É seguro fazer sexo com crise do herpes genital, desde que seja usada camisinha?


  • +A
  • -A
Imagem do post É seguro fazer sexo com crise do herpes genital, desde que seja usada camisinha?

O vírus do herpes pode se manifestar no corpo humano de algumas formas. A labial – com feridas em volta ou nos lábios – é a mais comum, mas existe também a genital, que se classifica como uma DST (doenças sexualmente transmissível). Enquanto o herpes labial é causado pelo vírus tipo 1, o herpes genital é causado pelo tipo 2.

Como é o contágio do herpes?

 

O contágio do herpes acontece principalmente durante o ato sexual sem o uso de preservativos. “Assim como na labial, é possível se contaminar quando existe o contato entre mucosas na fase ativa da doença ou com a presença de feridas. Durante as relações sexuais orais também pode acontecer”, explica a ginecologista Úrsula Scolari. Entretanto, em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas. “Por isso a importância do uso do preservativo durante as relações”, acrescenta a ginecologista.

Os sintomas do herpes genital aparecem como coceira e irritação na região genital, bolhas de tom esbranquiçado e pequenas feridas na área que podem causar dor ao urinar.

Nos homens, o herpes genital surge principalmente no pênis, podendo chegar a bolsa escrotal e ânus. Nas mulheres, é comum que a herpes apresente bolhas na região próximo ao púbis, clitóris e outras partes da vulva.

Sexo e herpes

 

Como a função do preservativo é ajudar a proteger de doenças sexualmente transmissíveis, não existe problema em ter relações sexuais caso os parceiros não apresentem feridas na região. “Mas, se existirem bolhas ou feridas, é melhor não ter relações naquele período porque pode haver contato externo onde a camisinha não protege. Se o herpes for apenas labial, não existe problema, evitando apenas beijos e sexo oral”, aconselha Úrsula.

Tratamento do herpes

 

O herpes é uma doença viral incurável, mas é possível minimizar as erupções. A lisina, um aminoácido presente em diversos alimentos do dia a dia do brasileiro, é uma poderosa aliada no tratamento. Além de ser encontrada em carnes, soja, feijão, ovos e lentilha, a lisina também pode ser suplementada por meio de comprimidos ou cápsulas. Converse com seu médico, para que ele recomende o melhor caminho para o seu tratamento.

Dra. Úrsula Maria E. B. Scolari é ginecologista obstetra com consultório em Campinas. CRM 76540.

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

75 comentários para "É seguro fazer sexo com crise do herpes genital, desde que seja usada camisinha?"

Larisa

Meu exame de igG 2.1 e IgM não reagente isso que disser que estou com herpes simples

anomeno

Eu tenho herpes genital mas faço tratamentos não está em crise posso fazer sex sem camisinha

Anderson

Tenho herpes genital si não tiver bolinha posso tranza sem camisinha

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Anderson, em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante.

Maria

Meu esposo tem herps.apareceu só na pele nas costas . Não sabiamos e tivemos relações sexuais normalmente.Isso significa que ja contrai o vírus?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, o herpes pode se manifestar em diversas partes do corpo. Caso tenha dúvidas se você é portadora do vírus, realize uma consulta com o médico infectologista. Abraços.

Patrícia

Tem problema fazer sexo tendo herpes

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Patrícia, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante.

Gleisson

Olá! O esperma também pode ser um meio de transmissão da herpes genital?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gleisson, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante.

Najla hardi

Eu meu namorado tem herpes genital, posso fazer oral nele? Corro o risco de ter herpes labial?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Najla, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas. Os vírus da herpes podem passar de uma parte do corpo para outra. As mucosas orais e genitais são as mais sensíveis a doença. Abraços.

Joao

Olá, tenho herpes genital, estava sem crise aparente e transei sem camisinha. No dia seguinte à relação apareceu uma ferida de crise. Qual a chance de eu ter transmitido?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Joao, no caso de relações desprotegidas há uma grande chance de transmissão, pois o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas. O ideal é que sua(seu) parceira(o) realize uma consulta com o médico especialista. Abraços.

