O autismo pode se manifestar apenas na vida adulta?


  • +A
  • -A

O autismo é um transtorno do sistema nervoso que compromete significativamente a comunicação e a interação com outras pessoas. Não há cura e se inicia nos primeiros anos de vida do indivíduo.

Características do autismo


“Este transtorno do neurodesenvolvimento se manifesta desde cedo na vida, não se manifesta apenas na vida adulta. Sabe-se que a influência genética é altíssima para o seu aparecimento”, afirma o psiquiatra Marcelo Calcagno. Por mais que seja difícil ainda hoje precisar outras causas que expliquem o autismo, acredita-se que fatores externos, como o ambiente de criação, também tenham influência.

Utiliza-se atualmente o termo transtorno do espectro autista (TEA), que por definição caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação e interação social em múltiplos contextos. “Isso inclui déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais da comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos”.

Diagnóstico e tratamento do autismo


Quanto mais cedo os sintomas forem identificados e o tratamento for iniciado, maiores são as chances do paciente conseguir desenvolver suas limitações, chegando à fase adulta com condições de viver satisfatoriamente em sociedade e com uma boa qualidade de vida. Para isso,
serão necessários o engajamento em terapias (seja medicamentosa e/ou cognitivo-comportamental) e o suporte familiar.

Por mais que o autismo não se desenvolva apenas na fase adulta, o diagnóstico pode ser feito mais tardiamente, podendo apresentar diferenças em relação ao que acontece com as crianças. “O diagnóstico requer presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. As diferenças irão ocorrer em como estes déficits/características irão se manifestar em cada idade”.

Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 10573

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt

Dr. Marcelo Calcagno Reinhardt

Psiquiatria

CRM: 10573 / SC

TAGS
autismo
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O autismo pode se manifestar apenas na vida adulta?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.