Quais são os tipos de alucinações da esquizofrenia?

  • +A
  • -A

Um quadro de esquizofrenia é marcado por diversos sintomas, com destaque para os delírios e alucinações. Estas podem ser entendidas como a percepção de objetos, pessoas e imagens inexistentes, sem que haja, de fato, um estímulo externo. Os tipos de alucinações estão associados aos sentidos, especialmente audição e visão. Em geral, as alucinações auditivas são mais comuns.

Alucinações auditivas são as mais comuns na esquizofrenia


“As alucinações podem ocorrer em qualquer modalidade sensorial, embora as auditivas sejam as mais comuns na
esquizofrenia e em transtornos relacionados. Alucinações auditivas costumam ser vividas como vozes, familiares ou não, percebidas como diferentes dos próprios pensamentos do indivíduo”, aponta o psiquiatra Marcelo Calcagno.

As alucinações auditivas também podem aparecer como zumbidos, chiados, assovios e ruídos. Vozes podem se projetar na mente do paciente criando diálogos fantasiosos que normalmente geram ansiedade, nervosismo e confusão. Já as alucinações visuais surgem na mente do indivíduo esquizofrênico como imagens aparentemente reais e podem ser elementos fantasiosos ou da rotina do paciente. Por vezes, ele pode ver a si mesmo fora do próprio corpo.  

Esquizofrenia pode transcorrer sem alucinações


Segundo o especialista, nem sempre um quadro de esquizofrenia tem as alucinações como sintomas. “Pelo critério A do DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais), são necessários pelo menos dois sintomas de cinco para que se estabeleça a esquizofrenia. Estes precisam estar presentes por uma quantidade significativa de tempo (cerca de um mês), pelo menos um deve ser delírio, alucinação ou discurso desorganizado”, afirma.

Os outros dois sinais são: comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico e sintomas negativos (exemplo: expressão emocional diminuída ou desânimo). Assim, se um paciente apresentar, por exemplo, delírios, discurso desorganizado e sintomas negativos por um bom tempo, ocorre o diagnóstico de esquizofrenia, mesmo sem as alucinações. “A gravidade é classificada por uma avaliação quantitativa desses sintomas primários de psicose”, completa Calcagno.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt

Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt

Psiquiatria

CRM: 10573 / SC

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Quais são os tipos de alucinações da esquizofrenia?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.