Herpes: é possível ser portador do vírus, mas nunca manifestar as feridas?


  • +A
  • -A
Imagem do post Herpes: é possível ser portador do vírus, mas nunca manifestar as feridas?

O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e provoca o surgimento de feridas e vesículas, principalmente na região da boca e órgãos genitais. Na primeira crise, os sintomas costumam ser mais fortes e o paciente pode até mesmo ter febre. Mesmo com tratamento, o vírus pode ser reativado no portador, seja por cansaço, alterações imunológicas ou exposição exagerada ao sol.

 

Mais da metade da população mundial tem o vírus do herpes

 


Um fato curioso sobre o herpes é que, segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, é possível ser portador do vírus, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença. Casos assim são mais frequentes do que a maioria das pessoas imagina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 67% da população mundial com menos de 50 anos é portadora do vírus.

Mesmo quem está no começo da primeira crise pode não saber que tem o vírus no próprio organismo e transmiti-lo. “Normalmente, o vírus do herpes é precedido por uma sensação de coceira e de formigamento na região em que as vesículas irão aparecer. Sendo assim, o indivíduo pode transmitir este vírus durante este período sem saber que é um portador”, explica a médica.  

 

É possível impedir a transmissão do herpes?

 


Estas particularidades dos casos de herpes destacam a importância dos cuidados preventivos, que devem ser adotados por todos para impedir a transmissão da doença. Pessoas que estão sentindo os primeiros sintomas da infecção devem evitar compartilhar objetos pessoais (especialmente talheres, batom e outros itens que entram em contato com a boca) com outros. Os cuidados também são necessários nos casos do
herpes genital, nos quais o uso de preservativos é importante para impedir a transmissão da doença. Nos períodos de crise, no entanto, a recomendação é evitar o contato sexual, já que a doença pode ser transmitida pelo contato em áreas não protegidas pelo preservativo.

Gabriella faz ainda outras recomendações, válidas para todos: “Nunca use batons de outra pessoa porque, apesar de as lesões não estarem aparentes, a pessoa pode estar numa fase pré-clínica e transmitir o vírus. Evite compartilhar copos e evite beijar na boca de outra pessoa quando ela apresentar alguma ferida em seus lábios”, completa a dermatologista.

 

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

18 comentários para "Herpes: é possível ser portador do vírus, mas nunca manifestar as feridas?"

Belquiz

Tenho tido crises mais seguidamente. Psso tomar o aciclovir (penvir) sempre que aparecem as crises, independente do tempo. ex. dois meses seguidos. Grata.

Cuidados Pela Vida

Olá Belquiz, o ideal é que você procure um tratamento mais eficaz, pois o medicamente pode ir perdendo o seu efeito ao longo do tempo devido ao uso e aos vírus que vão se tornando mais resistentes a mesma medicação.

Heric

Oi eu gostaria de saber se tem contágio se a pessoa que estava com a ferida já tinha cicatrizado ela, pois fui em uma festa e bebi da mesma água de uma pessoa que a uma semana estava com herpes, qual o procedimento a fazer agora ?

Cuidados Pela Vida

Oi Heric, como afirma a infectologista Dra. Keilla Mara de Freitas “o vírus é transmitido apenas por contato direto ou indireto com lesões ativas”.

Rosana

Olá!! Faz 5 dias q apareceram as primeiras lesões no meu marido, não teve febre nem mal estar, apenas apareceram as manchas vermelhas com o centro meio amarelo, como espinhas. Sempre tivemos muita confiança um com o outro é até porque estamos tentando engravidar. Ele disse que não teve relação fora do casamento, tivemos uma conversa mto acalorada, pois para mim é muito difícil de acreditar, já que a doença é transmitida por via sexual. Em mim não apareceram nenhuma lesão. Por favor, me ajudem!

Cuidados Pela Vida

Oi Rosana, o herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples, que provoca coceira e formigamento na boca, nos lábios e até na gengiva nos primeiros estágios e, posteriormente, bolhas e feridas. Como afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas: “O vírus é transmitido apenas por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, ou ainda de mãe para filho na gestação“. O contato indireto por meio do compartilhamento de objetos de uso comum, como talheres, copos e outros utensílios de cozinha sem lavar, também é uma forma de contágio, desde que o objeto tenha encostado nas lesões.

Weq

Olá, namoro um rapaz que tem a suspeita de herpes, ele diz que já teve apenas uma vez uma crise, e já faz axatamete 5 anos. Ele nunca fez exames para tirar suas dúvidas, e tem 60% de certeza que é portador desse vírus, é só agora depois de uns meses depois que mantemos relações sexuais que ele veio me falar sobre esse possível caso de herpes. Gostaria de saber se tem alguma possibilidade dele ser portador desse vírus, e se existe alguma possibilidade deu ser portador tbm, pois já mantemos relações já faz uns 4 mes sem camisinha e nunca tive crise e nem nada, é muito menos ele. Por favor , me dê uma luz!!

