A camisinha é capaz de impedir a contaminação do herpes genital?


  • +A
  • -A

A contaminação do herpes genital se dá através do contato, então a camisinha é a forma ideal de impedir isso, já que é uma barreira que impede o contato físico direto. Contudo, mesmo com o uso de preservativo pode haver transmissão do vírus, especialmente se aquele que já possui o herpes estiver em crise, com feridas expostas.

 

Transmissão sem ser pelo contato direto é rara

 

“Caso o paciente esteja com lesões ativas no momento da relação sexual, a camisinha é o método mais indicado sim, pois cria uma barreira. Esse é o método contraceptivo mais eficiente para impedir o contágio do vírus, pois isso ocorre apenas por meio do contato físico”, afirma a dermatologista Daniela Aidar.

Segundo a especialista, a transmissão via objetos é muito rara (por meio de copos e uso compartilhado do banheiro, por exemplo), pois o vírus não sobrevive por muito tempo fora do corpo humano. “Como a relação sexual gera atrito e microtraumas, facilita a infecção pelo vírus”, reforça.

 

Recomendações para evitar o contágio do herpes genital

 

Porém, mesmo com o uso da camisinha há chance de ocorrer a transmissão do vírus do herpes durante a relação sexual (quando a crise está instalada), apesar de ser algo raro. Isso porque podem existir lesões ativas em locais que a camisinha não cobre, tanto no homem quanto na mulher.

“Por conta disso, é aconselhado não ter relações sexuais no período de crise, até que as lesões estejam na fase de crostas (‘casquinhas’). É recomendado evitar também o contato oro-genital (sexo oral), inclusive se alguém tiver herpes labial”. É fundamental também que o paciente esteja se tratando adequadamente para amenizar os sintomas. Medicamentos com lisina são opções interessantes nesse sentido, pois esse aminoácido é capaz de reduzir tanto a duração das crises quanto o intervalo entre as manifestações da doença.

 

Dra. Daniela Aidar é dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). CRM-SP: 156459

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
herpes
herpes-genital
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A camisinha é capaz de impedir a contaminação do herpes genital?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.