AchèAchè
    search
    Título

    O que é herpes?

    Herpes

    Por

    Herpes simples é uma infecção que pode ser causada por dois vírus: o Herpes simplex vírus(HSV) tipo 1 e o tipo 2. O HSV-1 é mais comum em infecções labiais e o HSV-2 é mais comum em lesões genitais, entretanto observa-se, mais recentemente, herpes genital associada ao HSV-1 e labial ao HSV-2, podendo ser consequência de prática sexual sem proteção.

    Chamamos o primeiro contato com o vírus de infecção primária. Nela os sintomas podem ser mais intensos e há a possibilidade de febre. Do momento em que acontece o contágio até os primeiros sintomas podem se passar até duas semanas, e as principais manifestações são coceira, ardência e dores nos lábios ou na região genital. Depois, surgem as bolhas e as feridas.

    O herpes se localiza em terminações nervosas e, geralmente, onde houve a porta de entrada do vírus, que pode ser qualquer corte ou lesão na pele, mesmo que imperceptível. Além dos lábios e região genital, a doença também pode aparecer nas nádegas e na região do tronco, mas em uma frequência bem menor.

    Como o herpes é transmitido?

    A forma de transmissão mais comum do herpes simples é o contato com a saliva. Se o herpes estiver ativo e as feridas estiverem na forma de vesículas (aquelas bolhas pequenas que se formam nas crises), a probabilidade de contaminação é alta.

    Outra forma de transmissão que merece destaque é o uso de objetos compartilhados com pessoas infectadas pelo herpes, como talheres e batons. Lavá-los com panos, água e sabão não é suficiente para reduzir os riscos. O ideal é fazer a desinfecção desses objetos com água sanitária ou hipoclorito (veja o modo correto de utilização na embalagem desses produtos).

    Uma vez contraído, o vírus do herpes não é eliminado, podendo reaparecer de tempos em tempos como consequência de vários estímulos, tais como: trauma, exposição solar (radiação ultravioleta), extremos de temperatura, estresse ou baixa imunidade. É importante, portanto, seguir algumas recomendações médicas para impedir novas crises.

    É bom saber também que o herpes é uma doença bem comum. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 66% da população mundial com menos 50 anos tenha o vírus circulando pelo corpo, mas nem todos chegam a desenvolver os sintomas.

    Referência:
    Cuidados pela vida. Disponível em https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/herpes-como-se-prevenir-como-e-o-tratamento-saiba-tudo-sobre-doenca. Acesso em 20 de agosto de 2018.
    Cuidados pela vida. Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/fatores-determinam-onde-feridas-herpes. Acesso em 20 de agosto de 2018.
    Cuidados pela vida. Disponível em https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/beijo-herpes-contaminacao-doenca, Acesso em 20 de agosto de 2018.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes