Saúde mental: há sintomas que podem indicar início de uma recaída? O que fazer?


  • +A
  • -A

Quem possui algum tipo de transtorno mental contará sempre com o risco de ter uma recaída. Isso costuma acontecer com mais frequência quando você abandona o tratamento, mas ainda pode ocorrer mesmo com o tratamento sendo realizado de maneira ideal. Por isso mesmo é tão importante o acompanhamento médico, já que o profissional pode, ao analisar resultados ruins, implementar métodos diferentes ao tratamento, ajustar a dose da medicação etc.  

Sintomas que indicam recaída em quadros de transtornos mentais


“Mesmo nos pacientes em tratamento adequado,
poderá haver o retorno de sintomas por questões inerentes à patologia. Questões ambientais, como problemas sociais, familiares e traumas, também influenciam nesse contexto”, explica a psiquiatra Luciana Staut. Segundo a especialista, os sinais que indicam recaídas podem ser percebidos nas alterações de comportamento.

“Se você está mais desleixado com a sua aparência, se sente mais isolado socialmente, apresenta alterações de sono, além de irritabilidade ou agressividade, deve encarar isso como um sinal de alerta”. Falta de inclinação para realizar atividades diversas (inclusive as que você sempre achou prazerosa) e sensação de angústia são outros sinais que devem ser levados em conta.

Adequando o tratamento para evitar recaídas


Caso você esteja em um tratamento adequado
e mesmo assim esses sinais de alerta surgirem, há a necessidade de ajuste medicamentoso ou associação de medicações, o que deverá ser avaliado caso a caso, individualmente, pelo médico que te acompanha. “A intervenção se faz necessária para que o retorno dos sintomas não chegue a níveis de gravidade que comprometam a sua funcionalidade ou te coloquem em risco”.

Além da parte medicamentosa, o tratamento não farmacológico, que engloba psicoterapias, participação em grupos terapêuticos, atividades físicas e engajamento familiar, também é vital para que você evite ao máximo as recaídas. “A psicoeducação para pacientes e familiares também é uma ferramenta importante no tratamento, pois conhecendo bem a patologia fica mais fácil atuar nos mínimos sinais de retorno dos sintomas”.

Dra. Luciana Cristina Gulelmo Staut é psiquiatra, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso, membro da Sociedade Brasileira de Psiquiatria e atende em Cuiabá (MT). CRM-MT: 6734

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

9 comentários para "Saúde mental: há sintomas que podem indicar início de uma recaída? O que fazer?"

simone

Muito interessante esse texto. eu tenho um filho esquizofrénico, o dele está se agravando pelo fato que ele tem um truma do seu irmão. Ele dis que querem matar o seu irmão, a alguns anos o irmão teve preso e ele parece que ficou com esse trauma;

Ze

Muuito bom. Sofro desta patologia e a estudo ha anos. Acho as. Colocações da dra. Muito peetinenes

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ze, ficamos muito felizes que você tenha gostado da matéria. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Ricardo Goulart

Bom dia, DraTudo começou em 2012 chequei de viajem do trabalho e fui dormir no Domingo deu Quarta Feira eu não tinha acordado, a parti dai estou até hoje estou lutando por stress,ansiedade muito alta,distúrbio Bi polar, não durmo ser eu não tomar remédio, eu acho que já passei pelo menos uns 8 Psiquiatras, e não culpo nenhum deles pelo o fato que até hoje a minha vida está pelo menos normal.Eu faço todos os tratamentos que eu fiz faço no horário correto, tem hora que eu do nada acordo outro dia como nada tinha acontecido na minha vida, começo a trabalha com uma energia incrível, passa 1 ou 2 meses tenho uma recaída enorme de novo, as vezes eu percebo que o meus organismo costuma com o remédio ai eu tenho recaída. O meu desespero foi tanto na minha ultima recaída, eu fui procura o meu Cardiologista, levei a receita que eu estava tomando, ele comentou que o meu celebro estava muito dopado com todos os remédios que estava tomando, me recomendou fora que eu já tomava de noite Stilnox 6,25 rivoltril 0,5 Quetros 25 mg e ti manha Fluoxetina 20 mg, trabalhei muito bem em Novembro e final de Dezembro comecei a ter recaída até hoje dia 21/01, amanha vou num Neurologista, recomendação do medico. As vezes gostaria que alguém me internasse, para mim acompanha de perto. Tenho 45 anos, tenho um filhão de 3 anos, que deu me mandou pra mim sem nunca ter pensado em querer ter filho, luta cada vez mais, mais parece que está cada vez mais ficando muito difícil e cansativo. Olha que sempre procurei os melhores médicos particulares por recomendações de meus clientes amigos e familiares. Estou cansado.Oque e pior, sou Representante Comercial, ser eu vender eu recebo, ser eu não trabalha não recebo nada.Abção, minhas desculpas.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ricardo, os pacientes cadastrados no medicamento Quetros possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Quetros. Abraços.

Reynaldo Ariente Guido

Usava o Quetros e o médico mudou agora para Axonium.Gostaria de ter desconto de Laboratório Muito obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Reynaldo, o Programa Cuidados pela Vida é um Programa que atende pacientes que utilizam medicamentos do laboratório Aché. O medicamento Axonium não participa do Programa Cuidados pela Vida. Os produtos participantes estão disponíveis no site, aba Produtos Participantes. Abraços.

Eva Alice hazin

Transtorno bipolar da taquicardia e falta de força corpo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eva, temos em nosso site uma matéria que pode esclarecer sua dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/quais-primeiros-sintomas-transtorno-bipolar
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.