Quais são os principais fatores relacionados à manifestação dos sintomas do herpes?

  • +A
  • -A

Os sintomas do herpes apenas se manifestam em indivíduos que tenham sido contaminados pelo vírus, o que ocorre por meio de contato direto com pessoas já infectadas. Os portadores do vírus podem não manifestar os sintomas, seja pelo tratamento ou pelo fato do vírus permanecer em estado de latência. Mas alguns fatores externos podem ser gatilhos para que os sintomas apareçam.

Baixa na imunidade contribui para manifestação dos sintomas do herpes


“Sabe-se que alguns fatores, como exposição solar excessiva, infecções virais ou bacterianas e trauma local, podem precipitar o surgimento dos sintomas do herpes. Porém, em alguns casos, os sintomas podem surgir mesmo sem a ação desses desencadeantes”, informa a dermatologista Gabriela Itimura.

Os sintomas do herpes podem se manifestar também pela influência de fatores ligados à imunidade. Quando as defesas do organismo estão enfraquecidas, as chances dos sintomas do vírus se manifestarem aumentam significativamente. Sendo assim, estresse, má alimentação e transtornos mentais, como a depressão, podem agravar um quadro de herpes. 

Sintomas e tratamento medicamentoso


Os sintomas do herpes, tanto o labial quanto o genital,
se caracterizam por lesões locais avermelhadas que causam desconforto. “A lesão clínica clássica do herpes se apresenta como vesículas brilhantes que causam sensação de queimação, formigamento e dor. Isso vale tanto para o herpes cutâneo quanto para o genital”, afirma Itimura.

O tratamento do herpes depende bastante do uso de medicamentos antivirais capazes de conter as crises (exacerbação dos sintomas). Os produtos feitos com lisina são especialmente indicados, tendo em vista o potencial deste aminoácido para reduzir as infecções de repetição causadas pelo herpes simples. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriela Itimura

Dra. Gabriela Itimura

Dermatologia

CRM: 30730 / PR

TAGS
herpes
herpes-genital
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os principais fatores relacionados à manifestação dos sintomas do herpes?"

Shyrlley Ferreira

Estou fazendo tratamento com Lisina a dois meses. Hoje a herpes apareceu novamente devo usar outro remédio ou continuo com a Lisina?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Shyrlley. O ideal é seguir as recomendações que forem prescritas pelo médico. Recomendamos que você retorne em consulta e relate ao profissional, para que o mesmo avalie e verifique se será necessário a alteração no tratamento. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.