A menstruação pode aumentar as chances do aparecimento do herpes?

  • +A
  • -A

O herpes é uma infecção viral que provoca o surgimento de bolhas e outros tipos de lesões visíveis na pele, principalmente, nas genitálias e na boca. Como os sintomas do herpes podem reaparecer várias vezes ao longo da vida, é importante estar atento aos fatores que facilitam suas crises, como é o caso da menstruação.

Período da menstruação e estresse favorecem sintomas do herpes


“As alterações hormonais do período menstrual são um fator desencadeante do herpes em pessoas infectadas”, afirma dermatologista Marcela Benez. As mudanças que acontecem no corpo feminino podem causar estresse e, consequentemente, enfraquecer a imunidade do organismo, facilitando uma
nova crise do herpes.

No entanto, as mulheres não devem esperar que os sintomas acabem com o fim do período menstrual. “Provavelmente, não sumirão porque as lesões do herpes podem durar de sete a 10 dias e, nos casos graves, duram 15 dias. Ou seja, a duração do seu ciclo é maior que a duração do período menstrual”, explica a profissional.

É possível se prevenir das crises do herpes?


Procurar ajuda de um especialista é importante para
reduzir o número de crises do herpes, principalmente para aquelas pacientes que sofrem com os sintomas todos os meses por causa do ciclo menstrual. Uma das formas de tratamento é a suplementação ou consumo de alimentos ricos em lisina, um aminoácido que atrapalha a reprodução do vírus.

Além disso, existem ainda outros tratamentos que visam amenizar os sintomas e reduzir a duração dos episódios de herpes, como o uso de medicações antivirais tópicas e orais. É preciso ainda evitar outros fatores que favorecem as crises, como cita Marcela: “O herpes pode ser desencadeado pelo excesso de solfebre e outras infecções”.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcela Benez

Dra. Marcela Benez

Dermatologia

CRM: 52802263 / RJ

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "A menstruação pode aumentar as chances do aparecimento do herpes?"

Angelica

olá! sabendo então que o período menstrual pode aumentar as chances do aparecimento do herpes, quando se tem herpes, mesmo que o labial, durante o mesmo período, o restante do ciclo pode apresentar alterações? como atraso da próxima menstruação ou até mesmo uma não ovulação?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Angelica. Conforme informado na matéria, as alterações hormonais do período menstrual são um fator desencadeante do herpes em pessoas infectadas. Para informações e orientações mais completas é necessário uma consulta presencial com o dermatologista, esse especialista poderá sanar todas a dúvidas de forma eficaz, indicando também o tratamento mais adequado para você. Até logo.

Cintia

Tenho uma amiga que toda vez antes de menstruar ela tem herpes acima do clitóris pode ser uma doença ela tem vergonha que falar com um ginecologista já dei conselhos mais me disse que usa pomada e elas somem e voltam na menstruaçaõ seguinte

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Cintia. Segundo a dermatologista Marcela Benez, “As alterações hormonais do período menstrual são um fator desencadeante do herpes em pessoas infectadas”
É importante incentivar sua amiga, o médico é um especialista preparado pra lidar com a situação de forma adequada. É imprescindível a busca de especialista para investigar se há alguma deficiência no sistema imunológico, pois quanto mais rápido o diagnóstico, mais eficaz o tratamento, pois é individualizado e só o médico poderá indicar qual o melhor para cada caso. Abraços!
Temos mais matérias sobre esse tema. Clique no link abaixo e confira!
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes

Bruna

Descobri recentemente que tenho herpes genital ,desde do meu nascimento tenho a labial ,mas nunca me incomodo tanto.Estou fazendo o tratamento com remédios e aplicação de pomada, mas minha menstruação desceu ,deve colocar o o.b pra passar o aciclovir nas úlceras, pois e o que mais dói.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Bruna. Agradecemos seu comentário. É importante seguir com o tratamento e cuidar para manter a imunidade. Deve-se fazer uso do absorvente que se sinta mais confortável, caso os incômodos persistam é importante relatar ao seu médico. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços!

Luciana

Uma semana antes de mestruar aparece uma herpes no mesmo local bumbum direito.estou já é a 3 vez que isso acontece.O que será???

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luciana. Agradecemos seu comentário. Ainda não existe uma cura para herpes e o vírus permanece no organismo reaparecendo com a queda da imunidade. É de suma importância a busca por um especialista, que indique o tratamento adequado para tratar as crises e diminuir a quantidade delas durante o ano, quanto antes o tratamento for iniciado, melhores os resultados. Desejamos melhoras. Abraços!

Emily

Apareceu umas bolhas na minha ppk,mas elas n doem nen arde,so coça um pouco,ñ sei se e herpes,alguem poderia me ajudar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Emily. Agradecemos seu comentário. Na suspeita dos sintomas, é fundamental que você procure um médico imediatamente, para que o diagnóstico seja preciso e tratamento adequado seja indicado. Desejamos melhoras. Abraços!

Giulia

O herpes genital atrasa menstruação?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Giulia. Não, o herpes não interfere no ciclo menstrual. O que ocorre é que com o início do ciclo ocorrem muitas alterações hormonais no corpo da mulher e o vírus do herpes aproveita essas alterações para se reproduzir, então muitas vezes as feridas e bolhas causadas pelo herpes estão presentes durante o período menstrual. É importante verificar com uma dermatologista um tratamento para o herpes e com o ginecologista o motivo do atraso no ciclo. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.