Existem complicações graves de saúde causadas pelo vírus do herpes? Quais?


  • +A
  • -A
Imagem do post Existem complicações graves de saúde causadas pelo vírus do herpes? Quais?

O herpes é uma doença infectocontagiosa muito comum causada pelo vírus herpes simples. O vírus é dividido em dois tipos: o tipo 1, frequentemente associado a lesões orais, mais presentes na região da boca, e o tipo 2, responsável por 80% a 90% dos casos de lesões genitais. A transmissão do vírus ocorre pelo contato direto com a pele, as mucosas e as feridas de pessoas infectadas.

Complicações não são muito comuns, mas existem

O vírus do herpes requer cuidados para evitar que o quadro piore e permita o surgimento de complicações, chamadas pela infectologista Naihma Salum Fontana de “apresentações mais graves”. “Elas são raras e ocorrem principalmente em pacientes imunossuprimidos, como os que realizam quimioterapia, portadores de HIV, de imunodeficiências primárias e de patologias onco-hematológicas”, explica a médica.

Outros pacientes mais propícios às complicações do vírus herpes simples são as crianças, idosos e bebês recém-nascidos. As apresentações mais graves da doença atingem principalmente o sistema nervoso central, sob a forma de queratoconjuntivite, meningoencefalite herpética, uma forma mais grave de meningite, e paralisia de Bell, que causa fraqueza muscular de um dos lados do rosto.

As melhores formas de tratamento

A prevenção deve ser prioridade, especialmente nos pacientes com mais fatores de riscos. “As complicações dependem de fatores intrinsecamente relacionados ao hospedeiro. O que se pode fazer é evitar o contato com pacientes com herpes simples ativos, com atenção maior aos grupos mais suscetíveis”, afirma Naihma.

O tratamento do herpes simples deve utilizar medicamentos antivirais nos casos leves. “Nos casos mais graves, como na encefalite herpética, o tratamento é feito com medicações endovenosas, em regime de internação hospitalar”, destaca a profissional. O combate ao vírus deve ser sempre orientado por um médico e iniciado rapidamente para que a manifestação dos sintomas, como bolhas e feridas, sejam de menor duração e intensidade.

Dra. Naihma Salum Fontana é infectologista formada pela PUC-SP e atende em Sorocaba (SP). CRM-SP: 139391

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

36 comentários para "Existem complicações graves de saúde causadas pelo vírus do herpes? Quais?"

Luciana Dos Santos

Herpes genital causa câncer no útero?

Cuidados Pela Vida

Olá Luciana, o herpes genital, assim como outras doenças infecciosas transmitidas através da relação sexual, pode aumentar o risco do desenvolvimento de câncer no colo uterino (e regiões adjacentes), uma vez que este tipo de doença pode provocar o aparecimento de feridas e inflamações nas mucosas e pele dos genitais, que quando não são tratadas corretamente, podem evoluir para lesões pré-cancerosas, favorecendo o desenvolvimento de possíveis canceres.
Portanto, cuidados simples como o uso de preservativo em todas as relações sexuais e acompanhamento ginecológico regular são fundamentais para evitar estas e outras complicações de saúde. Abraços.

Maitê Silva

Estou com herpes no rosto a mais de 10dias, quando cura em um lugar começa em outro, estou tomando aciclovir 220mg a sete dias, não sei mais o q fazer, pode m ajudar?

Cuidados Pela Vida

Olá Maitê, o ideal é você retornar com o profissional que a atendeu, para que ele verifique a situação e a oriente corretamente. Melhoras

Sandra

Se não realizar o tratamento viral pode me ocorre alguma complicação? Normalmente deixo que o surto desapareça só sem intervenção de medicamentos. Entretanto percebo que tenho diversos surtos mensais. Agradeço.

Cuidados Pela Vida

Olá Sandra, em geral, as crises de herpes são desencadeadas por variações na imunidade dos indivíduos, que pode estar ligada a fatores como exposição solar, estresse psicológico ou físico, infecções ou doenças em curso, período pré-menstrual, dentre outros fatores. O tratamento das lesões é indicado tanto por diminuir os sintomas e a duração das vesículas (“bolhas de água”), quanto por reduzir a possibilidade de transmissão. O ideal é que você realize uma consulta com o médico especialista, afim de verificar o tratamento adequado para o seu caso. Melhoras.

