O beijo em alguém com herpes garante a contaminação com a doença?


  • +A
  • -A
Imagem do post O beijo em alguém com herpes garante a contaminação com a doença?

O herpes é uma infecção transmitida pelo vírus chamado de herpes simples. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 66% da população mundial com menos 50 anos tenha o vírus circulando pelo corpo, mas nem todos chegam a desenvolver os sintomas, que começam com coceira e irritação até chegar à formação de bolhas e vesículas. Na primeira crise, os infectados podem apresentar quadro febril.

Beijo transmite o herpes

 

O vírus do herpes é transmitido por meio do contato com lesões ativas ou por meio da mucosa de uma pessoa infectada. “A forma de transmissão mais comum do herpes simples é o beijo, na fase de vesículas. Se o herpes estiver ativo e as feridas estiverem na forma de vesículas, a probabilidade de contaminação é alta”, explica a infectologista Naihma Salum Fontana.

Outra forma de transmissão que merece destaque é o uso de objetos compartilhados com pessoas infectadas pelo herpes, como talheres e batons. Lavá-los com panos, água e sabão não é suficiente para reduzir os riscos. “É necessária a desinfecção de nível intermediário com hipoclorito de sódio”, alerta a profissional.

Exposição ao sol pode reativar o herpes

 

É importante destacar que, mesmo depois do tratamento, o vírus pode voltar a incomodar o paciente e a provocar os sintomas. “Essas recidivas podem ser induzidas por vários estímulos, tais como trauma, radiação ultravioleta, extremos de temperatura, estresse ou imunossupressão”, explica a médica. Uma vida mais tranquila e saudável ajuda a prevenir novas crises.

O tratamento contra o herpes deve ser feito com a administração de medicamentos antivirais e outros para incentivar a cicatrização das feridas e impedir infecções secundárias. O consumo de alimentos ricos em lisina, como carnes, ovos, leites e derivados, e até mesmo a suplementação dessa substância ajudam a aumentar o intervalo entre as crises.

Dra. Naihma Salum Fontana é infectologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atende em Sorocaba (SP). CRM-SP: 139391

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

26 comentários para "O beijo em alguém com herpes garante a contaminação com a doença?"

Graça

Beijei um rapaz essa noite, momentos depois percebi um incomodo nos meus lábios que não havia sentido antes. É possível a transmissão e aparecimento de bolhas instantânea ?

Cuidados Pela Vida

Oi Graça, a infectologista Dra. Naihma Salum Fontana explica a evolução da doença: “Na primeira fase, o pródromo, o paciente sente sensação de ardência e de dor. Depois, ocorre o agrupamento de vesículas que logo evoluem para pústulas.” Em seguida, formam-se úlceras e, por último, surgem as crostas, que configuram a fase de cicatrização das feridas e o fim da crise. Você pode realizar uma consulta com o dermatologista ou infectologista para verificar se você possui ou não a doença. Abraços.

Helen

Descobrir a alguns dias que tenho “Herpes Zoster”, e já estou fazendo o tratamento. Tenho namorado. E desde então, resolvir ficar sem nos vermos por uns dias.Gostaria de saber, se posso transmitir o mesmo a ele, através do beijo ou em uma relação sexual. ?Quais são as formas exatas de transmissão?

Cuidados Pela Vida

Olá Helen, O vírus é transmitido pelo contato direto ou indireto com lesões ativas ou por meio da mucosa de uma pessoa infectada, como por exemplo, durante um beijo. É transmitido também por via sexual mesmo sem lesões, por isso o uso do preservativo (camisinha) é importante.

Guilherme

ola, eu estou a alguns dias com coceira no penis, e hoje a coceira passou a virar uma ardencia e apareceram bolhinhas amareladas, pode ser herpes ?

Cuidados Pela Vida

Oi Guilherme, somente um médico examinando mais próximo, poderá indicar o que é de fato. O ideal é que ela realize uma consulta com o médico especialista. Abraços.

Giovana

supondo que eu tenha herpes na coxa, se eu beijar na boca passa?

Cuidados Pela Vida

Oi Giovana, como afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas “o vírus é transmitido por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas”.

Duvida

Descobri ontem q estou com herpes, e estou sempre coçando as feridas, e vou direto lavar as mãos, pois tenho medo q passe para outros lugares como na boca, está correto ou a herpes não passa para outros lugar ? Hoje me deu duas feridas pequenas na boca, não sei se é.

