Herpes: dicas para você reduzir riscos de contágio para outras pessoas durante crises
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Murilo Drummond
- +A
- -A
O herpes é uma infecção que causa dor, coceira, bolhas e outras lesões na pele durante as crises, principalmente na região da boca e na região genital. Como o vírus pode causar sintomas pelo resto da vida, é importante prevenir a transmissão para outras pessoas. Separamos alguns cuidados que você pode adotar para fazer a sua parte.
Beijos durante as crises podem transmitir herpes
O primeiro passo é seguir as medidas prescritas pelo seu médico, já que a eficácia do tratamento pode ajudar a reduzir o contágio do vírus. “O tratamento eficaz consiste no uso de antivirais, principalmente nas crises, mas há também medidas preventivas e medicações orais entre as crises que diminuem a carga viral”, afirma o dermatologista Murilo Drummond. A suplementação de lisina também é útil no tratamento.
Durante as crises, é importante que você evite que outras pessoas toquem diretamente as lesões de pele provocadas pela infecção, já que o contato pode transmitir o vírus do herpes. Como muitas das feridas surgem em torno dos lábios, beijar alguém representa um considerável risco de transmitir a doença, principalmente em crianças e recém-nascidos, que têm a imunidade mais baixa que adultos.
Vírus do herpes é transmitido durante relações sexuais desprotegidas
O contato indireto também serve como forma de contágio durante as crises. Por isso, evite compartilhar itens de cozinha com outras pessoas sem a devida higienização, como talheres, copos e garrafas, que são levados à boca. Peça para seus familiares não utilizarem seus batons, protetores labiais, maquiagem e toalhas, já que a regra também vale para estes objetos.
Outro cuidado importante para prevenir a transmissão do herpes para outras pessoas é a proteção durante relações sexuais. “O portador da infecção de herpes é sempre transmissor da doença, independentemente de estar em crise ou não, e o portador consciente usa preservativo em todas as suas relações”, aconselha Drummond.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Murilo Drummond
Dermatologia
CRM: 52337051 / RJ
- 2 comentários para "Herpes: dicas para você reduzir riscos de contágio para outras pessoas durante crises"
-
Lenisa
Texto esclarecedor e de fácil leitura. Gostaria de saber sobre a eficácia da lisina e seus efeitos colaterais…
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Lenisa. Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Acesse o link abaixo e confira diversas matérias sobre esse tema. Abraços.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.