Como a silimarina age na redução da gordura no fígado?

  • +A
  • -A

Por mais que em muitos casos o acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática) não represente perigo, há casos em que podem ocorrer complicações. Sendo assim, é indicado identificar o problema e iniciar o tratamento o quanto antes. Uma das opções de tratamento disponíveis é o uso de medicamento específico contendo silimarina, substância cujo efeito pode ajudar no controle do quadro.   

Efeito da silimarina no fígado

“O efeito hepatoprotetor da silimarina ocorre porque ela age como antioxidante, antifibrótica e anti-inflamatória. O tratamento com essa substância é considerado complexo, tendo em vista que necessita de uma abordagem multidisciplinar e contínua, com médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física”, explica o gastroenterologista Eduardo Usuy Jr. 

Segundo o especialista, após uma avaliação detalhada, a intervenção individualizada deverá ser direcionada para perda de peso e estilo de vida saudável. Portanto, apenas o uso da silimarina não será suficiente para resolver a questão. Deve-se ter em mente que obesidade/sobrepeso são fatores de risco para o acúmulo de gordura no fígado.   

“A doença gordurosa hepática pode evoluir para hepatite e cirrose hepática, por isso é importante que o tratamento médico seja iniciado precocemente a fim de evitar a progressão da doença. Quanto ao tratamento com silimarina, vale informar que esta é extraída de uma planta, Silybum marianum, também conhecida como cardo mariano”, informa o médico.

Principais hábitos saudáveis para controlar o acúmulo de gordura no fígado


Dentre os hábitos saudáveis que devem ser adotados pelo paciente com acúmulo de gordura no fígado, destaca-se a dieta alimentar, mas não apenas isso. Também é indicada a prática regular de atividades físicas, como forma de controlar o sobrepeso e de melhorar as funções do organismo no geral. Isso ajuda a frear a progressão da inflamação e o surgimento de doenças como cirrose e câncer de fígado.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Eduardo Usuy Junior

Dr. Eduardo Usuy Junior

Gastroenterologia

CRM: 9541 / SC

TAGS
esteatose-hepatica

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como a silimarina age na redução da gordura no fígado?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.