Existem transtornos mentais que podem ser confundidos com a esquizofrenia?


  • +A
  • -A
Imagem do post Existem transtornos mentais que podem ser confundidos com a esquizofrenia?

O momento em que o médico diagnostica a esquizofrenia é muito importante porque outros transtornos mentais podem ser confundidos com a doença por causa dos sintomas psicóticos. São delírios e alucinações que fazem o paciente ter uma visão bastante distorcida de sua própria realidade, como os casos em que o portador acredita que está sendo perseguido por alguém que lhe deseja mal.

Esquizofrenia pode ser confundida com bipolaridade, autismo e depressão


O problema é que os sintomas psicóticos, uma das principais características da esquizofrenia, também estão presentes em outras doenças. “Várias patologias podem levar ao surgimento de sintomas psicóticos, como fala sem sentido e desconexão com a realidade”, afirma a psiquiatra Luciana Staut. A esquizofrenia pode ser confundida, por exemplo, com o
transtorno bipolar, o autismo e até com a depressão.

Segundo a profissional, “a diferenciação entre os transtornos se dará de acordo com o tempo de aparecimento destas alterações, exclusão de outras causas que possam justificar esses sintomas, bem como de outras doenças”. Para isso, o especialista poderá pedir tomografias, ressonâncias magnéticas e exames de sangue para descartar outros distúrbios que também podem gerar sintomas psicóticos.

Como o médico identifica os transtornos mentais?


A diferenciação entre a esquizofrenia e outros problemas de saúde deve ser feita caso a caso. O médico deverá observar se houve uso de medicação ou
droga capaz de levar ao aparecimento dos sintomas e se existe um quadro de depressão com sintomas psicóticos. Será preciso coletar o histórico detalhado da manifestação dos sintomas, entrevistar os familiares em busca de outros dados e, se necessário, exames complementares, para que o diagnóstico possa ser feito corretamente.

Entretanto, existem casos específicos, chamados de comorbidades, em que a presença desses sintomas é resultado do desenvolvimento de outro distúrbio associado à esquizofrenia. Não são tão frequentes, mas podem acontecer. “Existe, sim, a ocorrência de outros transtornos psiquiátricos em pacientes que apresentam esquizofrenia, como episódios de depressão, ansiedade e síndrome do pânico“, diz a psiquiatra.

Dra. Luciana Cristina Gulelmo Staut é psiquiatra, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e atende em Cuiabá. CRM-MT: 6734

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

15 comentários para "Existem transtornos mentais que podem ser confundidos com a esquizofrenia?"

Goretti

Ótimo conteúdo faço enfermagem me ajudou esse conhecimento.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Goretti, ficamos felizes em saber que podemos ajudar de alguma forma. Abraços.

Ane

Nem a família , nem o próprio médico na maior parte do tempo, não conseguem avaliar a graduação de um transtorno.O paciente , muito menos!!! Os remédios tomados corretamente, podem sim, ajudar de forma firme e positiva. Saibam: é um verdadeiro inferno astral para todos. Ainda melhor que remédio são os diálogos, sinceros, esclarecedores, para o próprio paciente, na medida do possível, e do mais difícil tb.Um enorme abraço. Obrigada.

Edna

Sou grata as informações. Tenho aprendido muito com às publicações dos artigos. Tenho caso de bipolar e síndrome do pânico na família.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edna, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Daiane

Gostaria de tirar a dúvida que me surgiu agora ai ler esta matéria. Pessoas que tiveram quadro de ansiedade, depressão e até mesmo síndrome de pânico podem desencadear esquizofrenia? ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Daiane, as causas da esquizofrenia ainda não são perfeitamente compreendidas, mas sabe-se que a herança genética, vivências traumáticas e o uso de determinadas substâncias são considerados fatores de risco para o desenvolvimento do transtorno. Abraços.

MARIA EDI DA SILVA PORDEUS

Tenho o maior interesse pelos assuntos que tratam de psiquiatria. Fiquei louca por mais de uma década e sempre tomando remédios que me deixavam inquieta e com os músculos rígidos. Depois encontrei uma psiquiatra que me deu um diagnóstico certo: “transtorno bipolar do humor”, acreditei sinceramente, procuro me informar ficando mais esclarecida, pode-se dizer atenta ao meu débil estado de saúde. A boa médica, foi mais longe, e disse que vou tomar medicamento a vida toda. Com 250mg de depakote e 1mg de rispiridona, levo uma vida normal, cheia de empreendimentos. Estou feliz, cuido de minha casa, filhos e netos, administro minhas finanças, compro e vendo imóvel só, sem advogado.. não dirijo mais meu carro, por causa do preconceito, mas minha querida médica queria que eu não deixasse do conforto. Meu Deus, dê o céu, desde esta vida, para a pessoa querida que é a Dra. Marluce Praciano.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Tania Alcântara

Gostaria de saber sobre pacientes esquizo afetivo.Aguardo.Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tania, no transtorno esquizoafetivo há a presença de sintomas de psicose que preencham os critérios de sintomas para esquizofrenia e, adicionalmente, sintomas de humor (mania, depressão ou misto). Abraços.

Celeida

Oi bom dia queria saber se existe alguma doença com parentesco com a esquizofrenia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Celeida, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/transtornos-mentais-confundidos-esquizofrenia
Abraços.

Socorro Amora

Tenho muito interesse em conhecer um pouco mais sobre as doenças mentais.Tenho um filho com esquisofrenia.Sempre acreditei que ele também tem síndrome do Panico mas nenhum médico mencionou que junto com a esquisofrenia poderia ter uma outras doença.Vou continuar lendo e buscando mais literatura.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Socorro, segue o link de acesso a outras matérias sobre este assunto:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.