Como prevenir o contágio do herpes?


  • +A
  • -A

Como já citamos aqui no site, a transmissão do herpes acontece pelo contato direto com a pele e com as mucosas de alguém infectado, então uma forma de quem não tem a infecção se prevenir é evitar o contato direto com pessoas com herpes, principalmente a proximidade com o local das lesões. Isso inclui evitar contatos íntimos, como o beijo e o sexo, e o compartilhamento de objetos de uso pessoal como talheres, utensílios de cozinha, batons e toalhas, por exemplo, pois o vírus pode sobreviver por algumas horas fora do corpo humano.

Camisinha é fundamental

É preciso ficar atento porque em muitos casos é comum a herpes genital não apresentar sintomas na pessoa infectada, por isso, mesmo que ela não tenha mais os sinais de lesões presentes (com a doença no estado latente) ainda pode contaminar outras pessoas. Um contato direto das mucosas infectadas, seja oral ou genital, com os lábios e as partes genitais de um parceiro não infectado provavelmente vai resultar na contaminação. Por isso, na hora da relação sexual o uso do preservativo é indispensável, inclusive no sexo oral.

Os sintomas do herpes genital aparecem como coceira e irritação na região genital, bolhas de tom esbranquiçado e pequenas feridas na área que podem causar dor ao urinar. Nos homens, o herpes genital surge principalmente no pênis, podendo chegar à bolsa escrotal e ao ânus. Nas mulheres, é comum que o herpes apresente bolhas na região próxima ao púbis, clitóris e outras partes da vulva.

Prevenindo as crises

Segundo alguns estudos, cerca de 90% da população mundial provavelmente já teve contato com o vírus herpes simples tipo 1, mas somente 20% a 40% das pessoas chegam a ter algum sintoma.

O tratamento é importante para tratar as crises e diminuir a quantidade delas durante o ano, já que uma vez que alguém contrai o vírus, ele permanece no organismo por toda a vida no estado latente, ficando ativo em momentos de estresse e baixa imunidade. Quanto antes o tratamento for iniciado, melhores os resultados.

Há, inclusive, um tratamento para prevenir novas crises, com medicações que ajudam a evitá-las ou atenuá-las, como a lisina. Esse aminoácido é encontrado em ovos, peixes, carnes, leites e derivados, mas também pode ser suplementado, seja como parte do tratamento ou como uma medida de prevenção indicada para quem tem mais de três manifestações da doença por ano. Procure seu médico para que ele faça uma avaliação e indique o melhor tratamento.

Já alimentos como o chocolate, o coco, o trigo, o milho e as castanhas contêm uma substância chamada arginina, que auxilia a replicação viral podendo piorar o quadro e, por isso, devem ser evitados.

Cuidar da imunidade pode evitar crises do herpes

Prestar atenção à imunidade também é importante, já que as manifestações do herpes podem surgir em momentos de fragilidade do sistema imunológico. Manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, evitar ficar muito tempo exposto ao sol, usar filtro solar, atenuar o estresse e tratar qualquer outra doença de forma adequada são hábitos que você deve adotar para se prevenir das crises do herpes.

Fonte:

Cuidados pela Vida. Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/tratamento-manifestacoes-herpes. Acesso em 28 de ago. 2018.

Cuidados pela Vida. Herpes no Carnaval: você sabe se prevenir contra o vírus? Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/dicas-voce-esteja-prevenido-herpes-carnaval. Acesso em 27 de ago. 2018.

Cuidados pela Vida. É seguro fazer sexo com crise do herpes genital, desde que seja usada camisinha? Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/seguro-sexo-crise-herpes-genital-preservativo. Acesso em 28 de ago. 2018.

Cuidados pela Vida. Herpes: Como se prevenir? Como é o tratamento? Saiba tudo sobre a doença. Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/herpes-como-se-prevenir-como-e-o-tratamento-saiba-tudo-sobre-doenca. Acesso em 28 de ago. 2018.

Cuidados pela Vida. Lisina: como age essa substância, usada no tratamento e controle do herpes? Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/lisina-tratamento-controle-herpes. Acesso em 28 de ago. 2018.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Anália Viana

Anália Viana

Dermatologia

CRM: CRM 52906654 / RJ

TAGS
herpes
baixa-imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como prevenir o contágio do herpes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.