Acreditar que tem poderes especiais é um sintoma da esquizofrenia?


  • +A
  • -A

Os principais sintomas da esquizofrenia são as alucinações e delírios, então é seguro dizer que a noção de realidade do paciente tende a ser comprometida, distorcida, alterada. Portanto, nada impede que um indivíduo diagnosticado com o transtorno acredite ser de fato alguém dotado de poderes especiais, mas o diagnóstico da esquizofrenia depende também da presença de outros sintomas.

 

Crença de ter poderes especiais representa um delírio no contexto da esquizofrenia

 

“Acreditar ter poderes especiais pode sim ser um sintoma de esquizofrenia, já que o transtorno mental cursa com alucinações e delírios. As alucinações podem ser auditivas, visuais, táteis, etc. Já os delírios consistem em um juízo de realidade patologicamente falso”, explica a psiquiatra Cláudia Chaves. Caso esse sintoma aponte de fato para a esquizofrenia, é essencial buscar o quanto antes o tratamento e o medicamento adequados.

A crença de possuir poderes especiais poderia ser, mais especificamente, um delírio, pois há uma convicção extremamente forte, exclusivamente do paciente, de que algo que não condiz com a realidade está acontecendo. “Acreditar que possui poderes especiais é um tipo de delírio que pode ocorrer em algumas patologias psiquiátricas, porém este tipo de pensamento só pode ser considerado uma doença se houver características específicas envolvidas”, afirma Cláudia.

A médica ressalta, no entanto, que esse é um assunto delicado e que é necessário investigar melhor caso a caso. “Este é um assunto complexo e precisa ser tratado com cuidado. Isto porque algumas religiões têm este tipo de cultura, de que algumas pessoas possuem dons especiais, e não consideramos isto patológico”, pondera a psiquiatra.

 

Delírios podem ser sintomas de outros quadros além da esquizofrenia

 

Mesmo havendo associação entre a crença de ter poderes especiais e a esquizofrenia, não dá para fazer o diagnóstico da doença apenas com isso. Primeiro porque um diagnóstico responsável se baseia na combinação de fatores diversos, segundo porque esta e outras modalidades de delírios também podem ser sintomas de quadros diferentes.

“A esquizofrenia não é a única doença em que podem ocorrer delírios. Outras doenças classificadas dentro das psicoses podem apresentar este tipo de alteração e alguns pacientes podem apresentar delírios em quadros de humor, como quadros depressivos graves e exacerbações do transtorno afetivo bipolar”, conclui a psiquiatra.

 

Dra. Claudia Chaves Dallelucci é médica psiquiatra, formada em Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e mestranda em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). CRM-SP: 151077

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Acreditar que tem poderes especiais é um sintoma da esquizofrenia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.