Sobrepeso pode causar acúmulo de gordura no fígado? Confira!

  • +A
  • -A

Um dos fatores de risco para o acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática) é o sobrepeso. Por mais que, no geral, o problema não gere maiores consequências, em alguns casos podem haver complicações comprometendo o órgão. Por isso, é sempre importante tratar o problema com as medidas mais adequadas, o que inclui o controle da obesidade

“Quanto maior o excesso de peso, maior a chance de ter gordura no fígado. Quando as células de gordura existentes crescem até o seu limite, começa o surgimento de gorduras em locais inapropriados, como no fígado. Os indivíduos que possuem gordura no fígado ou que querem evitar o problema devem manter uma dieta muito saudável”, informa a gastroenterologista Amanda Pereira Medeiros. 

Confira algumas formas de combater o sobrepeso


Segundo a especialista, a alimentação nesse contexto deve privilegiar fibras, frutas, vegetais e carnes magras. É indicado, ainda, reduzir a quantidade de gorduras e carboidratos, como doces, açúcar, pão francês e arroz, além de evitar bebidas alcoólicas. A prática regular de atividades físicas também é altamente recomendada como forma de manter o peso ideal.

“Procure se exercitar pelo menos 30 minutos ao dia. O mínimo desejável é que você tenha um total de 150 minutos de atividade física na semana. Caso você esteja com sobrepeso ou obesidade, reduza o número de calorias ingeridas diariamente e aumente as atividades físicas, com objetivo de emagrecer. A perda de 10% do seu peso corporal já é suficiente para diminuir a gordura do fígado e suas complicações”, orienta a médica.

Tratamento medicamentoso contra o acúmulo de gordura no fígado


Os pacientes com acúmulo de gordura no fígado também podem se beneficiar do tratamento medicamentoso. Dentre os remédios recomendados para esse tratamento específico, aqueles que contam com substâncias com propriedades antioxidantes merecem destaque. O uso destes deve ocorrer em paralelo à adoção dos hábitos saudáveis anteriormente citados. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Amanda Medeiros

Dra. Amanda Medeiros

Gastroenterologia

CRM: 20085 / SC

TAGS
esteatose-hepatica

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Sobrepeso pode causar acúmulo de gordura no fígado? Confira!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.