Mania de perseguição é um sintoma da esquizofrenia?


  • +A
  • -A

Como a esquizofrenia consiste em sintomas como alucinações e delírios, é possível que um paciente venha a ter algo parecido com a mania de perseguição, acreditando que há alguém atrás dele quando, na verdade, isso não ocorre. Todavia, de acordo com a psiquiatra Ana Cláudia Ducati, a mania de perseguição por si só não se conecta com este transtorno mental.  

“Na esquizofrenia há quadros delirantes que apresentam conteúdo persecutório, mas isso não quer dizer que a mania de perseguição seja um sintoma envolvido. Os delírios basicamente são uma alteração do juízo, configurando uma crença do paciente com características irrefutáveis. Mesmo que seu conteúdo seja impossível, o paciente acredita cegamente naquilo e nada pode dissuadi-lo de tal crença”, explica.

Os sinais da esquizofrenia


Ainda segundo a médica, a esquizofrenia marcada, sobretudo, pela presença de delírios de perseguição é a do tipo
paranoide. “Indivíduos com esse tipo de esquizofrenia tendem a ser tensos, desconfiados, cautelosos, reservados e, às vezes, hostis. As alucinações, que consistem na percepção clara de um estímulo que não está lá (uma voz, um barulho, uma imagem), também costumam estar presentes”.

Os pacientes com esses sintomas costumam ter uma aparência desleixada, além de comportamento social e respostas emocionais inadequados e desorganizados. “Eles podem explodir em risos sem nenhuma razão ou fazer sorrisos e caretas incongruentes. Outros traços comuns de quem tem esquizofrenia: movimentos voluntários bizarros, rigidez, negativismo (como mutismo seletivo), empobrecimento afetivo, apatia, autonegligência e diminuição da fluência verbal”.

Tratamento para esquizofrenia


O tratamento para a esquizofrenia envolve, principalmente, o uso de medicação antipsicótica. Contudo, intervenções psicossociais, incluindo psicoterapia, podem contribuir para a melhora clínica. “Em alguns casos, dependendo da gravidade, a hospitalização pode ser necessária para ajuste farmacológico e controle de sintomas psicóticos”.

Dra. Ana Claudia Ducati Dabronzo é psiquiatra geral e da infância e adolescência, formada pela Universidade de São Paulo (USP). CRM: 150.562

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

42 comentários para "Mania de perseguição é um sintoma da esquizofrenia?"

paulo

achei muito interessante o assunto por que minha esposa está com problemas mental e se recusa ir ao medico

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Paulo, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Converse com sua esposa e tente levá-la para uma consulta com o especialista. Abraços.

Jessina souza

Olá bom dia.Minha mãe tem 81 anos e cismou que a vizinha vive lhe perseguindo.fala coisas sem sentido,faz muita careta e tem dificuldade na fala.será sintoma de esquizofrenia?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jessina, é complicado diagnosticar sua mãe apenas com essas informações. É necessário que ela realize avaliação com o médico especialista para que ele possa estabelcer o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

CARLOS HENRIQUE

Meu sogro foi por muito tempo policial militar que exercia uma função na área de monitoramento, sofreu um AVC esquemico já fazem mais de 10 anos, hoje apresenta um problema serio de esquecimento das coisas recentes, mas lembra coisas do passado dele com frequência, mas na verdade sempre teve uma mania de perseguição e hoje ele acha que pessoas vivem entrando no apartamento dele, chegou a instalar câmeras na entrada da sua porta, ou seja ele parece transtornado com isso e deixa tanto minha sogra como minha esposa preocupados com o seu comportamento o que devemos fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carlos, leve-o para uma consulta com o médico psiquiatra, assim ele vai avaliar os sintomas e orientá-los sobre como proceder. Abraços.

Idne Lima

Tenho tido problemas com minha mãe e minha tia com mania de perseguição,antes era só minha tia mas agora ela conseguiu deixar minha mãe com o mesmo sintomas dela,não sabemos mais o que fazer pois as duas não aceitam que estejam com mania de perseguição e cada dia elas estão piorando mais, não querem ir de jeito nenhum num psicólogo,me ajude não sei o que fazer.

Telma

Meu neto tem 16 anos, está com mania de perseguição, quer que minha filha saia da casa dela pra morar na favela, está fazendo pressão psicológica na cabeça dela. Fala que na pista ele vai morrer, na favela ele se sente seguro.nao aceita ir ao psiquiatra

Breno

Dra. Moro em Manaus e tenho um irmao meu que possui todas as caracteristicas acuma citadas da esquizofrenia, contudo, a família ja tentou todas as formas de convencê-lo a ir a uma consulta. Ja nao sabemos mais como agir. Poderia por favor nos dizer como podemos fazê-lo ? Nos informe tambem o contato para consultas.

izabel

meu irmao solteiro implicou com minha cunhada e inventa coisas que nao existem sobre o carater dela e diz agora que estao perseguindo ele que vao mata lo . estou muito assustada com as atitudes dele o que devo fazer o que posso fazer para amenizar os sintomas ??

