É possível demonstrar sinais de esquizofrenia já na infância?


  • +A
  • -A
Imagem do post É possível demonstrar sinais de esquizofrenia já na infância?

A esquizofrenia é um distúrbio grave e incapacitante por toda a vida que raramente ocorre antes da adolescência e acima dos 50 anos, por mais que desde cedo estes já tenham propensão a desenvolvê-lo. Contudo, em casos raros o transtorno pode já se manifestar em crianças. De acordo com o psiquiatra Miguel Boarati, apenas 1% dos casos da doença ocorre abaixo dos 13 anos de idade – saiba quais são os quatro tipos de esquizofrenia.

Sintomas iniciais da esquizofrenia também podem ser de outras doenças


Ainda conforme o médico, essa porcentagem é apenas um pouco maior nos adolescentes entre 13 e 17 anos. Como os pequenos não tem maturidade e autonomia suficientes para identificar sintomas e procurar ajuda, é essencial que os pais estejam atentos ao aparecimento de comportamentos suspeitos. Afinal, só assim poderá haver um diagnóstico precoce e, consequentemente, um tratamento com chances de sucesso.

Alguns sintomas mais brandos e iniciais podem já dar indícios do desenvolvimento da doença. Falta de inclinação para interação social é um exemplo. Todavia, não dá para associá-lo imediatamente à esquizofrenia, pois este sinal também se relaciona a outras doenças. “Sintomas prodrômicos, ou seja, que ocorrem antes da doença se desenvolver, não podem ser considerados como exclusivos da esquizofrenia, pois também estão ligados à deficiência intelectual e autismo”.

Autismo já foi confundido com a esquizofrenia


Inclusive, o autismo por vezes é confundido com esquizofrenia, conforme explica Miguel. “O termo autismo foi primeiramente utilizado para designar a esquizofrenia em estágio inicial na infância, mas hoje é utilizado apenas para os quadros de esquizofrenia mesmo. Demorou alguns anos de estudos para ocorrer a diferenciação clínica entre quadros de autismo de baixo funcionamento e esquizofrenia”.

Diante de mudanças de comportamento como vivências alucinatórias (ouvir vozes e ver vultos), medos infundados, pensamentos delirantes, isolamento social e embotamento afetivo, é fundamental que a criança seja levada para avaliação médica. “Além do investimento financeiro e emocional, é importante que pais, professores, familiares e a sociedade como um todo busquem informações que reduzam o estigma e o preconceito”.

Dr. Miguel Angelo Boarati é psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 85105

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

29 comentários para "É possível demonstrar sinais de esquizofrenia já na infância?"

Orlene Severiano

O tratamento precose é essencial. Gostei do artigo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Orlene, ficamos felizes que você tenha apreciado a matéria. Abraços.

Elizete de Souza

Oi gostaria de um esclarecimento para um diagnóstico de esquizofrenia porque tenho um filho de 23 anos quando ele tinha 13 anos ele não tinha nenhum transtorno agora depois de 11 anos me processosu pela doença só tem um diagnóstico de 1 médico e correto este diagnóstico agora ele tem ano que entra em surto mais acabou de ser forma em técnico de hotelaria.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elizete, não temos como afirmar se o diagnóstico estão ou não correto. Caso haja dúvidas, você pode procurar uma segunda opinião de outro especialista. Abraços.

Nádia Pacheco Dos Santos Ignacio

Achei interessantíssima a materia , obrigada Dr. Pelo esclarecimento, sempre é bom lermos materias assim.Parabens.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nádia, ficamos felizes que você tenha apreciado a matéria. Abraços.

Roseli Furtado

Meu filho tem 13 anos e desde os 8a tem o laudo de esquizofrenia, realizado após 3anos de tratamento no IPQHC ,aqui de SP. Doença terrível e avassaladora…só por Deus, muita paciência, amor e compreensão..

