O paciente em crise de esquizofrenia pode perder totalmente a noção da realidade?


  • +A
  • -A

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico que deve ser diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada. Quando isso não acontece, o paciente fica mais sujeito às crises da doença, capazes de provocar desorganização mental, delírios e alucinações e que podem ainda fazer a pessoa afetada pelo distúrbio perder totalmente a noção da realidade.

Crise de esquizofrenia causa delírios, alucinações e mudanças no pensamento


“Um paciente esquizofrênico em crise, ou seja, em surto psicótico, pode apresentar alterações do pensamento, como delírios, percepções distorcidas da realidade, alucinações e alterações da identificação de si próprio como pessoa, corpo e identidade”, caracteriza o psiquiatra Alexandre Proença.

De acordo com o médico, a crise de esquizofrenia é um período em que ocorre uma reagudização da psicose. O paciente pode adotar um comportamento agitado, hostil e até agressivo, representando um risco para sua própria vida e para outras pessoas. Durante um surto, frequentemente, os esquizofrênicos acreditam que estão sendo perseguidos e ameaçados por pessoas ou seres que não existem.

Manter a calma é importante durante surto de esquizofrenia


Devido à perda da noção de realidade, é importante que amigos, familiares e pessoas que estiverem próximas não confrontem o paciente. O nível das alterações provocadas pela doença fará com que o esquizofrênico acredite veementemente em seus delírios e alucinações.
O melhor a fazer nessas horas é manter a calma, tentar tranquilizá-lo e procurar o atendimento médico rapidamente.

“A principal forma de evitar as crises é o tratamento adequado e a aderência ao tratamento farmacológico. A grande maioria das crises é causada pelo não uso ou até mesmo pelo uso inadequado da medicação”, afirma Dr. Proença. O tratamento da esquizofrenia é feito com terapias, como a psicoterapia, e uso de medicamentos antipsicóticos prescritos pelo psiquiatra.

Dr. Alexandre Proença é psiquiatra, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) atende em Niterói e São Gonçalo (RJ). CRM-RJ: 52905674 – www.alexandreproenca.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "O paciente em crise de esquizofrenia pode perder totalmente a noção da realidade?"

EDILENE Aparecida losqui pereira

Minha mãe tem a 39 anos, mais ja foi tratado como depressão pós-parto ,transtorno e hoje esgresofenia mais nunca vi uma pessoa tão dócil tem lá seus dias de delírios de perseguição e é super ativa não para um só minuto que Deus conserve ela assim.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edilene, para evitar as recaídas, ou seja, a ocorrência de novos surtos, é crucial que os familiares e cuidadores estejam atentos ao comportamento do paciente. Caso ele volte a apresentar os sintomas clássicos da doença (isolamento, discursos desconexo, movimentos estranhos, etc.), deve-se voltar imediatamente ao médico para buscar novas abordagens para o tratamento. Confira mais informações sobre a doença em outra matéria clicando no link abaixo. Até logo.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/esquizofrenia-engatilhar-novas-crises

Dayene

Eu sinto todos esses sintomas e no momento estou passando por crise psicotica, meu caso ta sendo tratado como depressão mais eu sei q n è só depressão porq tenho crises e alucinações, tentei contra minha vida pela sesta vez, por não saber distinguir realidade com alucinações mais ninguém me entende…

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.