Atenção redobrada: quais são os sintomas do herpes genital?


  • +A
  • -A
Imagem do post Atenção redobrada: quais são os sintomas do herpes genital?

O herpes genital é uma das doenças doenças sexualmente transmitidas com maior número de diagnósticos. A infecção é causada pelo vírus herpes simples, o mesmo que causa o herpes labial. O vírus se divide em dois tipos: o tipo 1, mais relacionado à doença labial, e o tipo 2, mais encontrado no herpes genital.

No entanto, o herpes genital pode ser causado pelos dois tipos. “A quantidade de lesões na genitália causadas pelo vírus 1 cresce a cada ano, porém o herpes simples tipo 2 ainda é o mais ligado às lesões repetitivas do herpes genital”, ressalta o infectologista Gustavo Kawanami.

Como são os sintomas

Nas primeiras manifestações do vírus, os sintomas costumam aparecer sete dias após o contato com o parceiro portador. Kawanami explica que “comumente, há dor genital, coceira e dor ao urinar ou evacuar” e complementa: “Em alguns casos, pode haver saída de secreção pela uretra e aumento dos linfonodos da virilha.”

Depois dos sintomas iniciais, formam-se pequenas feridas que variam de um a dois milímetros de diâmetro na glande ou nos pequenos e grandes lábios. Lesões nas nádegas, coxas e na bolsa escrotal são menos comuns. Já nos casos de recorrência do vírus, o quadro é um pouco diferente. “Há dor e queimação no local antes do aparecimento de feridas dolorosas, que costumam durar aproximadamente cinco dias ou mais”, explica o infectologista.

É fundamental se prevenir

Como não há tratamento que cure o herpes genital, a prevenção torna-se a principal atitude contra o vírus. Para a proteção contra a doença, recomenda-se a utilização rotineira dos preservativos masculino ou feminino. Se o parceiro ou parceira tiver lesões visíveis, é importante evitar o contato. No caso de gestantes, elas devem informar o obstetra sobre a presença do vírus para impedir que ele chegue ao bebê.

Dr. Gustavo Hideki Kawanami é infectologista, graduado pela Universidade Estadual de Campinas e atua em Bauru (SP). CRM-SP: 107879.

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Atenção redobrada: quais são os sintomas do herpes genital?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x