Valdenit

A herpes genital pode ser transmitida mesmo sem o paciente que possui o virus não estiver com as lesões (bolhas dágua)

Cuidados Pela Vida

Olá Valdenit, o vírus da Herpes é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas; de mãe para filho na gestação ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, assim o uso do preservativo evita a transmissão sexual quando não há lesões. Abraços.

Jane

Apareceu uma bolha de pus na parte externa da vagina, o médico disse que é herpes, mas como não é uma vesícula tenho esperança que não seja, estou com muito corrimento amarelado, será que é possível não ser herpes? Estou aguardando o resultado do exame, que demora ainda.

Giovanna

Olá! Tenho 15 Anos, A Primeira Vez Que Eu Tive Herpes Genital Eu Tinha 14 Anos, Fui No Ginicologista E Lá Ela Passou Varios Medicamentos (Penvir Creme, E Penvir Comprimido) Tomei Tudo Certinho Dai Acabou As Feridas, Depois De 1 Ano E Meio Agora Ela Voltou Outra Vez, Mais Dessa Vez Com Menos Feridas Do Que A Primeira, Já Faz 5 Dias Que As Feridas Na Vagina Voltaram, Mais Ate Agora Não Sei Se Posso Tomar Os Mesmos Medicamentos Que A Primeira Vez, E Agora As Feridas Ja Tão Cicatrizando Tbeem Eu Acho. Devo Tomar Algum Medicamento Ainda? Oq Eu Devo Fazer?Conto Com Ajuda De Vcs

Cuidados Pela Vida

Olá Giovanna. O vírus da herpes pode reaparecer sempre que sua imunidade estiver baixa. Recomendo que procure um médico para que ele possa indicar o melhor tratamento. Abraços

Sarah

Olá, recente descobrir que estou com herpes genital! É um processo bem doloroso, fica inchado, arde muito e dói muito, uma dor que não consigo descrever! Gostaria de saber se o processo de cura e lenta?Minha ginecologista passou remédios para tomar durante uma semana. Demora tanto pra sessão de ardência passar?

Cuidados Pela Vida

Olá Sarah, o tempo de tratamento pode variar de acordo com cada organismo. Caso te interesse segue uma matéria que explica um pouco mais sobre a doença: http://bit.ly/2wyYk9F

Abraços

Fran

Tenho herpes genital, estou grávida pela terceira vez, minhas outras filhas nasceram bem, mas tenho medo de que este nasça com algum problema.

José

Descobri que estava com herpes peniano a uns 4 meses atrás fiz alguns eo urologista me passou aciclovir 400mg 3 vezes ao dia durante 5 dias, tomei e melhorou so que agora voltou de novo e estou tomando novamente a mesma medicação so que agora com a aciclovir pomada.Gostaria de saber se quando eu estiver tomando o remédio eu posso ingerir algum tipo de bebida alcoólica? Ja que eu terei que fazer o tratamento por 3 meses seguidos.

Juliane

Quando se tem herpes é comum ter mancha preta nos lábios?

Carlps

A herpes traz também a doença hpvE quem tem as duas, quais as chance de vida?

Cuidados Pela Vida

Oi Raqueline, antes das feridas aparecerem, é comum o local ficar sensível. Vermelhidão, coceira e ardência são os primeiros sinais e sintomas. Procure um dermatologista para que possa investigar o motivo do aparecimento dessa mancha preta. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Carlos, herpes simples é uma infecção causada por dois tipos de vírus: o HSV-1 e o HSV-2. Já o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Tratam-se de doenças diferentes que podem ser transmitidas da mesma forma: o contato direto com a pele ou mucosa infectada. Por isso a importância do uso do preservativo durante as relações. Abraços.

Danielle

Olá! A minha avó está com um herpes há mais de 15 dias na boca, parece interno, não tem aquelas bolhinhas por fora. Já foi ao médico plantonista, receitou antibiótico, pois só o Aciclovir, antivirais, não está resolvendo. Ela passa por estresse, exposição ao sol e acredito que isso tem agravado ainda mais. O que fazer? É um herpes grave?