Andressa Ferreira

Adorei a matéria pois eu ainda estou em tratamento de transtorno psicótico. Queria dizer pro Paulo que no começo quando eu apresentava sintomas da doença eu não aceitava ir no médico mas depois de um tempo eu já não aguentava mais foi quando me convenci de que precisava de tratamento psiquiátrico. Com certeza a sua esposa logo vai perceber que precisa.

Ricardo Bezamat

Tenho um filho com diagnóstico de esquizofrenia. Ele faz uso de maconha. Esse vício pode piorar sua saúde? A maconha pode precipitar surtos psicóticos?Grato

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ricardo, temos em nosso site algumas matérias com informações que podem te auxiliar com esta dúvida, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/fumar-maconha-risco-esquizofrenia
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/por-que-maconha-esquizofrenia
Abraços.

Karyn

Minha filha tem sete anos o ano passado ela dizia que via menino azul com medicamento melhorou mais agora ela do nada começa a dizer pra mim e meu esposo porque pai é mãe não me ama com três anos o diagnóstico dela era autista do ano passado pra cá mudou ela começou a ver esse menino e ter atitude diferente aí ao de os médicos dizem que é esquizofrenia acontece em crianças por favor tire essa dúvida tem dia que está tudo ok e tem dia que. Ela quer só coisa de bebê tipo música e brinquedos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Karyn, temos em nosso site uma matéria com informações que podem te auxiliar, segue o link:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/possivel-sinais-esquizofrenia-infancia
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/amigo-imaginario-confundido-esquizofrenia-infancia
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Sandra

Oi, eu as vezes tenho medo dos quadros (acho que eles ficam me olhando), acho que esconderam cameras nessa casa pra me vigiar, acho que estou sendo vigiada agora por isso usei um nome falso, nao gosto de sair, sera que sou esquizofrenica?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sandra, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Kaliu

Tive 3 episodios traumaticos em 1 mes, uma tentativa de assalto onde sai correndo e por sorte ilesa, extorsões por dinheiro por familiar proximo intenso e de caráter compulsivo com chantagem emocionais, ligação telefonica fraudulenta com tiros, a partir dai me sinto totalmente paranóica e estou em tratamento para tept. Não estou vendo melhora mas tenho tentado lutar contra os pensamentos intrusivos. Estou tomando medicação leve, o q eu quero saber é se esse inferno q se apresentou na minha mente desde então vsi ter fim e se vou poder ser eu dnovo? Estou totslmente reclusa, minha vida parou .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Kaliu, não desanime, muitas pessoas conseguiram se recuperar quando seguiram tratamentos e também quando encontraram atividades estimulantes e prazerosas; tente praticar hobbies e atividades que te façam sentir bem, além de realizar o devido acompanhamento médico. Melhoras.

Kaliu

Obrigada por seu encorajamento e resposta, me sinto muito sozinha nessa doença infernal e cansada ao mesmo tempo, ñ estou vendo a luz do tal tunel, ñ saio de casa desde a ultima consulta varios dias atras e cafa vez sinto mais medo, terror mesmo. Nunca pensei que estar com um transtorno doesse tanto. Dói até ficar sozinha por alguns momentos. Deus te abençoe pela sua ajuda

Ruan

Olá, apesar das manias de perseguição, ainda consigo identificar que este problema está evoluindo, tudo começou quando eu tinha 12 anos, acenei para um helicóptero do exército e logo depois comecei a pensar que eles iam me prender, prender meus pais e minha vida se tornaria um exercito, hoje tenho 27 anos e essas coisas me perseguem, o simples ato de um motoqueiro olhar pra mim, já acho que ele vai descobrir onde eu moro e acabar com minha família, quebrar meu carro, nunca reagiba essas idéias, apenas fico mal pra cacete, cada vez que saio na rua volto com a ideia de que alguém vai me fazer mal, isso está começando a me atrapalhar, tenho evitado de sair nas ruas. Não consigo passar por um radar sem pensar ,que tomei uma multa, as vezes evito vias com fiscalização somente pra não passar por esse problema, ninguém percebe isso, minha esposa só estranha as vezes minhas atitudes, como trocar o caminho por outro mais longo, sair na rua várias vezes durante a noite pra ver se alguém veio quebrar meu carro, fico acordado com medo de alguém entrar na minha casa, estou sentindo que está piorando e gostaria de ajuda, não sei como mas preciso. Obrigado!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ruan, o primeiro passo você já deu: reconhecer. Agora você deve procurar o auxílio de um profissional, marque uma consulta com o psiquiatra. Melhoras.

