O tratamento para diferentes tipos de esquizofrenia é o mesmo?


  • +A
  • -A

O tratamento para a esquizofrenia, geralmente, mantém o mesmo padrão. Todos os tipos da doença exigem o uso de remédios, psicoterapia e interação social. O que pode variar mais são os medicamentos, já que cada pessoa pode reagir de forma diferente ao mesmo produto receitado.

 

Remédios para esquizofrenia apresentam efeitos variados

 

“O tratamento da esquizofrenia consiste em medicação (antipsicóticos, principalmente), psicoterapia e atividades de inserção e reabilitação social. Não existe grandes variações entre o tratamento para os tipos de esquizofrenia, o que acontece é que muitas vezes, um paciente responde bem a uma medicação e outro não”, afirma o psiquiatra Alexandre Proença.

Além disso, há variações de foco e efeitos entre os medicamentos destinados ao tratamento da esquizofrenia. “Existem medicações que possuem maior efeito na melhora de sintomas positivos (ex: alucinações e delírios) e outras com maior efeito nos sintomas negativos (ex: déficit cognitivo, afeto embotado), por exemplo”.

 

Sintomas da esquizofrenia

 

Quando se fala em esquizofrenia, logo se pensa nos sintomas principais, que são os delírios, alucinações e isolamento social, mas é importante ter em mente que a doença não se resume a esses sinais. Existem diversas outras manifestações, as quais são distribuídas pelos variados tipos da doença.

Um paciente com esquizofrenia pode apresentar ainda: desordem dos pensamentos, redução do afeto e da fala, dificuldade para manter o foco e memorizar coisas, funcionamento intelectual baixo, comportamento socialmente inadequado, modo estranho de falar e se posicionar/movimentar, dentre outros.

 

Dr. Alexandre Proença é psiquiatra, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) atende em Niterói e São Gonçalo (RJ). CRM-RJ: 52905674 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "O tratamento para diferentes tipos de esquizofrenia é o mesmo?"

marcio

Existe algum tratamento com remédios na linha natural, homeopático, fitoterápico para tratar dessa doença?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcio, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta.

FRANCENEIDE

Tenho um filho que aos 17 anos teve um surto psicótico e foi diagnosticado após, com esquizofrenia. minha terceira filha dá inúmeras voltas e ri. será que pode ter algum problema, como o irmão?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Franceneide, a partir de uma avaliação o médico poderá avaliar os sintomas de sua filha e estabelecer assim o diagnóstico correto. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e leve-a para uma consulta. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.