Pouca gente sabe, mas existe uma vacina contra o
herpes-zóster, também conhecido como cobreiro”, afirma a dermatologista Gabriela Itimura. Esse tipo é causado pela reativação do vírus varicela-zóster, que também causa a catapora. Inicialmente, o paciente sente dor, formigamento e incômodos gastrointestinais, mas logo surgem erupções na pele.

Segundo a médica, a vacina é dada em dose única, mas não é oferecida gratuitamente pelo SUS. “Tem indicação para pessoas acima de 60 anos e que já tiveram catapora. Entretanto, pessoas que já chegaram aos 50 anos também podem ser vacinadas, inclusive aquelas que já tiveram os sintomas do herpes-zóster”, destaca a especialista.

Pessoas com problemas de imunidade não devem tomar vacina


A vacina, no entanto, tem algumas contraindicações. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),
mulheres grávidas, quem tem alergia à gelatina, à neomicina e a algum dos ingredientes da vacina, quem está com o sistema imunológico comprometido ou estiver usando medicações corticosteroides e quem estiver com tuberculose não devem ser vacinados contra o herpes-zóster.

Já as infecções causadas pelo herpes simples, mais conhecidas como herpes labial e genital, não são prevenidas com a vacina. Portanto, cabe aos pacientes seguir outras medidas para evitar o vírus, como não manter contato íntimo com as lesões de pessoas infectadas, como tocar e beijar, e usar camisinha nas relações sexuais.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmvisualizarbula.asp?pnutransacao=9012322013&pidanexo=1839785

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriela Itimura

Dra. Gabriela Itimura

Dermatologia

CRM: 30730 / PR

TAGS
herpes
herpes-genital

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível ser imunizado contra o vírus do herpes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.