Ticaagoiss@gmail.com

Gostaria de participar de grupos que sentem as mesmas coisas que eu !pq sou muito sozinha não tenho como quem falar faço tratamento mas sinto que os médicos não acreditam em mim,visões medos de pessoas conhecidas coisas estranhas que me acontecem e os os médicos nunca me dizem nada me ouvem,ou acham que sou louca ou estou mentindo e me causa irritação demas,tempos estou melhor outros piores por isso aqui vejo esses depoimenos das pessoas e vejo que não sou apenas eu quero tenho !e essas explicações é muito importante pra mim!

Kaliu

Tica eu vou te enviar email sim, tb penso assim, é importante saber que ñ estamos sozinhos, tb estou nessa, os medicamentos e terapia ñ estão ajudando, me sinto muito sozinha e desconfiando do vizinho ao lado, a mente ñ para de trabalhar contra mim, to encarando mas ñ é fácil. Estou me sentindo insegura, tudo começou em determinado momento de ruptura mas ñ passa nunca. Não consigo sair de casa, minha vida complicou demais, me sinto uma inválida. Hj ñ vou enviar pq ñ estou me sentindo nada bem, escrevo em breve. Desejo melhoras a todos nós.

Kaliu

Estou pensando em criarmos um grupo de whatzap onde poderiamos nos ajudar, pelo menos não nos sentirmos sozinhos, o que só piora tudo. O que vocês acham? Estou melhor agora, ha 2 dias resolvi separar o joio do trigo da minha mente, por amor a minha familia que já estava adoecendo também, e ouvir o meu terapeuta, a familia, um amigo e percebi como criei muitos fantasmas que me amedrontam, mas ainda tem coisas que ninguém consegue me explicar, no fundo , como o psicoterapeuta diz, percebo a ameaça mas os meus pensamentos e emoções estão desorganizados. Estou tentando analiticamente separar a ficção da realidade, usar o lado esquerdo do cerebro, e me dar uma chance de cura. Também tem ajudado ver vídeos de pessoas que tiveram surtos psicoticos no youtube, como são semelhantes as coisas que sentimos…e pensem, se é uma doença tem cura, se teve início há de ter fim…vamos nos comunicar galera, vamos vencer isso juntos!

Junior

Só gostaria de dizer para as pessoas que sentem esses sintomas o seguinte: Minha mãe começou a apresentar esses sintomas a – 1 ano, ela acha que estão ajustando as roupas, que entram no apartamento, que seguem ela e que colocam remédio na água que ela bebe. É um sofrimento muito grande para quem está próximo, me sinto péssimo, passo o dia inteiro tenso, preocupado e em alguns dias sem vontade de levantar da cama. Procurem um profissional, façam terapia e façam um esforço para entender as emoções e tentar controla-las.

Kaliu

Oi JuniorSimm foi o meu amor pela familia que me deu um freio nos pensamentos conspiratórios e me fez conversar comigo mesma, uma parente idosa já estava com problemas de saude serios por minha causa, o medo de algo acontecer com ela me puxou de volta para a realidade, então o amor salva você e o outro. Estou em processo de terapia especifica e ainda com medicação. Tente procurar ajuda para você e para a sua mãe, com certeza tem um caminho sim para a cura, procure-o. Você também esta adoecendo, é tudo muito horrível mesmo. Melhoras e paz para todos nós!

Marcia

Oi meu esposo está com mania de perseguição, ele acha que está sendo seguido o tempo todo e as vezes chega em casa desesperado mas tentando disfarçar para que eu não perceba. Já falei para ele procurar ajuda e ele fala que não precisa. Não tenho paciência mais com ele. O que eu faço por favor.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcia, converse com ele e tente convencê-lo a fazer uma avaliação com o médico especialista, ele poderá prescrever o tratamento adequado e te orientar sobre como lidar com os sintomas. Abraços.

