search
    Título

    Como ocorre a contaminação do herpes?

    Herpes
    Sintomas

    Por

    É comum ter dúvidas sobre como ocorre o contágio do herpes, por isso vamos falar um pouco mais sobre esse assunto.

    O herpes simples é uma doença que pode aparecer nas mais variadas partes do corpo, mas, principalmente, nos lábios e na região genital. Cada um desses locais é normalmente associado a um tipo de vírus específico: o HSV-1 tende a se manifestar nas infecções dos lábios, boca e face, enquanto o HSV-2 costuma atingir os órgãos genitais.

    Esses vírus são transmitidos por meio do contato direto com a pele ou secreções de uma pessoa infectada, ou seja, por meio do beijo, das relações sexuais, do atrito e até mesmo do compartilhamento de objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas etc., já que o vírus consegue sobreviver algumas horas fora do corpo. Depois de entrar no organismo, o vírus fica localizado nas terminações nervosas, que são o ‘raminho’ final de um nervo e, geralmente, onde houve a porta de entrada (pequeno trauma). Por isso que as reincidências costumam ser sempre na mesma região.

    A transmissão é maior na presença de feridas, mas o vírus pode ser transmitido mesmo sem lesões ativas. Dessa forma, compartilhar batom, talheres ou beijar, no caso do herpes oral, ou ter relações sexuais desprotegidas com alguém com o vírus, no caso do herpes genital, pode resultar no contágio mesmo sem a presença de lesões.

    No caso do sexo oral, tanto a presença de feridas na região genital quanto nos lábios são fatores de risco. Apesar do herpes labial ser de um tipo diferente do herpes genital, ambos podem ser passados de uma região para a outra. Por isso, quando há pelo menos uma dessas lesões, a prática é desaconselhada.

    Há também a possibilidade de se autocontaminar ao tocar a lesão labial e, em seguida, sem lavar as mãos, tocar outras partes do corpo como nariz, olhos e genitália.  Por esse motivo, quem está com herpes deve redobrar os cuidados com a higiene, mantendo as mãos sempre limpas com água e sabão, além de realizar o tratamento adequadamente.

    É importante lembrar que nem sempre o contágio com o vírus resulta em algum sintoma. É possível tê-lo e, ao mesmo tempo, não manifestar qualquer ferida. Estudos apontam que cerca de 90% da população mundial já teve contato com o vírus herpes simples tipo 1, mas somente entre 20% e 40% das pessoas chegam a ter sintomas.

    Fontes:

    Cuidados pela Vida. É possível transmitir o herpes mesmo sem a presença de feridas? Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/sem-lesao-ativa-herpes-pode-ser-transmitido-sexo-oral. Acesso em 27 de ago. 2018.

    Cuidados pela Vida. O beijo em alguém com herpes garante a contaminação com a doença? Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/blog/post/o-beijo-em-alguem-com-herpes-garante-a-contaminacao-com-a-doenca. Acesso em 27 de ago. 2018.

    Cuidados pela Vida. Quais fatores determinam onde vão aparecer as feridas do herpes? Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/blog/post/quais-fatores-determinam-onde-vao-aparecer-as-feridas-do-herpes. Acesso em 27 de ago. 2018.

    Cuidados pela Vida. Posso ter herpes e não saber? Posso pegar herpes pelo batom? Tire suas dúvidas! Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/blog/post/posso-ter-herpes-e-nao-saber-posso-pegar-herpes-pelo-batom-tire-suas-duvidas. Acesso em 27 de ago. 2018.

    Cuidados pela Vida. Um paciente com herpes labial pode ter manifestações do herpes genital? Disponível em: https://cuidadospelavida.com.br/blog/post/um-paciente-com-herpes-labial-pode-ter-manifestacoes-do-herpes-genital. Acesso em 27 de ago. 2018.

    Newsletter
    Tags
    herpes
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes