O que são os chamados sintomas negativos da esquizofrenia?


  • +A
  • -A

A esquizofrenia é uma doença crônica cujo processo de evolução pode demorar anos. O problema é capaz de subverter a rotina de um indivíduo e prejudicar fortemente sua qualidade de vida. Os sintomas do transtorno psiquiátrico costumam surgir a partir da adolescência e são divididos em dois tipos, chamados de negativos e positivos.

 

Isolamento e falta de iniciativa são sintomas negativos da esquizofrenia

 


“Os sintomas negativos da esquizofrenia são os também chamados de sintomas deficitários e estão associados à fase crônica da doença. Estão relacionados ao déficit na fala e na afetividade, expressados por meio do isolamento, falta de iniciativa, dificuldade de demonstrar sentimentos e diminuição da fala”, explica a psiquiatra Cristiane Lopes.

Já o outro grupo de sintomas, os positivos, também chamados de produtivos, é composto por delírios e alucinações, mais relacionados aos surtos psicóticos. O paciente perde a capacidade de distinguir a imaginação da realidade e acredita que está ouvindo vozes, vendo pessoas que não existem e que está sendo perseguido.

 

Sintomas negativos da esquizofrenia dificultam convivência com amigos e a família

 


Os sintomas negativos não só atrapalham o paciente, mas também sua convivência em sociedade. Segundo a profissional, em função da dificuldade de demonstrar afeto e de se expressar adequadamente, a comunicação e a interação social ficam extremamente prejudicadas. Por isso, é fundamental que o paciente tenha o acompanhamento e o apoio dos familiares para buscar tratamento e conseguir controlar a doença.

“O tratamento é feito com medicamentos antipsicóticos com maior ação em neurotransmissores, associados à melhora dos sintomas específicos”, afirma Cristiane. A escolha da melhor medicação deve ser feita por um especialista, avaliando especificamente o paciente e a gravidade da doença. Também é importante que o indivíduo seja reabilitado cognitivamente, com ajuda de terapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

 

Dra. Cristiane Lopes é psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52775070 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "O que são os chamados sintomas negativos da esquizofrenia?"

João Carlos

Excelente a explanação.Parabéns

CUIDADOS PELA VIDA

Oi João Carlos, ficamos felizes que você tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Giselia da silva

mesmo tomando medicação tem recaídas e quando está bem não se ajuda p melhora

Marta

É muitíssimo mais complexo, só quem convive com um esquizofrênico sabe o quão difícil,São abeis manipuladores e toda família fica a um sofrimento que parece não ter fim. É difícil

Gustavo

Boa tarde Dra. fale um pouco sobre transtornos de ansiedade.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gustavo, segue o link de acesso a matérias sobre este assunto: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade
Abraços.

Elaine

Fala sobre inquietação na esquizofrenia.

Irene Domiciano Rossi

Gostaria de mais informações sobre TOC=Transtorno Obsessivo Compulsivo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Irene, segue o link para acesso a matérias sobre este tema: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/toc
Abraços.

Mara

Meu marido foi diagnosticado com F12 e tenho 2 filhas …sabendo se q a patologia é mais comum em genótipos masculino qual a porcentagem delas algum dia terem F12?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Mara, somente o médico especialista pode te passar essas informações, procure ajuda de um profissional para que ele possa informar se realmente existe o risco da doença ser hereditária. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.