Edinete

Olá há li a matéria de vocês pois buscava resposta sobre menina de perseguição,me encontrei na matéria. Há cinco anos tive uma separação difícil,um bebê que nasceu de 5 meses de gestação,sofri muitas coisas,fui diagnosticada com depressão tomo os remédios direitinhos,passo com o pisquiatra regulamente porém de uns tempos para cá comeu a me sentir perseguida em meu ambiente de trabalho por uma pessoa,todos da equipe e inclusive a pessoa me dissem ninguém te persegue pare com isso,mais vejo agora o quanto está me prejudicando.Fui orientada por meu psiquiatra a volta com psicólogo e fazer atividades para me ajudarem,porém não possuo tempo minha filha requer cuidados o tempo todo.Ou seja amigos ficarei louka no futuro? Ou já posso me considerar uma louka?? Me ajudem

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edinete, é importante que você siga as recomendações do seu psiquiatra. Melhoras.

Kaliu

Gostaria de compartilhar que estou 2 semanas sem medicação, a terapia esta funcionando, primeiro pratiquei o leque de opções para as minhas suspeitas, o terapeuta pediu para que eu escrevesse todas as possibilidades para as minhas suspeitas, o que me ajudou imensamente. Atenção, isso foi crucial porque me permitiu avaliar com cuidado todos os meus pensamentos e suspeitas…Agora estou no momento de conseguir sair sozinha , mas estou saindo 3 a 4 x por semana acompanhada, enfim é tudo um processo, mas gostaria de deixar esse registro que a nossa condição é SIM reversível, não desistam, procurem ajuda quevo Universo nos abençoe a todos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Kaliu, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

João

Acho que minha esposa pode ter esquizofrenia ou somente mania de perseguição, não sei, onde ela trabalha ela se sente ameaçada, diz que falam mal dela pelas costas, se a chefe cobra uma coisa, ela diz que foi xingada ou então que ela não tem animo para trabalhar por causa da família que esta fazendo trabalhos de macumba para a vida dela. Chega em casa do trabalho brava e em questão de meia hora esta sorrindo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá João, a acompanhe em uma consulta com o médico especialista. Abraços.

Jessica

Oi eu tenho 15 anos e a noite fico ouvindo gente caminhando no meu corredor E as vezes ouço vozes e tenho pensamentos negativo e vejo coisas será que eu sou esquizofrenica?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jessica, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Converse com seus pais e peça para que a acompanhem em uma consulta. Abraços.

Lucilene

Oi sofro com a cid f 31.5 mas agora tô sofrendo como se estivesse alguém dentro da minha casa vejo fotos preto tipo sombra choro todos os dias penso em suicídio fãs só tratamento com psiquiatra mas quando estive cm o psiquiatra ele mim diagnóstico só cm a cid f 31.5 mas agora estou sofrendo com se eu estivesse sendo perseguida o que pode ser …tenho direito a o auxílio loas perde meu emprego pq a minha ex patroa não mim que mas ela tem medo deu fazer alguma coisa cm os cliente dela ou mesmo comigo …

Gabriely

Olá estou sentindo alguns sintomas falado a cima, sinto como se tiver a alguém me olhando me vigiando, como se quisesse aparecer pra mim ou se enconder vejo tbm imagens distorcidas na parede manchas em formas de rosto, o q pode ser me ajudem? Ou me responda

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Gabriely, conforme informado na matéria a esquizofrenia consiste em sintomas como alucinações e delírios, é possível que um paciente venha a ter algo parecido com a mania de perseguição, acreditando que há alguém atrás dele quando, na verdade, isso não ocorre. Procure um psiquiatra para que ele possa realizar os exames necessários e iniciar o tratamento mais adequado para você. Até a próxima.

Lais

Ando com sintomas de perseguição, desde quando fui assaltada na porta de casa (2 semana atras) e 1 semana apos o assalto eu estava super bem, mas no mesmo dia que fez 1 semana do assalto (domingo) vi uma atitude suspeita de um carro branco perto de casa e na mesma semana vi outro carro suspeito, agora sinto que estou sendo perseguida e querem me fazer mal, que esse ladrão vai voltar e querer me matar porque eu vi a cara dele, é um sentimento desesperador, já não consigo andar mas na rua com medo de que vão me matar sendo que muitos me dizem que não tem nada haver, que isso que estou sentindo é pelo assalto, mas sendo que 1 semana apos o assalto eu estava bem e depois fiquei assim por causa desse carro. Já não sei mas o que fazer, estou seriamente pensando em procurar um psicologo ou até psiquiatra. Qual o mais indicado?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lais, é muito importante buscar ajuda profissional nesses casos, você pode buscar tanto ajuda do psicologo quanto do psiquiatra os dois profissionais irá auxiliar você identificando a causa dos sintomas e o tratamento mais adequado. Temos outra matéria que poderá trazer novas informações importantes que podem te ajudar, confira no link abaixo . Abraços.

https://cms.cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/ansiedade/estresse-pos-traumatico-sintomas-tratamento

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.