Em que partes do corpo o herpes pode se manifestar?


  • +A
  • -A

Os locais mais conhecidos para a manifestação do herpes são os lábios e a região genital, e isso é verdade para as infecções causadas pelo vírus herpes 1, ou herpes simples. Já o herpes zóster, causado pelo vírus tipo 3, pode surgir em outras partes do corpo e a doença se manifesta de uma forma diferente.

Lesões do herpes que surge em qualquer parte do corpo formam uma “faixa”

“Os sintomas podem surgir em outros locais do corpo sem ser os lábios e a região genital. As lesões por vezes aparecem na face, tórax e pernas, por exemplo, isso quando se trata do herpes zóster”, informa a dermatologista Cinthya Basaglia. Apesar de poder aparecer em diversos locais do corpo, esse vírus é mais comum no tronco e no rosto.

A especialista explica que no caso do herpes zóster, quem causa as lesões é um outro tipo de vírus, o tipo 3, o mesmo da catapora. “Este vírus pode ser reativado devido a fatores como queda de imunidade e estresse, fazendo surgir nos locais acometidos lesões que seguem uma ‘faixa’ no corpo”.

Prevenção e tratamento 

No caso específico do vírus tipo 3, a prevenção pode ser feita por meio da vacinação e o tratamento deve se basear no uso de medicações antivirais, principalmente. Não há cura para a doença, mas com o tratamento adequado o paciente consegue amenizar os sintomas e levar uma vida com boa qualidade.

“Já quando o paciente tiver lesão de herpes simples causadas pelo vírus tipo 1 ou 2, seja genital ou labial, o ideal é sempre já iniciar o tratamento oral associado, pois com isso as lesões vão sumir mais rápido e terá um período maior sem sintomas do que só fazendo uso de tópicos”, completa a dermatologista. Os medicamentos ricos em lisina são especialmente interessantes, devido ao efeito deste aminoácido na redução da replicação do vírus.

Dra. Cinthya Mora Basaglia é dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). CRM: 52-87674-7

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
herpes
herpes-genital
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Em que partes do corpo o herpes pode se manifestar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.