Cuidados Pela Vida

Oi Weq, caso você ou seu parceiro tenham sintomas, vocês devem realizar uma consulta com o dermatologista para que ele possa avaliá-los. Abraços.

Dryane

Olá. Descobri q eu tenho esse vírus da herpes labial essa semana nunca tinha aparecido isso antes. Então agora quero saber se depois que sarar a feridinha vou poder beijar normalmente sem transmitir a doença ou não. Sou casada e estou evitando essas coisas para não contamina-lo. Meus esposo não apareceu nenhum sintomas até então.

Cuidados Pela Vida

Oi Dryane, temos em nosso site uma matéria que pode te auxiliar com esta dúvida. Segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/beijo-herpes-contaminacao-doenca
Ao consultar o médico, ele poderá te orientar sobre como proceder com o seu tratamento. Abraços.

Joyce

Descobrir que contrai o vírus de uma pessoa que fico, mas ele nunca sentiu nada e acho que nem sabe que tem o vírus, e tipo é injusto ele achar que pegou de mim sendo que fui eu que peguei dele, nunca falei isso com ele, mas morro de medo dele vier a ter os sintomas e pensa que fui eu que passei. Só que sei q não seria uma boa falar porque eu seria julgada, mas sempre temos relações sem camisinha, até mesmo quando ainda tá cicratizando as feridas e até agora não apareceu nada nele, queria uma explicação para isso.

Cuidados Pela Vida

Oi Joyce, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 67% da população mundial com menos de 50 anos é portadora do vírus, e muitos nem sabem que o possuem, pois é possível ser portador do vírus, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença. Estas particularidades dos casos de herpes destacam a importância dos cuidados preventivos, que devem ser adotados por todos para impedir a transmissão da doença. Abraços.

Fabio

Minha herpes é dentro da boca, mais especificamente véu palatino superior, logo atras dos dentes na parte de cima.De uns tempos para cá venho tendo essas crises constantemente, chegando a ter duas vezes dentro do mes.Como é uma região sensivel, atrapalha ate para pode me alimentar.Não sei como tratar e nem que especialista buscar.Fiz exames de sangue, todo o resto esta bom, sem alterações nenhuma.

Cuidados Pela Vida

Olá Fabio, você pode marcar uma consulta com o dermatologista ou infectologista. Abraços.

Elisa

Por favor me ajudem ! Meu namorado pegou herpes genital e me disse que eu o transmiti porque fui a única pessoa que ele teve relações. Fiz exames e estou esperando o resultado pra mostrar pra ele . Minha dúvida é se eu realmente ja tinha mesmo sem nunca ter manifestado ou se peguei dele pois também tenho dúvidas se ele ja tinha e não quis me falar antes ou se eu ja tinha antes mesmo sem saber. Agora estou com medo dele terminar comigo . Gostaria de poder ajuda-lo de alguma forma , pelo menos saber como tranquiliza-lo quando tivermos uma conversa depois dos exames prontos .

Cuidados Pela Vida

Olá Elisa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 67% da população mundial com menos de 50 anos é portadora do vírus, e muitos nem sabem que o possuem, pois é possível ser portador do vírus, mesmo sem nunca ter manifestado qualquer sintoma da doença. Estas particularidades dos casos de herpes destacam a importância dos cuidados preventivos, que devem ser adotados por todos para impedir a transmissão da doença. Quando os exames chegarem, vocês podem ir juntos a consulta, assim o médico poderá explicar para ele sobre as particularidades da doença. Abraços.

Jussara

Meu exame deu que tive em contato com o virus mais nao geagente nunca apresentei nenhuma lesão e só descobri de quem peguei pq fui atrás do meu ex marido ele nunca tinha me dito sobre isso so depois que estav comigo na consulta com o ginecologista nunca tinha visto nada nele só a 3 meses veio aparecer nele novamente fiquei com muita raiva pq nunca mais irei pode ter uma vida normal graças àquele nojento nunca tive ferida na boca sentia umas dores na vacina fui no médico ele disse que n era da herpes e já passou mais eu queria no futuro ter um filho e agora tenho medo

Cuidados Pela Vida

Oi Jussara, temos em nosso site algumas matérias com informações que podem te auxiliar neste momento, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/autoestima-herpes-tratamento
https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/tratamento-manifestacoes-herpes
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/gravidez/herpes-genital-na-gravidez-que-cuidados-devo-ter
Você também pode realizar uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.