Sem lesão ativa, o herpes pode ser transmitido pelo sexo oral?


  • +A
  • -A
Imagem do post Sem lesão ativa, o herpes pode ser transmitido pelo sexo oral?

O herpes é um vírus muito comum, visto que se instala em diversas pessoas, mas nem todas desenvolvem os sintomas (feridas na pele em forma de pequenas bolhas). Em vários casos, ele se mantém “adormecido”. A transmissão para outras pessoas normalmente ocorre quando o vírus está ativo, ou seja, quando as lesões se fazem presentes.   

Herpes pode ser transmitido pelo sexo oral caso exista a presença de lesão


“O herpes geralmente é transmitido pelo contato, seja sexual, saliva, beijo ou atrito. Porém, é necessário ter lesão. Quanto maior a quantidade de lesões e a duração da relação sexual, maior a chance de transmissão. Sem lesão ativa, pode muito raramente ocorrer a transmissão, mas em situação específica”, informa a dermatologista Daniela Aidar.

No caso do sexo oral, tanto a presença de lesões na região genital, quanto nos lábios são fatores de risco para que ocorra transmissão de uma pessoa para a outra. Apesar do herpes labial ser de um tipo diferente do herpes genital, ambos podem ser passados de uma região para a outra. Por isso, quando há, pelo menos, uma dessas lesões, a prática é desaconselhada.

Formas de controlar a transmissão do herpes no contexto sexual


Para evitar a
transmissão do herpes durante o sexo (em todas as suas expressões), recomenda-se ainda: usar sempre camisinha; evitar o contato sexual caso o parceiro tenha coceira, vermelhidão ou feridas com líquidos na região genital, coxas ou ânus; evitar compartilhar itens íntimos com o parceiro infectado e com sintomas (roupa de banho, toalha, sabonete etc).

O uso de preservativo e lubrificantes é recomendado para redução de atrito e pequenos traumas, os quais facilitam a transmissão. É válido dizer que a transmissão por objetos é raríssima e pouco considerada (copos, banheiro etc), tendo em vista que o vírus mal consegue sobreviver fora das células humanas”, ressalta a médica.

Dra. Daniela Aidar é dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). CRM-SP: 156459

Foto: Shutterstock

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Sem lesão ativa, o herpes pode ser transmitido pelo sexo oral?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.