Fernanda

O parceiro sabe se a pessoa tem herpes se fizer sexo horal na mulher

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fernanda, caso não haja presença de lesões (bolhas) dificilmente o parceiro irá perceber que existe a doença. Em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Abraços.

Juh

Eu tenho herpes genital, transei com meu namorado e sangrou um pouco qual a chance de eu ter trasnmitido pra elle?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Juh, no caso de relações desprotegidas há uma grande chance de transmissão, pois o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas. O ideal é que seu namorado realize uma consulta com o médico especialista. Abraços.

Me

Ola. Se eu transar no final da crise, seja com camisinha ou sem, e tiver tomando ainda os medicamentos do tratamento, a crise ira voltar ou continuara sendo tratada?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Me, enquanto estiver utilizando o medicamento ainda permanecerá em tratamento. Lembrando que o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Abraços.

Roger

Quando os exames de igg e igm resultam em negativos , posso afirmar que não tenho o vírus ou nunca tive contato?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Roger, IgG negativo (não reagente) e IgM negativo (não reagente): nunca entrou em contato com o patógeno. Não deixe de levar os exames realizados para o médico que os solicitou, assim ele lhe dará as orientações necessárias. Abraços.

Bi

Gostaria de saber o pq de quase todas as vezes após a rapareçe sexual a herpes genital apareçe?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bi, como explica a especialista Dra. Juliana Fonte “No caso de crises recorrentes ou muito extensas, é importante procurar um médico para investigar”. Abraços.

Mila

Olá, apareceram os sintomas de herpes em mim porem fui a uma ginecologista e falou sobre isso pra ela, ela me examinou e não disse nada a respeito, então queria saber se meu namorado pode fazer oral em mim normalmente ou ele corre o risco de contrair a doença ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mila, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Realize novamente uma consulta com sua ginecologista e exponha para elas suas dúvidas a respeito da doença, assim ela poderá te orientar adequadamente. Abraços.

Jéssica

Tenho herpes genital e queria saber se eu posso receber sexo oral quando as bolhas tiver sumido ????

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jéssica, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas. Ele é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Abraços.

kaka

Olá. Meu namorado tem herpes genital e eu tenho uma dúvida: existe algum período seguro para sexo sem preservativo?Nós planejávamos ter um filho…Outra dúvida: eu tenho herpes labial (desde criança) e nunca apresentei lesões genitais como meu namorado, e nunca usamos preservativos (a descoberta é recente). É possível que eu esteja imunizada ou já esteja infectada com o HSV genital e seja assintomática? Beijos e obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Kaka, é difícil orientá-la somente com esses informações, o ideal é que você realize uma consulta com o dermatologista ou com sua ginecologista para que ela possa te orientar corretamente. Abraços.

Gerson

Olá tenho herps labial, queria saber se posso fazer oral na minha namorada quando a ferida sair, e se eu lubrificar a minha parte genital com a saliva e penetrar nela pode passar pra ela.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gerson, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas; podendo inclusive passar de uma parte do corpo para outra. As mucosas orais e genitais são as mais sensíveis a doença. Segue o link de uma de nossas matérias com mais informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/problemas-de-pele/o-que-fazer-para-minimizar-o-risco-de-transmissao-do-herpes-para-alguem
Abraços.

Tha

Oi eu tenho herpes genital, e faz 4 dias que to tomando remedio , tem problema fazer sexo com camisinha ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tha, como a função do preservativo é ajudar a proteger de doenças sexualmente transmissíveis, não existe problema em ter relações sexuais caso os parceiros não apresentem feridas na região. É importante sempre seguir as orientações do médico que te acompanha. Abraços.

Marcela

Olá, tenho herpes genital, está no final do tratamento, não apresento feridas, porém quando vou ter relação sexual com meu namorado tenho dificuldade na penetração, doi muito, e sangrou um pouco, isso é normal por ainda está se recuperando ? E tem possibilidade de voltar as feridas se eu forçar ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcela, neste caso o ideal é que você faça uma consulta com a ginecologista para que ela possa avaliar o motivo do sangramento e prescreva as orientações necessárias. Abraços.

