Onde, especificamente, se manifestam as feridas do herpes genital em mulheres?


  • +A
  • -A

O herpes genital se manifesta nas áreas que entraram em contato direto com o órgão sexual infectado, tanto em homens quanto em mulheres. Portanto, se uma mulher tiver relações íntimas com alguém contaminado sem proteção, os sintomas da doença (lesões) nela podem aparecer tanto em sua região genital quanto em outras áreas próximas

Manifestação dos sintomas do herpes genital em mulheres


Em mulheres, as feridas do herpes podem se manifestar em qualquer lugar de contato do órgão contaminado, abrangendo toda a vulva, perineal, perianal e áreas adjacentes, como interno da coxa e púbis, além de locais internos, como o colo do útero e parede vaginal”, informa a dermatologista Vanessa Kodani. 

Inclusive, um paciente com herpes genital pode transmitir o vírus para outra pessoa e nela as lesões se manifestarem na boca, como um herpes labial, em decorrência do sexo oral. Por isso, mesmo nesta modalidade sexual específica, o paciente deve usar proteção ou evitar a prática, caso não queira transmitir o vírus para um parceiro. 

É importante destacar que o herpes genital, assim como o labial, podem ser transmitidos mesmo quando o paciente não está em crise. Por mais que nesses momentos os sintomas não estejam aparentes, o risco ainda existe. Portanto, se você é portador do vírus ou se relaciona sexualmente com alguém que seja, busque sempre realizar o ato com o uso de preservativo

Tratamento medicamentoso contra o herpes


“O tratamento indicado para combater o herpes genital é o mesmo em homens e mulheres.  Sua realização se dá por meio de antivirais tópicos e, eventualmente, medicamentos orais (apenas em casos específicos). Além disso, o médico especialista pode receitar remédios sintomáticos para dor e desconforto”, conclui a dermatologista. Nesse contexto, é importante destacar a importância da lisina, um aminoácido que é capaz de reduzir a replicação do vírus, reduzindo tanto a frequência quanto a intensidade das crises.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
herpes
herpes-genital
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Onde, especificamente, se manifestam as feridas do herpes genital em mulheres?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.