Quais são os tipos de surto da esquizofrenia?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os tipos de surto da esquizofrenia?

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico crônico caracterizado por uma desconexão do paciente com a realidade. A doença deve ser acompanhada e tratada rapidamente porque pode provocar crises psicóticas. “Os surtos mais comuns dos pacientes com esquizofrenia são caracterizados por agitação psicomotora, comportamento desorganizado e alterações de sensopercepção, como alucinações e delírios”, afirma a psiquiatra Cristiane Lopes.

 

Familiares e amigos devem chamar ajuda médica durante surto

 


Durante um surto psicótico, o auxílio de familiares, amigos e colegas é importante. Caso o paciente já realize tratamento psiquiátrico e tenha um médico assistente, o primeiro passo é entrar em contato com o médico e seguir suas orientações. “Se o paciente não tiver um médico assistente, ou se este for o primeiro surto psicótico, o ideal é levá-lo a uma unidade de emergência psiquiátrica”, explica a profissional.

Durante um surto, quem está junto ao paciente não deve confrontá-lo, nem mesmo duvidar dos delírios e alucinações. É fundamental transmitir calma ao esquizofrênico e afastá-lo de objetos perigosos, como facas, enquanto aguarda ajuda. A médica diz ainda que, em alguns casos, podem ocorrer episódios de agressividade a outras pessoas.

 

Não é possível estimar a frequência dos surtos esquizofrênicos

 


Segundo Cristiane, não é possível precisar a frequência dos surtos causados pela esquizofrenia. A periodicidade depende de diversos fatores, como suporte familiar, gravidade da doença e histórico familiar para esquizofrenia. A aderência ao tratamento e consultas frequentes com um médico são necessárias para prevenir as crises da doença.

O tratamento da esquizofrenia é baseado no uso de medicações antipsicóticas, que reduzem e controlam os sintomas, permitindo que o paciente siga sua rotina e procure outros tipos de auxílio, também importantes para o combate à doença, especialmente nos casos de isolamento social e prejuízo das habilidades motoras e da fala.

 

Dra. Cristiane Lopes é psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52775070 – www.dracristianelopes.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quais são os tipos de surto da esquizofrenia?"

Divia

Minha mãe está com um comportamento muito estranho que meu marido quer internar ela que ele coloca pessoas pra seguir ela que ele quer fazer mal pra ela mas não consigo que ela vá a um médico pois pra ela isso é verdade o que devo fazer pra ajudar

Cuidados Pela Vida

Olá Divia. Já pensou em marcar exames de rotina para a sua mãe? Diga a ela que vocês farão um check-up de rotina para que ela não pense que vocês estão desconfiados. Abraços

Aparecida

Eu tenho um menino que eu crio ele mas eu conheço a mãe dele sei que ela é esquizofrenia ontem aconteceu umas coisas em casa com o menino que eu não acreditei Ele foi confrontado com meu marido porque ele não segue regras ele não obedece tudo Ele reclama ele enfrenta e como ele não consegue com meu marido reagir ele ficou no estado nervoso que o corpo dele doía todo as mãos começaram torcer começou sentir falta de ar a minha filha falou que a pressão dele estava altíssima parecia uma bomba que explodiu fiquei apavorada levei no pronto-socorro com cadeira de roda o médico receitou para ele diazepam com uma outra injeção Acredito eu que seja Fenergan ele dormiu o dia inteiro. Isso é esquizofrenia me responda por favor estou muito preocupado com ele pois ele tem 14 anos quero ajudá-lo

Cuidados Pela Vida

Oi Aparecida, o diagnóstico é feito pelo psiquiatra com base nos sintomas relatados. Leve-o para uma consulta, assim o médico poderá indicar a conduta adequada. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.