É possível diferenciar os sintomas do herpes genital de outras infecções na região?

  • +A
  • -A

O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelos tipos 1 e 2 do vírus herpes simples. A infecção, em muitos casos, é assintomática, ou seja, não chega a causar crises nos pacientes infectados. Já outras pessoas podem sofrer com os sintomas e alguns deles estão presentes em outras infecções que também atingem a área das genitálias. 

Herpes genital tem sintomas de outras DSTs


“O herpes genital pode apresentar, num primeiro momento,
ardência, coceira e pequenas feridas, sintomas semelhantes aos de outras infecções que afetam essa região”, afirma a dermatologista Christiane Jaccoud. Outros sintomas frequentes do herpes são vermelhidão na pele, dor ao urinar e formigamento. 

Dependendo da sintomatologia, um paciente pode confundir o quadro com uma infecção urinária, que provoca ardência para urinar. A sífilis, outra infecção sexualmente transmissível, também divide sintomas com o herpes genital, como febre, manchas vermelhas e úlceras genitais. 

Como é feita a diferenciação de outras infecções?


A diferenciação entre essas diferentes condições pode ser feita a partir de um sintoma bem característico do herpes genital. “É possível diferenciar das outras doenças que atingem a região pelas vesículas,
bolinhas agrupadas que surgem com líquido dentro“, informa a médica, que lembra que os sintomas podem demorar de 3 dias a 2 semanas depois da relação sexual responsável pelo contágio para aparecer. 

No consultório médico, o diagnóstico geralmente é feito com base na observação dos sintomas e no histórico do paciente. No entanto, em caso de dúvida, o profissional pode pedir alguns exames, como exame de sangue, coleta de uma amostra da ferida e o PCR (reação de polimerase em cadeia), teste que analisa o DNA humano. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Christiane Jaccoud

Dra. Christiane Jaccoud

Dermatologia

CRM: 108124 / SP

TAGS
herpes
herpes-genital
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "É possível diferenciar os sintomas do herpes genital de outras infecções na região?"

Maria

Gostaria de saber em quais alimentos eu encontrarei a lisina.TENHO ARTRITE REUMATOIDE e em consequência de usos continuos de antibióticos antiinfamatorios biológicos e analgésicos apareceu sintomas como candidiases.ou herpes.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Agradecemos seu comentário. Segundo a Dra. Ericka Aguiar “A lisina, pode ser encontrada no leite e derivados, carnes, soja, feijão, ovos e lentilha”. Além da alimentação, o aminoácido também pode ser suplementado na dieta, a lisina natural, geralmente encontrada em forma de comprimidos ou cápsulas. Lembrando sempre que somente seu médico pode indicar a melhor forma de tratamento, pois cada caso deve ser avaliado individualmente”. Para que o diagnóstico seja preciso e possibilite a recuperação é fundamental que vá ao médico, para que ele investigue a fundo, analisando os sintomas e as melhores formas de tratamento. Estimamos nossas sinceras melhoras para Sra. Abraços!

José

Quais os locais da herpes genital ? Como ter certeza de que é DST ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, José. Segundo especialistas o herpes genital se manifesta nas áreas que entraram em contato direto com o órgão sexual infectado, tanto em homens quanto em mulheres. Para ter certeza, somente com exames, dessa forma é fundamental realizar uma consulta médica. Segue matéria com mais informações sobre o assunto: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/onde-aparecer-feridas-do-herpes-genital

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.