A menstruação pode aumentar as chances do aparecimento do herpes?


  • +A
  • -A

O herpes é uma infecção viral que provoca o surgimento de bolhas e outros tipos de lesões visíveis na pele, principalmente, nas genitálias e na boca. Como os sintomas do herpes podem reaparecer várias vezes ao longo da vida, é importante estar atento aos fatores que facilitam suas crises, como é o caso da menstruação.

Período da menstruação e estresse favorecem sintomas do herpes


“As alterações hormonais do período menstrual são um fator desencadeante do herpes em pessoas infectadas”, afirma dermatologista Marcela Benez. As mudanças que acontecem no corpo feminino podem causar estresse e, consequentemente, enfraquecer a imunidade do organismo, facilitando uma
nova crise do herpes.

No entanto, as mulheres não devem esperar que os sintomas acabem com o fim do período menstrual. “Provavelmente, não sumirão porque as lesões do herpes podem durar de sete a 10 dias e, nos casos graves, duram 15 dias. Ou seja, a duração do seu ciclo é maior que a duração do período menstrual”, explica a profissional.

É possível se prevenir das crises do herpes?


Procurar ajuda de um especialista é importante para
reduzir o número de crises do herpes, principalmente para aquelas pacientes que sofrem com os sintomas todos os meses por causa do ciclo menstrual. Uma das formas de tratamento é a suplementação ou consumo de alimentos ricos em lisina, um aminoácido que atrapalha a reprodução do vírus.

Além disso, existem ainda outros tratamentos que visam amenizar os sintomas e reduzir a duração dos episódios de herpes, como o uso de medicações antivirais tópicas e orais. É preciso ainda evitar outros fatores que favorecem as crises, como cita Marcela: “O herpes pode ser desencadeado pelo excesso de solfebre e outras infecções”.

Dra. Marcela Benez é dermatologista, graduada pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-80226-3 – marcelabenez.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A menstruação pode aumentar as chances do aparecimento do herpes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.