Rejane

Possuo herpes genital, todas as relações sexuais com meu namorado uso camisinha e não faço quando estou em crise mesmo assim tenho medo de infecta-lo com o vírus, mesmo assim tenho medo de contaminá-lo. Estou me preocupando a toa?

Juliana

Quanto tempo leva pra herpes genital entra em crise.Meu esposo tem hespe mas eu não tenho nenhum síntoma não fazemos usamos de preservativos

Daniel

Minha namorada tem herpes genital, quando não tiver nem uma ferida ou bolha eu posso fazer horas nela?

Anónimo

Gente. Herpes é um vírus. Que contamina sim. Se você tiver um ferimento ou ralado ou um simples corte. Na boca ou na genital… pode ser transmitida. Caso não tenha nem um ferimento em ambos. Não é contraído. Mais é melhor prevenir no ato sexual por que a maioria das vezes dependendo da forma que forem fazer sempre pode ocorrer, de sem querer no ato ambos se machucaram abrir um ferimento sem que ambos percebam. Ao tomar banho talvez percebam que possa arder. Ai então…ja vao estar com o vírus se não se previnirem.

LUANA

Não tenho crises a muito tempo e transei menstruada, posso ter passado?

Amália

Meu namorado tem herpes genital. Gostaria de saber se posso ter relação sexual com ele sem camisinha?É que estamos pretendendo ter um filho

Dom

boa noite, fui casado por muito tempo e nunca usei camisinha com minha esposa, estou namorando a um ano sem usar camisinha, mas agora apareceu herpes no meu pênis, posso ter pego da minha namorada, já que ela não sente nenhum problema , ou posso ter contraído antes? obrigado

Felipe

Fiz o tratamento de herpes no nariz, hoje nao apresento nenhum sintoma da doença, posso ter relações sexuais normalmente com a minha namorada? tem algum risco dela contrair a doença?

Quitéria

Acabei de descobrir que tenho herpes genital se herpes genital não tem cura isso quer dizer que vou tomar remédio pro resto da vida?

Li

A pouco tempo contrai o vírus da herpes genital, e mesmo fazendo uso de medicamentos aciclovir e não ter mais as lesões, ainda sinto muita sensibilidade e irritação na região do clitóris, e percebo que no momento do sexo oral fica inchado mais que o normal. Isso é comum? Vou sentir isso pra sempre?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Li, o ideal é que você realize uma consulta com o médico especialista, assim ele irá examinar e passar as orientações adequadas para o seu caso. Abraços.

Ariana

Boa noite, tenho uma dúvida. Eu tenho herpes genital mas não está activo. Sempre que o meu namorado pratica sexo oral em mim, em poucos dias depois eu e ele ganhamos aftas na boca. Tem algo a ver?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ariana, o vírus é transmitido pelo contato direto ou indireto com lesões ativas ou por meio da mucosa de uma pessoa infectada, como por exemplo, durante um beijo; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Abraços.

Leandro

Olá Dra Tenho Herpes Genital Tenho feridas ainda no pênis posso tranzar com camisinha ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leandro, como afirma a Dra. Úrsula Maria E. B. Scolari, como a função do preservativo é ajudar a proteger de doenças sexualmente transmissíveis, não existe problema em ter relações sexuais caso os parceiros não apresentem feridas na região. Se você possui feridas, é necessário o uso do preservativo (camisinha). Caso tenha maiores dúvidas, entre em contato com o médico que o acompanha. Abraços.

cicera

fiz o exame e o resultado foi de 4,53 isso e positivo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cicera, leve o resultado dos exames realizados para o médico que o solicitou, assim ele pode esclarecer suas dúvidas e realizar as orientações adequadas. Abraços.

Alice

Quero transar sem camisinha,odeio ussar isso. Tenho herpes genital!! Mas meu namorado não, será que posso transar com ele? Quando n estiver em período de surto

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Alice, o vírus da herpes é transmitido pelo contato direto ou indireto com lesões ativas ou por meio da mucosa de uma pessoa infectada, como por exemplo, durante um beijo; por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante. Caso tenha dúvidas realize uma consulta com o médico dermatologista/infectologista. Abraços.

