Quanto tempo dura o tratamento para o herpes?


  • +A
  • -A

O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e provoca, de tempos em tempos, crises com coceira, ardência, vermelhidão, pequenas bolhas e feridas ao redor dos lábios e/ou da região genital. Como o vírus pode ser transmitido para outras pessoas, uma das formas de evitar a transmissão é fazer o tratamento corretamente e diminuir o tempo dos sintomas ativos, que aumentam as chances de contágio.

 

Sintomas do herpes somem em uma semana

 

“A crise do herpes é autorresolutiva, durando geralmente uma semana, mas o tratamento é feito para evitar complicações, como infecções secundárias, e minimizar a gravidade da inflamação, outros sintomas e o tempo de duração”, afirma a dermatologista Vanessa Kodani. Com as medicações, a crise pode ser resolvida em menos de uma semana.

Segundo a profissional, o tratamento pode ser tópico ou sistêmico. “Há várias alternativas de medicamentos antivirais, indicados de acordo com a avaliação do médico, além de limpeza local, cuidados com a imunidade, por meio de uma alimentação adequada, prática de exercícios físicos e redução do estresse”, explica a profissional.

 

Lisina diminui quantidade de crises ao longo do ano

 

Existem medicações, no entanto, que devem ser usadas por um tempo maior, por volta de seis meses. Elas contêm lisina, um aminoácido que interrompe a reprodução do vírus do herpes, atuando antes do aparecimento dos sintomas. A lisina tem se mostrado eficaz não só em reduzir o tempo de duração da infecção, mas também em aumentar o intervalo entre as crises.

 

Dra. Vanessa Kodani é dermatologista, formada em Medicina pela Universidade de São Paulo (FMUSP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-SP: 100793

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
herpes
herpes-genital

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quanto tempo dura o tratamento para o herpes?"

Micheline

Por quanto tempo tenho que tomar o lisina

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Micheline, é necessário antes de mais nada que você busque ajuda de um dermatologista para que ele possa te indicar o tempo correto para a utilização do suplemento pois cada paciente necessita de um tratamento especifico. Até logo.

Evaldo Rubio

uso prolongado d da lisina teria efeito colateral ?e quais seriam??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Evaldo, o uso de qualquer medicamento deve ser feito com muita responsabilidade seguindo a prescrição do profissional. Se houver a necessidade de alterar o tratamento é preciso recorrer ao dermatologista para que avalie o método mais eficaz. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.