Existe alguma relação entre uma baixa na imunidade e os surtos de herpes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Existe alguma relação entre uma baixa na imunidade e os surtos de herpes?

O herpes é uma infecção causada pelo vírus chamado de herpes simples. Ele causa o surgimento de feridas e bolhas na boca e nos lábios, nódulos no pescoço, além de provocar febre na primeira infecção. A transmissão é feita pelo contato direto com as feridas ou com a mucosa de pessoas, mesmo que não haja uma lesão.

O vírus e a baixa imunidade

Ainda não existe cura para o herpes. “Existem medicamentos antivirais que atuam para diminuir a duração da infecção e podem até mesmo evitar que as lesões surjam”, afirma o infectologista Fernando Crivelenti Vilar. O tratamento também visa aumentar o intervalo entre as crises, já que o vírus pode voltar a se manifestar diversas vezes ao longo da vida do paciente.

Isso ocorre especialmente em situações em que a imunidade do corpo está debilitada. “O vírus herpes simples costuma se aproveitar da baixa imunidade do organismo para atacar. Pessoas com neoplasias em quimioterapia ou com desordens imunológicas, como o HIV, podem ter maior recorrência de herpes”, explica o infectologista.

Situações que causam a volta do herpes

Existem ainda outras ocasiões que podem provocar uma nova crise de herpes, mesmo sem problemas ligados ao sistema imunológico. “Situações como estresse, exposição intensa a raios solares, infecções bacterianas ou virais e até mesmo variações hormonais no ciclo menstrual podem gerar recidivas em pessoas sem qualquer alteração imunológica prévia”, alerta Vilar.

A melhor forma de prevenção é evitar o contato direto com as lesões. Como o vírus também é transmitido sexualmente, utilizar preservativos torna-se fundamental. É importante também lavar sempre as mãos, evitar tocar os olhos e a boca e tentar levar a vida sem estresse constante.  

Dr. Fernando Crivelenti Vilar é infectologista, graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e atua em Ribeirão Preto. CRM-SP: 104844

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Existe alguma relação entre uma baixa na imunidade e os surtos de herpes?"

Raimundo nonato marques de castro

Queria saber se o leucogen adulto, causa depressao?

Cuidados Pela Vida

Olá Raimundo, as dúvidas relacionadas ao uso de medicamentos são frequentes. Para essas situações orientamos os pacientes a entrarem em contato com a Central de Atendimento ao Cliente Aché através do e-mail cac@ache.com.br ou através do telefone 0800 701 6900 de segunda à sexta-feira das 8h00 às 17h00, exceto feriados.

Josi

Gostaria de saber, se é possível ter sido infectado pela herpes vaginal sem ter sido por meio de relação sexual?

Cuidados Pela Vida

Oi Josi, o vírus da Herpes é transmitido por meio do contato de mucosas infectadas; podendo inclusive passar de uma parte do corpo para outra. As mucosas orais e genitais são as mais sensíveis a doença. Segue o link de uma de nossas matérias com mais informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/problemas-de-pele/o-que-fazer-para-minimizar-o-risco-de-transmissao-do-herpes-para-alguem
Abraços.

Kleber

Gostaria de saber se abherpes genital aparece pq estou com a imunidade baixa!

Cuidados Pela Vida

Olá Kleber, o vírus pode voltar a se manifestar especialmente em situações em que a imunidade do corpo está debilitada. Situações como estresse, exposição intensa a raios solares, infecções bacterianas ou virais e até mesmo variações hormonais no ciclo menstrual podem gerar recidivas em pessoas sem qualquer alteração imunológica prévia. Por isso é importante manter hábitos saudáveis e procurar o médico sempre que sentir que algo não está bem. Abraços.

Caio

Olá, bom os sintomas ocorre com dores, caseiras e bolhas, na parte genial, mais eu só tenho um sintoma, que é as pequenas bolhas, isso pode ser herpes?

Cuidados Pela Vida

Oi Caio, você deve realizar uma consulta com o dermatologista para que ele avalie as bolhas, faça o diagnóstico correto e prescreva o tratamento adequado. Abraços.

Olá e quem tem toda semana

É quem tem toda semana oque dever fazer

Cuidados Pela Vida

Olá, no caso de crises recorrentes ou muito extensas, é importante procurar um médico para investigar se não apresenta nenhuma deficiência de imunidade. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.