Por que alguns alimentos podem agravar um quadro de herpes?

  • +A
  • -A

O herpes é uma infecção viral que pode se manifestar com lesões na boca ou nos genitais. A doença não tem cura e diversos fatores podem engatilhar ou agravar uma crise da doença, como estresse, exposição ao sol e até mesmo a alimentação. Quer saber mais? Confira!

Quais alimentos estão associados ao aparecimento de herpes?

Alimentos ricos em arginina, como o chocolate, nozes e sementes são frequentemente associados a episódios de reativação do herpes labial. Segundo a dermatologista Thaís Nietsche, isso ocorre porque a arginina é um aminoácido essencial para a replicação do vírus do herpes. 

No entanto, ela faz uma ressalva em relação à restrição completa da arginina em portadores do herpes. “O papel da arginina na dieta como um fator causal ainda não foi cientificamente comprovado. Devido aos muitos benefícios para a saúde de nozes e sementes, por exemplo, não seria sensato restringir tais alimentos na ausência de evidência clínica de que eles causem efeitos adversos para uma determinada pessoa. Cada caso, portanto, deve ser individualizado conforme avaliação do dermatologista”, afirma. 

Como prevenir o herpes labial


O vírus do herpes labial é altamente contagioso e, portanto, é recomendado evitar o compartilhamento de objetos que tenham contato com os lábios. Pois ainda que a pessoa infectada não apresente lesões aparentes, a contaminação ocorre através das gotículas de saliva. 

O ciclo do vírus tem o seu pico durante 7 a 10 dias, e nesse momento, as feridas ficam expostas na pele. Nesses casos, é necessária a prescrição médica de remédios para inibir a replicação do herpes. Nesse contexto, ativos como a lisina são importantes aliados para reduzir a frequência e a duração das crises.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thaís Reginatto Nietsche

Dra. Thaís Reginatto Nietsche

Dermatologia

CRM: 202943 / SP

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que alguns alimentos podem agravar um quadro de herpes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.