Um estilo de vida saudável é importante para o tratamento de doenças mentais?


  • +A
  • -A

Adotar um estilo de vida saudável é uma das principais formas de controlar e de se prevenir de diversos problemas de saúde, como hipertensão e diabetes. O que nem todas as pessoas percebem, no entanto, é que essas atitudes e hábitos que ajudam a viver melhor não resultam apenas em uma boa saúde física. Eles podem te auxiliar também a manter um bem-estar mental e são essenciais para o tratamento do seu transtorno psiquiátrico.

“Um estilo de vida saudável é importante na eficácia do tratamento das doenças mentais. Alimentação adequada, atividade física e sono são importantes para o sistema nervoso central, assim como para o restante do corpo”, afirma a psiquiatra Érika Mendonça de Morais.

 

Alimentação saudável faz parte de tratamentos psiquiátricos

 


As
consequências de noites mal dormidas, por exemplo, não são difíceis de perceber, tanto no curto quanto no longo prazo: apatia, tristeza, ansiedade, irritabilidade e outras mudanças de humor que podem atrapalhar o controle de seu transtorno.

Uma alimentação balanceada também deve ser um dos pilares do seu tratamento. “O corpo precisa de nutrientes adequados para fabricar neurotransmissores, para uma boa comunicação entre os neurônios e também de uma boa vascularização para que o cérebro receba sangue adequadamente”, explica a médica.

 

Atividades físicas reduzem níveis de estresse e ansiedade

 


Quando praticados com regularidade, os exercícios físicos também influenciam o sucesso do controle de um transtorno mental. Uma de suas ações é
diminuir o nível de ansiedade e estresse. “Atividade física age melhorando a circulação sanguínea como um todo, liberando endorfinas, substâncias que dão sensação de bem-estar, e reduzindo o cortisol, hormônio liberado pelo corpo em situações de estresse”, diz Érika.

Por outro lado, o uso de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas, pode se tornar um dos principais obstáculos durante seu tratamento e comprometer todo o progresso feito até agora. Álcool, tabaco e maconha, por exemplo, são substâncias que agem diretamente em várias vias do sistema nervoso central que estão implicadas nos sintomas psiquiátricos, segundo a especialista. Por isso, procure ajuda para abandonar esses hábitos, se necessário, e passe a perseguir um estilo de vida mais saudável, tanto para seu corpo quanto para sua mente.

 

Dra. Érika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933

 

Foto: Shutterstock

TAGS
ansiedade
atividade-fisica
depressao
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Um estilo de vida saudável é importante para o tratamento de doenças mentais?"

Reynaldo Ariente Guido

Tem algo mais para Bipolar que eu sou OBRIGADO

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Reynaldo, temos em nosso site outras matérias sobre o assunto. Segue o link de uma delas: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/vida-normal-tratamento-doencas-mentais
Lembrando que é importante seguir o tratamento prescrito pelo médico.

João

Olá Drª Érika.Gostei do artigo enviado, minha esposa está com demência de alzayme, apesar ser medicada está faltando exercícios físicos a terapeuta está de recesso, percebo algumas agitações, choro, alimenta e dorme bem.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi João, pelo seu relato é possível perceber que você cuida muito bem de sua esposa, e ter alguém por perto é muito importante para o paciente. Temos em nosso site outras matérias sobre este assunto. Segue os links para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alzheimer/alzheimer-frustracao-agressividade-pacientes
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/alzheimer/excluir-familiar-alzheimer-atividades-sociais

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.