Qual é o tipo de esquizofrenia mais grave que existe?


  • +A
  • -A
Imagem do post Qual é o tipo de esquizofrenia mais grave que existe?

A esquizofrenia é classificada em quatro tipos, cada um relacionado a intensidades e características distintas. A esquizofrenia denominada hebefrênica é a mais grave de todas e acomete mais indivíduos jovens, entre 15 e 25 anos de idade. O transtorno é marcado por sintomas como perturbação dos afetos, comportamento irresponsável e imprevisível, pensamento desorganizado e discurso incoerente.

Perigo do transtorno não responder ao tratamento


quatro tipos principais de esquizofrenia: paranoide, hebefrênica, indiferenciada e catatônica. “A esquizofrenia tipo hebefrênica é a mais grave, pois cursa desde o início com sintomas chamados negativos, que são embotamento afetivo, isolamento social e perda de interesse, motivação, lógica e iniciativa”, explica o psiquiatra Miguel Angelo Boarati.

Segundo o médico, esse quadro normalmente se desenvolve com deterioração progressiva das funções cognitivas superiores e responde mal a alguns antipsicóticos, podendo evoluir com refratariedade, ou seja, sem responder adequadamente a nenhum tratamento. “Por essa razão ele é mais grave que os demais. O paciente após um tempo de doença poderá ficar permanentemente debilitado, sem retornar ao seu quadro basal pré-crise”.

Tratamento reforçado para esquizofrenia mais grave


Para o Dr. Miguel, o tratamento para a esquizofrenia hebefrênica deve ser ainda mais incisivo do que nas demais, apesar de salientar que todas necessitam ser muito bem acompanhadas.  “Na hebefrênica tem que ir além, buscar a remissão o mais completa possível dos sintomas, especialmente os negativos. Deve-se apostar no uso de medicação antipsicótica, reabilitação neurocognitiva e ocupacional, trabalhando as limitações que são impostas pela progressão da doença”.

O psiquiatra entende que, caso o paciente tenha um bom suporte familiar e consiga garantir o tratamento em regime ambulatorial, a internação tem chances de ser evitada. “Aliás, a internação integral só se faz necessária quando o paciente está mais agitado, agressivo, colocando em risco a si e aos demais, além de não aderir ao tratamento”, enfatiza.

Dr. Miguel Angelo Boarati é psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 85105

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "Qual é o tipo de esquizofrenia mais grave que existe?"

Cristiane

Quais os remédios corretos a tomar?. Essa doença da direito aposentadoria?

Cuidados Pela Vida

Oi Cristiane, somente após uma avaliação médica, ele poderá indicar o tratamento adequado para cada caso. Quanto a aposentadoria, você pode verificar com o médico do trabalho ou com um perito do INSS se o quadro do paciente pode ser indicativo para aposentadoria. Abraços.

Vanda

MEU filho cir zolho em casa não pecebi oque tava acontecendo ele estava lendo a bribia pois do nada surto é gravi não é agredido só não dormi é questio na muito sombri a biblia eu entendi ele é o certo pois tou muito preocupada nuca aconteceu ele tem 20anos

Cuidados Pela Vida

Oi Vanda, acompanhe seu filho em uma consulta com o psiquiatra ou psicólogo para que ele possa identificar o que está ocorrendo e indique a conduta adequada. Abraços.

Carolina

Minha esposa têm quadro de esquizofrenia faz tratamento um tempo agora voltou a trabalhar só que tento se matar por duas vezes não dormi fica falando sozinha se tranca surta quebro tdo na empresa oque devo fazer tem dias que ela sem fala com ninguém

Cuidados Pela Vida

Oi Carolina, é importante que ela siga o tratamento prescrito pelo médico, e também que compareça a consultas regulares para avaliação. Abraços.

lais

Ola, eu gostaria de saber em qual colocação esta a paranoide? pois ha suspeita deu ter isso.

Cuidados Pela Vida

Oi Lais, temos em nosso site uma matéria que pode esclarecer sua dúvida, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/quais-tipos-de-esquizofrenia-existem
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Henrique

Tenho sensação de estar sendo perseguido o tempo todo, já usei cannabis

Cuidados Pela Vida

Oi Henrique, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/por-que-maconha-esquizofrenia
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/esquizofrenia-drogas
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Joselson

Meu irmão e esquizofrênico eo quadro dele e não quer tomar banho, nem tomar o medicamento, passa até dois dias sem tomar água, quando centa em algum lugar ele trava não quer alevantar mais, se urina e se faz coco…obs gostaria de saber qual medicamento e mais endicado para esse quadro

Juliana

Vim morar em São Paulo e dois antes de vim minha mãe teve uma reação que nunca tinha visto antes falando que não ia dar conta de certas coisas que sempre fez e de uma semana pra só piorou jogou os remédios fora que tava tomando e hoje anoite ela teve uma grande crise e o médico falou que é crise esquizofrenia foi embora pra casa dopada ele disse que o melhor é internar pra amenizar as crises me ajuda

Cuidados Pela Vida

Oi Juliana, converse com o médico de sua mãe para que possam verificar quais as possibilidades de tratamento para ela. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.