Marcia

Olá, Dr parabéns pela materia.Minha pregunta é a seguinte: minha mãe tinha esquizofrenia desde jovem, eu nao tenho a doença graças a Deus até hoje. Tenho quatros fihos existe a propabilidase de um deles ter herdado essa doença? Tenho muito medo! Pois so quem tem um paciente com essa doença que sabe o sofrimento.Tenho quatros meninos com idade entre 24/20/19/07 anos.Desde ja agradeço a atençao

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcia, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar com esta dúvida; segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/esquizofrenia-hereditario-casos-familia
Abraços.

Leda

Meu marido é uma pessoa ant social,não tem amizade com ninguém a não ser no trabalho,quando está em casa fica no quarto me deixa sosinha na sala,irmão dele tem problema psiquiátrico se trata com psiquiatra em Araraquara, faz um ano q somos casados,ele tem manias de ter tudo organizado se não tiver ele discute por qualquer coisinha,será q tem esquizofrenia? Como saber? Ele tem 51 anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leda, somente passando por uma avaliação com o médico especialista é que se pode confirmar um diagnóstico. Leve-o para uma consulta para que o médico possa orientá-los. Abraços.

Josimar Gonçalves Marchão

Sim, mas quais são os sintomas mesmo da esquizofrenia? A matéria deixou muito a desejar, já que não especificou os sintomas.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Josimar, temos em nosso site uma matéria que trata especificamente do assunto da sua dúvida, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/esquizofrenia-sintomas-causas-tratamento
Abraços.

Gisele

Parabéns pela matéria é bom sempre ficarmos informados e ter orientação as vezes não nos damos conta achamos que adolescentes são rebeldes e tem algo errado adoro ler suas matérias tenho filho 14 anos e bastante sobrinhos um abraço.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gisele, ficamos muito felizes que você tenha gostado. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Martha Amaral

A esquizofrenia é herediraria?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Martha, temos em nosso site uma matéria que fala sobre este assunto, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/esquizofrenia-hereditario-casos-familia
Abraços.

Rosângela

Gostei imensamente da matéria, mas o que amei mesmo foi a frase final: todos buscando informações para minimizar o estigma e o preconceito. Esse é o grande mal da sociedade. Estigmatizar o doente. Isolá-lo. Somente a informação e a apropriação do conhecimento permitirá o melhor convívio social do paciente.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosângela, ficamos muito felizes que você tenha gostado. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Virginia

Gostaria de saber sobre a bipolaridade. Sou bipolar e tengo dois filhos. Tenho dúvidas sobre quando um deles irá desenvolver essa doença, que é hereditária. Não sei como aparece.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Virginia, temos em nosso site uma matéria que fala sobre o assunto de sua dúvida, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/depressao/possivel-transtorno-bipolar-na-infancia
Abraços.

Maria

Matéria esclarecedora, pena que psicólogos, pediatra, comeram bola com meu filho. Seu sofrimento poderia ter sido aliviado há mais tempo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, ficamos muito felizes que você tenha gostado da matéria. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Célia Campos

Tenho uma filha de 6 anos muito agitada e fala muita bobagens( por ex: em morrer) levei ao neuropedriata e ele diagnósticoum como hiperativa, ela é adotiva e descobrir que a mãe biológica tem esquizofrenia, e agora não sei como agir.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Célia, siga o tratamento prescrito pelo médico, e a leve em consultas regulares para que o médico possa reavaliá-la e também possa te orientar. Abraços.

Lúcia Andréa Vieira da Silva

A matéria trouxe informações importantes. Tenho um jovem na família q está apresentando um quadro de esquisofrenia.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lúcia, ficamos muito felizes que você tenha gostado da matéria. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Roberta

Olá Criança que jogam coisas no Chão que agridem a todos em especial a mãe Chinga com apenas 6 anos pode ser sintomas de esquizofrenia?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Roberta, somente passando por uma avaliação com o médico especialista é que se pode confirmar um diagnóstico. Leve-o para uma consulta para que o médico possa orientá-la. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.