search
    Título

    A manifestação do herpes pode ser acompanhada de febre?

    Uncategorized

    Por

    As feridas avermelhadas que normalmente surgem próximas aos lábios são os sinais mais característicos do herpes, mas não os únicos. Outras manifestações importantes também são provocadas pelo vírus. O paciente que sofre do problema pode apresentar também formigamento, dor, inchaço e febre. 

    Herpes e febre


    “A manifestação do herpes pode ser acompanhada de febre, especialmente na primo-infecção, que é o
    primeiro contato do vírus com o organismo. Dor de garganta, aumento de gânglios no pescoço e mal-estar geral também ocorrerem mais no início. Os episódios posteriores de herpes costumam ter sintomas mais brandos, como formigamento e coceira (normalmente precedendo o surgimento das bolhas)”, informa a dermatologista Karina Lopes.
    Apesar da febre normalmente surgir apenas no primeiro momento do herpes, os outros sintomas podem se manifestar em qualquer momento, basta o organismo demonstrar alguma fragilidade em seu sistema de defesa. Vale lembrar que o vírus do herpes possui caráter latente, ou seja, fica “adormecido”, sem sintomas, porém presente, com potencial para “despertar” a qualquer momento.

    Complicações graves do herpes


    Por mais que o herpes simples possa cursar com febre,
    complicações mais graves são raras, garante a especialista. Quando acontece, significa que o paciente está imunocomprometido, ou seja, com prejuízo importante do sistema imunológico. “Por exemplo, idosos, pacientes oncológicos, portadores do vírus HIV, dentre outros”.
    Dentre os problemas de gravidade avançada que podem acontecer em função do herpes, destacam-se: lesões de pele disseminadas; acometimento de órgãos internos pelo vírus; e acometimento ocular e meningoencefalite por comprometimento do sistema nervoso central. “Este último representa a complicação com maior potencial de gravidade nesses pacientes”, informa a especialista.
    Dra. Karina Lopes é médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduada em dermatologia pela  Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 157665
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes