Atenção redobrada: quais são os sintomas do herpes genital?


  • +A
  • -A
Imagem do post Atenção redobrada: quais são os sintomas do herpes genital?

O herpes genital é uma das doenças sexualmente transmitidas com maior número de diagnósticos. A infecção é causada pelo vírus herpes simples, o mesmo que causa o herpes labial. O vírus se divide em dois tipos: o tipo 1, mais relacionado à doença labial, e o tipo 2, mais encontrado no herpes genital.

No entanto, o herpes genital pode ser causado pelos dois tipos. “A quantidade de lesões na genitália causadas pelo vírus 1 cresce a cada ano, porém o herpes simples tipo 2 ainda é o mais ligado às lesões repetitivas do herpes genital”, ressalta o infectologista Gustavo Kawanami.

Como são os sintomas

Nas primeiras manifestações do vírus, os sintomas costumam aparecer sete dias após o contato com o parceiro portador. Kawanami explica que “comumente, há dor genital, coceira e dor ao urinar ou evacuar” e complementa: “Em alguns casos, pode haver saída de secreção pela uretra e aumento dos linfonodos da virilha.”

Depois dos sintomas iniciais, formam-se pequenas feridas que variam de um a dois milímetros de diâmetro na glande ou nos pequenos e grandes lábios. Lesões nas nádegas, coxas e na bolsa escrotal são menos comuns. Já nos casos de recorrência do vírus, o quadro é um pouco diferente. “Há dor e queimação no local antes do aparecimento de feridas dolorosas, que costumam durar aproximadamente cinco dias ou mais”, explica o infectologista.

É fundamental se prevenir

Como não há tratamento que cure o herpes genital, a prevenção torna-se a principal atitude contra o vírus. Para a proteção contra a doença, recomenda-se a utilização rotineira dos preservativos masculino ou feminino. Se o parceiro ou parceira tiver lesões visíveis, é importante evitar o contato. No caso de gestantes, elas devem informar o obstetra sobre a presença do vírus para impedir que ele chegue ao bebê.

Dr. Gustavo Hideki Kawanami é infectologista, graduado pela Universidade Estadual de Campinas e atua em Bauru (SP). CRM-SP: 107879.

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Atenção redobrada: quais são os sintomas do herpes genital?"

Talitha souza

Eu sou portadora do virus ha uns cinco anos e não sei mais o que fazer tenho recorrencia todo mes e quase toda semana ja estou enlouquecendo com isso. Eu fui morar com meu namorado e na primeira vez q fiquei com ele sem camisinha eu peguei ele disse q nunca teve e eu tambem nao ficamos nos culpando um ao outro hj nao sei mais o q fazer.

Celia santos

Gostei muito das informações acho importante esse tipo de esclarecimentos

Lourdes

Não sei se tenho ando sentindo dores na vagina mas como se fosse de contração mas não mantendo relação a 1 ano e eu comecei a sentir essas dores em fevereiro qdo a médica me examinou ela achou q era pq tava vermelho por dentro mas ando tendo um.corrimemto com mau cheiro fiz a medicação q ela mandou mas voltou o corrimento não tenho coceira mas devido oq ela.disse na consulta acho q absorvi e sempre mantive realacao com camisinha e o meu último parceiro não tinha segundo ele .

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.