A esquizofrenia é uma doença para ser tratada apenas com psiquiatra?


  • +A
  • -A

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico marcado pelo desenvolvimento de delírios e alucinações que provocam grave confusão mental nos pacientes. Pensamento desorganizado, agitação física e dificuldades para expressar sentimentos também são sintomas da doença. O primeiro passo para tratá-la é procurar um psiquiatra.

Psicólogos e terapeutas podem ajudar pacientes com esquizofrenia


“O tratamento farmacológico é um componente muito importante para a esquizofrenia, já que contribui bastante para aliviar os sintomas e para a recuperação psicossocial”, afirma a psiquiatra Ana Paula Bechara Marquezini Gazolla. Nestes casos, é recomendado o
uso de antipsicóticos, classe que impede alterações no comportamento e alivia os sintomas psicóticos.

Além do tratamento com remédios, é necessário também realizar intervenções psicossociais com outros profissionais da área da saúde. “É importante que exista um tratamento com um psicólogo, um assistente social e um terapeuta ocupacional para tentar reinserir o indivíduo na sociedade, melhorar seu funcionamento social e profissional, reduzir o risco de recaídas no futuro e promover a adesão ao tratamento”, diz a especialista.  

Tratamento para esquizofrenia com terapias e remédios é mais eficaz


Os tratamentos que contemplam intervenções multidisciplinares, na maioria dos casos, permitem uma evolução melhor e mais rápida do quadro, proporcionando significativa
melhora da qualidade de vida do paciente esquizofrênico. A psicoterapia, a terapia ocupacional, a terapia familiar, o treino de habilidades sociais e a reabilitação cognitiva geram benefícios na área social, cognitiva e afetiva.

Outras abordagens capazes de ajudar os pacientes são o emprego assistido com apoio psicoterapêutico, desde que os principais sintomas da doença já estejam controlados, e a prática de atividades físicas. No entanto, o auxílio de todas as técnicas e profissionais somente surtirá o efeito esperado se o paciente aderir ao tratamento e tiver o apoio de seus familiares.

Dra. Ana Paula Bechara Marquezini Gazolla é psiquiatra com residência médica pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (MG). CRM-SP: 165290

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A esquizofrenia é uma doença para ser tratada apenas com psiquiatra?"

Daisy

Parabéns pela excelente matéria!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Daisy, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.