Cuidados Pela Vida

Oi Danielle, além das doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como gripes e resfriados, outros fatores que favorecem o surgimento de crises de herpes são exposição excessiva à luz solar, traumas locais, hipo ou hipertermia e grandes níveis de ansiedade e estresse. Como explica a especialista Dra. Juliana Fonte “No caso de crises recorrentes ou muito extensas, é importante procurar um médico para investigar se não apresenta nenhuma deficiência de imunidade ou doença mais grave que possa estar causando uma baixa imunidade”.

Pedro

Olá, bom dia.Se a pessoa infectada não estiver com lesões, a transmissão por sexo sem camisinha é de 100% ou pode ocorrer de não passar?

Carla

Eu tô com umas feridinhas na boca não seia se é herpes ou não,o que fazer eu estou desesperada

Cuidados Pela Vida

Olá Pedro, em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) também pode também contaminar outras pessoas, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante.

Moura

Posso transa com minha mulher quando nao tenho lesoes da herpes sem camisinha

Cuidados Pela Vida

Oi Carla, o ideal é que você realize uma consulta com o dermatologista, ele poderá avaliar as feridas, realizando o diagnóstico correto e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Moura, o vírus da Herpes é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas; de mãe para filho na gestação ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, assim o uso do preservativo evita a transmissão sexual quando não há lesões. Abraços.

Rodrigo

Ola doutora de vez em quando sinto umas fisgadas na coxa ou uma queimaçao ai dpois de alguns dia surge um inchaço no penis e logo em seguida umas bolhas isso é herpes

Cuidados Pela Vida

Oi Rodrigo, o ideal é que você realize uma consulta com o dermatologista, ele poderá avaliar as bolhas, realizando o diagnóstico correto e indicando a conduta adequada para o seu caso. Abraços.

Marcio

Oi boa me responde pq herpes deixa sensiver penis

Cuidados Pela Vida

Oi Marcio, a dermatologista Gabriella Albuquerque explica: “Como esse vírus acomete tanto a pele quanto o nervo, o paciente pode ter sensação de formigamento e coceira antes do aparecimento da vermelhidão e das bolhas numa área do corpo”. Outros sintomas não aparentes também podem surgir antes da manifestação dos sinais visíveis. O paciente pode sentir ardência e dores musculares. Buscar o tratamento é fundamental para ser orientado sobre o tratamento e formas de prevenir novas crises.

Fabio

Apareceram algumas pequenas bolinhas um pouco espalhadas na pele do prepúcio. Aparentemente n expelem secreções. Sou virgem. Quais as chances de ser uma DST?

Cuidados Pela Vida

Oi Fabio, o ideal é que você realize uma consulta com o dermatologista, ele poderá avaliar as bolinhas, realizando o diagnóstico correto e, caso seja necessário, prescrevendo um tratamento. Abraços.

Diego

Olá, então gostaria de saber se as bolhas da herpes podem crescer,ter aumento de tamanho e se demoram na primeira vez que surgem, então apareceu 5 bolhas na minha genitália, 3 delas aumentou o tamanho, as vezes elas ficam com líquido mas as vezes estão secas e na cor da minha pele, mas não coçam, não juntam casca, não dói, tomei aciclovir por 5 dias e faço uso de pomada, mas não sumiu, quando utilizei o aciclovir comprimido melhorou, mas já tem 3 semanas que estão aqui, e parece que não ira sumir, também outra coisa essas bolhas sugiram do nada, não tive relações sexuais recentes, surgiu 4 meses apos a ultima relação sexual e faço uso de preservativo

Rejane Matos

Minha primeira crise foi em 2010 e voltou somente agora. Já passei o aciclovir, tomei os comprimidos por sete dias. Mas já faz mais de um mês que estou com a crise… As feridas, mta coceira e ardor nas relações. Sou casada com um árabe e que não entende, finge não entender. Fui ao médico que disse que logo passaria, ainda mais por estar medicada. Agora estou com mais de 30 dias, dor de cabeça e tonturas. É normal?? O que posso fazer?? Obrigada.

Cuidados Pela Vida

Olá Diego, como explica o infectologista Taylor Olivo: “Assim que o vírus entra no corpo, ele rapidamente se reproduz na mucosa ou na pele, se espalha e segue para as terminações nervosas”. Por causar lesões no corpo, a herpes geralmente provoca dores. A primeira infecção é mais intensa devido à disseminação do vírus que provoca uma grande quantidade de lesões. Procure realizar uma consulta com o médico dermatologista para que ele avalie o seu caso e indique o tratamento adequado. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.