Existem sintomas relacionados ao herpes genital que não são visíveis?


  • +A
  • -A

O herpes genital é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e transmitida sexualmente. Esse vírus se divide em dois tipos: o 1 é responsável pelas feridas na região dos lábios e o 2 corresponde a uma taxa de 80% a 90% dos casos de herpes genital.

Dores musculares são sintomas do herpes genital

 

O herpes se caracteriza pelas bolhas e feridas, mas também pode apresentar sintomas que não são aparentes. “Como esse vírus acomete tanto a pele quanto o nervo, o paciente pode ter sensação de formigamento e coceira antes do aparecimento da vermelhidão e das bolhas numa área do corpo”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Outros sintomas não aparentes também podem surgir antes da manifestação dos sinais visíveis. O paciente pode sentir ardência e dores musculares, principalmente, nas costas, nas nádegas e nas coxas, ter febre e apetite reduzido. Algumas pessoas se queixam ainda de dor ao urinar.

Sexo desprotegido oferece risco de transmissão do herpes

 

A transmissão do vírus acontece por meio do contato da pele de uma pessoa com lesões ativas ou pelo contato da mucosa, mesmo fora do período de crise. As relações sexuais desprotegidas são um dos fatores de risco do problema. Logo, o uso de preservativos é uma das principais formas de prevenção.

Buscar o tratamento é fundamental para impedir o surgimento de complicações. “A doença pode evoluir e se tornar mais extensa e dolorosa, além de poder se associar a infecções bacterianas”, destaca a especialista. Além disso, a médica alerta que a ausência do combate ao herpes pode resultar no aumento do número de recorrências.

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
herpes-genital
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Existem sintomas relacionados ao herpes genital que não são visíveis?"

Roberta Dornelas

Quem está grávida , pode ter a doença ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Roberta, sim qualquer pessoa esta vulnerável a doença se não tomar as medidas necessárias para se proteger. Consulte seu médico para que ele possa te dar informações mais detalhadas sobre a doença e seus fatores de risco. Até breve.

Cylene

Estou com coceira a mas de oito dias só de um lado de minha vaginal coça muito pode ser herpes?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cylene, conforme informado na matéria como esse vírus acomete tanto a pele quanto o nervo, o paciente pode ter sensação de formigamento e coceira antes do aparecimento da vermelhidão e das bolhas numa área do corpo. Procure seu dermatologista para que ele possa realizar exames identificar as causas desses sintomas e indicar o tratamento mais adequado. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.