Quais são os principais fatores de risco da esquizofrenia?


  • +A
  • -A

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que atrapalha um paciente a perceber a realidade a seu redor, provocando delírios e alucinações, além de desorganizar o pensamento, modificar o comportamento físico e diminuir a fala e a afetividade. É importante conhecer os principais fatores de risco da esquizofrenia para iniciar o tratamento logo no início do quadro, o que aumenta as chances de controlar a doença.

Ter parentes com esquizofrenia é um fator de risco importante


Casos da esquizofrenia na família estão entre os principais fatores de risco do transtorno. “A
esquizofrenia não é uma doença hereditária, mas fatores genéticos aumentam a vulnerabilidade para desenvolvê-la. Pessoas que têm um familiar de primeiro grau acometido apresentam risco de 10% a 15% de ter a doença, em comparação ao risco de 1% da população geral”, afirma o psiquiatra Alexandre Proença.

De acordo com o médico, complicações durante a gestação, o parto e no período pós-natal também influenciam o surgimento da esquizofrenia, o que reforça a importância dos cuidados com a saúde da mulher e do bebê na gravidez. Infecções na infância, uso de drogas e situações estressantes na vida também são fatores de risco, especialmente se associados a casos da doença na família.

Isolamento social é um dos sinais da esquizofrenia


Ao perceber um ou mais desses fatores, é importante ficar atento ao possível desenvolvimento da esquizofrenia. “Deve-se observar comportamentos, sintomas e
sinais da doença para um diagnóstico precoce. Pessoas com habilidades sociais deficientes, isolamento, comportamento estranho e excêntrico podem vir a abrir um quadro de esquizofrenia”, alerta o profissional.

Diante da suspeita, a principal atitude a ser tomada é consultar um médico psiquiatra para avaliar o quadro. Após o diagnóstico, o especialista poderá indicar o uso de medicamentos antipsicóticos, bastante utilizados em casos de esquizofrenia, e medidas não farmacológicas, como terapias.

Dr. Alexandre Proença é psiquiatra, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) atende em Niterói e São Gonçalo (RJ). CRM-RJ: 52905674 – alexandreproenca.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os principais fatores de risco da esquizofrenia?"

Luci

Perdi uma irmã linda, que foi diagnosticada com essa doença ela não aceitava que tinha a doença, sofreu muito no ultimo dia 23 pulou de uma ponte não morreu na hora, agonizou durante u.ma no noite toda ns emergência do hospital foi horrível, !!!!! Ver

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Luci, sentimos muito por sua perda. Um abraço.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.