O que são os chamados sintomas negativos da esquizofrenia?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que são os chamados sintomas negativos da esquizofrenia?

A esquizofrenia é uma doença crônica cujo processo de evolução pode demorar anos. O problema é capaz de subverter a rotina de um indivíduo e prejudicar fortemente sua qualidade de vida. Os sintomas do transtorno psiquiátrico costumam surgir a partir da adolescência e são divididos em dois tipos, chamados de negativos e positivos.

 

Isolamento e falta de iniciativa são sintomas negativos da esquizofrenia

 


“Os sintomas negativos da esquizofrenia são os também chamados de sintomas deficitários e estão associados à fase crônica da doença. Estão relacionados ao déficit na fala e na afetividade, expressados por meio do isolamento, falta de iniciativa, dificuldade de demonstrar sentimentos e diminuição da fala”, explica a psiquiatra Cristiane Lopes.

Já o outro grupo de sintomas, os positivos, também chamados de produtivos, é composto por delírios e alucinações, mais relacionados aos surtos psicóticos. O paciente perde a capacidade de distinguir a imaginação da realidade e acredita que está ouvindo vozes, vendo pessoas que não existem e que está sendo perseguido.

 

Sintomas negativos da esquizofrenia dificultam convivência com amigos e a família

 


Os sintomas negativos não só atrapalham o paciente, mas também sua convivência em sociedade. Segundo a profissional, em função da dificuldade de demonstrar afeto e de se expressar adequadamente, a comunicação e a interação social ficam extremamente prejudicadas. Por isso, é fundamental que o paciente tenha o acompanhamento e o apoio dos familiares para buscar tratamento e conseguir controlar a doença.

“O tratamento é feito com medicamentos antipsicóticos com maior ação em neurotransmissores, associados à melhora dos sintomas específicos”, afirma Cristiane. A escolha da melhor medicação deve ser feita por um especialista, avaliando especificamente o paciente e a gravidade da doença. Também é importante que o indivíduo seja reabilitado cognitivamente, com ajuda de terapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

 

Dra. Cristiane Lopes é psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52775070 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que são os chamados sintomas negativos da esquizofrenia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.