Cuidados Pela Vida

Olá, o Herpes simplex é um dos vírus responsáveis por causar a infecção que também recebe o nome de herpes, que se caracteriza pelo surgimento de pequenas bolhas ao redor dos lábios e/ou dos genitais – mas que também podem aparecer em qualquer outra parte do corpo. A doença é transmitida por meio do contato de mucosas infectadas e atinge adultos, idosos e crianças. É importante atentar-se para não se auto contaminar ao tocar a lesão labial e, em seguida, sem lavar as mãos tocar outras partes do corpo como nariz, olhos, genitália. Siga corretamente o tratamento e recomendações do seu médico. Abraços.

Kevin

Beijei uma menina ontem ela disse que beijava mts caras agora to com medo de ter pego herpes mais tipo me perdoe o comentário mais se eu tiver pego vo me matar!

Cuidados Pela Vida

Oi Kevin, tenha calma, você não sabe se a moça era portadora do vírus, e se for, existem diversas pessoas que convivem bem com a doença. Temos em nosso site algumas matérias com depoimentos, segue o link de uma delas: https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/tratamento-reduz-crises-herpes
Para que você fique mais tranquilo, realize uma consulta com o dermatologista ou infectologista para verificar se você possui ou não a doença. Abraços.

Jessica Paloma

Tenho herpes labial mas ja sarou nao tem casaca e quase nao da de ver mas nada sera que ja da pra beija???

Angelino

Meu irmão tem herpes…..mas não apresenta as bolhas e vesículas,ele não esta em crise,mesmo assim ele pode transmitir o vírus ora mim se berbermos agua do mesmo copo?

Lucas

Tenho uma dúvida em questão da transmissão da herpes. Então, minha namorada hoje cedo foi beijada na testa por uma pessoa portadora do vírus, e infelizmente, essa pessoa que a beijou estava com a ferida na boca.É possível que ela tenha pego este vírus após o contato? Estou realmente preocupado sobre isso, então se puderem me responder com rapidez seria de muita ajuda. Abraços!

ste

Se possivelmente uma pessoa tem o virus do herpes, porém as feridas nunca se manifestaram, é possível ela transmitir o vírus?

Pedro

Olá, comigo acontece uma coisa que eu não sei explicar. Quando beijo alguma garota, dias depois acabo contraindo faringide/amigdalite. Na primeira vez que isso aconteceu, achei que dei má sorte, mas depois começou a ficar bem constante no nível de eu beijar uma garota, e saber que 4 dias depoos vou começar a sentir a garganta doendo e entrar nesse quadro. O que pode ser isso? Será que é minha imunidade baixa? Porque é meio fora da realidade que toda garota que eu fique seja exatamente contaminada com essas doenças…

Cuidados Pela Vida

Oi Pedro, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Leh

Tenho herpes e ele já secou esta vermelhinho da cor da minha boca, já da pra beijar? Ou se eu beijar vai transmitir? (Preciso muito da resposta, amanhã vou pegar um guri mas n quero passar isso pra ele)

Cuidados Pela Vida

Oi Jessica, Angelino, Lucas e Ste, o vírus é transmitido pelo contato direto ou indireto com lesões ativas ou por meio da mucosa de uma pessoa infectada. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Leh, o ideal é esperar pois o vírus é transmitido pelo contato direto ou indireto com lesões ativas ou por meio da mucosa de uma pessoa infectada. Abraços.

Meus lábios superior estar meio avermelhado e doendo muito. Pode ser herpes e eu acabei ferindo e se for o tratamento deve durar quantos dias até que as dores parem

Meus lábios. Estão assim., Acabei infelizmente descobrindo que tou com isso aí. Meus lábios superiores. Começou a doer muito e eu acabei mordendo , e puxei uma pelezinha , mais , daí o tratamento. Demora quantos dias e pior que tenho namorada e pensei em terminar pra não passar pra ela e a vdd é que não queria fazer isso mais quem ama cuida neh e eu preferia. Deixar ela livre de mim , eu acabei contraindo isso devido a um antigo relacionamento é só veio apresentar isso a um ano só agora tive coragem de perguntar isso dói de mais

Cuidados Pela Vida

Olá, segue o link de uma de nossas matérias com informações que podem esclarecer sua dúvida:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/herpes/quais-sao-estagios-herpes-labial
Abraços.

Layla

Olá , acho que estou com Hepes , pois a 3 dias apareceram uma bolhas na minha intima! Pensei que poderia ser Candidiese ! Porque ja tive esse os mesmo sitomas antes , mas sem as bolhas, n sei oq fazer ? Preciso de ajuda !

Cuidados Pela Vida

Oi Layla, marque uma consulta com o ginecologista para que ele possa avaliar as bolhas, realizar o diagnóstico e passar as orientações necessárias. Abraços.

Larissa

Boa noite meu marido está com herpes na bacia, Está tomando medicamento que a médica passou. pode me passar por beijo ou relacao?mesmo que a herpes não seja na boca ou no pênis?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.