Quais são os tipos de alucinações da esquizofrenia?


  • +A
  • -A

Um quadro de esquizofrenia é marcado por diversos sintomas, com destaque para os delírios e alucinações. Estas podem ser entendidas como a percepção de objetos, pessoas e imagens inexistentes, sem que haja, de fato, um estímulo externo. Os tipos de alucinações estão associados aos sentidos, especialmente audição e visão. Em geral, as alucinações auditivas são mais comuns.

 

Tipos de alucinações da esquizofrenia

 


“As alucinações podem ocorrer em qualquer modalidade sensorial, embora as auditivas sejam as mais comuns na
esquizofrenia e em transtornos relacionados. Alucinações auditivas costumam ser vividas como vozes, familiares ou não, percebidas como diferentes dos próprios pensamentos do indivíduo”, aponta o psiquiatra Marcelo Calcagno.

As alucinações auditivas também podem aparecer como zumbidos, chiados, assovios e ruídos. Vozes podem se projetar na mente do paciente criando diálogos fantasiosos que normalmente geram ansiedade, nervosismo e confusão. Já as alucinações visuais surgem na mente do indivíduo esquizofrênico como imagens aparentemente reais e podem ser elementos fantasiosos ou da rotina do paciente. Por vezes, ele pode ver a si mesmo fora do próprio corpo.  

 

Esquizofrenia pode transcorrer sem alucinações

 


Segundo o especialista, nem sempre um quadro de esquizofrenia tem as alucinações como sintomas. “Pelo critério A do DSM-V (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais), são necessários pelo menos dois sintomas de cinco para que se estabeleça a esquizofrenia. Estes precisam estar presentes por uma quantidade significativa de tempo (cerca de um mês), pelo menos um deve ser delírio, alucinação ou discurso desorganizado”, afirma.

Os outros dois sinais são: comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico e sintomas negativos (exemplo: expressão emocional diminuída ou desânimo). Assim, se um paciente apresentar, por exemplo, delírios, discurso desorganizado e sintomas negativos por um bom tempo, ocorre o diagnóstico de esquizofrenia, mesmo sem as alucinações. “A gravidade é classificada por uma avaliação quantitativa desses sintomas primários de psicose”, completa Calcagno.

 

Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os tipos de alucinações da esquizofrenia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.