Renan

Ola tenho herpes genital,logo no comeco procurei um medico ,fiz o tratamento ,so q sempre estar aparecendo ,Sera q pode ser falta de alguma vitamina

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Renan, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/relacao-baixa-imunidade-surtos-herpes
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Carlos

Não sei se tenho herpis mais surgiram dois cintomas. Então não sei onde eu tenho e se eu tenho. Se a pessoa fizer sexo oral em mim é possível eu passar pra ela se eu estiver com herpis

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carlos, realize uma consulta com o médico especialista para que ele avalie os seus sintomas e te oriente. Abraços.

Fernando ramalho

Tenho sintomas de herpes mas o urologista viu que era uma lesão normal estou passando creme mas começou arder posse ter herpes ou só uma simples lesao

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fernando, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Jonny

Boa noite,meu exame de herpes Simplex tipo 1 e 2 deuAnticorpos IGG…..1,6Anticorpos IGM… superior a 3,5Tenho herpes?E o que siguinifica esses valores para IGM e IGG.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jonny, IgG (Imunoglobulina G) e IgM (Imunoglobulina M) são anticorpos que o organismo produz quando entra em contato com algum tipo de micro-organismo invasor. Não deixe de levar os exames realizados para o médico que os solicitou, assim ele lhe dará as orientações necessárias. Abraços.

Paola

Fui ficar com um menino, nisso eu mordi muito forte a boca dele e ele tinha me chupado. Depois de algumas horas apareceu o sintomas da herpes na boca dele , é possivel que eu tenhar herpes ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paola, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista. Abraços.

Solange

Estou grávida , adquiri herpes antes da gestação e a mais de um ano ela nem se manifesta, aí contrário do meu esposo que frequentemente entra em crise e nós mantemos a vida sexual ativa sem preservativo pq ambos temos a doença. O bebê pode contrair? Devo usar camisinha? Já estou no 4 mês de gestação

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Solange, caso a grávida manifeste as lesões pela primeira vez durante a gravidez, o vírus pode atravessar a barreira da placenta. Como afirma a infectologista Dra. Keilla Mara de Freitas “o risco de transmissão fetal em casos de mães com infecções prévias mas sem lesões ativas no momento da gestação é muito baixo”. No entanto, durante o parto, o contato direto do bebê com uma lesão ativa na vulva e na região perianal pode transmitir o vírus. Ao realizar o pré-natal corretamente,você será orientada pelo profissional de saúde sobre as medicações e os cuidados a serem realizados. Abraços.

Rafaela

Oi gostaria de saber de quanto e quanto tempo a herpes pode voltar ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rafaela, o vírus da herpes permanece no organismo reaparecendo com a queda da imunidade. Por isso é importante manter cuidados preventivos, que devem ser adotados por todos para impedir a transmissão da doença. Em casos de crise é importante procurar o médico para que ele indique o tratamento adequado. Abraços.

Fabiane

Oi tudo bem,tenho herpes e já tô mais de 16 dias com a herpes já fui no medico pasoaram remédio os remédios já acabaram,mais ainda não melhorou em nada é normal até sarar ou tenho que ir no medico de novo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fabiane, caso os sintomas persistam o ideal é retornar em consulta com o médico para uma reavaliação. Melhoras.

Thaís

Bom dia. Tenho herpes genital e certo dia tive um sangramento durante a relação. Pode ter sido por causa do vírus?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Thaís, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta com o ginecologista. Abraços.

Thalia

quanto tempo é necessário esperar para ter uma relação oral após um “surto” de herpes genital? (não muito grave, apenas umas bolinha pequenas nos lábios menores)

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Thalia, a recomendação da Dra. Daniela Aidar é evitar o contato sexual caso o parceiro tenha coceira, vermelhidão ou feridas com líquidos na região genital, coxas, ânus ou boca. Ela reforça ainda que o vírus pode ser transmitido mesmo sem lesão ativa, mesmo que raramente. Segue o link da matéria na integra. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/sem-lesao-ativa-herpes-pode-ser-transmitido-sexo-oral

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.