Como agem os medicamentos antipsicóticos?

  • +A
  • -A

Os medicamentos antipsicóticos atuam, em geral, promovendo o controle dos sintomas associados aos transtornos psicóticos, com destaque para a esquizofrenia. Porém, o médico também pode te indicar esses remédios caso haja outros tipos de transtornos mentais. Eles tendem a funcionar de maneira diferente no controle dos sintomas específicos de cada quadro.

Os remédios antipsicóticos bloqueiam a ação de neurotransmissores que, quando presentes em excesso, provocam os sintomas psicóticos. “Os medicamentos antipsicóticos agem, principalmente, bloqueando receptores de dopamina e serotonina no sistema nervoso central”, afirma a psiquiatra Erika Mendonça.

Segundo a especialista, essa descrição do bloqueio feito pelos antipsicóticos é algo bem geral, sendo que cada droga tem seu próprio perfil de ação. “Por exemplo, existem medicamentos que bloqueiam de forma mais potente receptores dopaminérgicos, enquanto outros o fazem com os receptores serotoninérgicos”.

Tratamento com remédios antipsicóticos demanda tempo

O uso desses remédios em quadros como a esquizofrenia é primordial, pois se você adotar apenas as medidas não medicamentosas do tratamento, não conseguirá controlar adequadamente os sintomas. 

Você deve ter em mente que o tratamento de psicoses e transtornos mentais em geral demanda tempo até que os efeitos apareçam e precisa ser mantido mesmo quando os benefícios já se fizeram presentes. Quadros considerados crônicos, como a esquizofrenia, precisam muitas vezes de tratamento por toda a vida para diminuir os riscos de recaída.

Dra. Erika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como agem os medicamentos antipsicóticos?"

Iara Pottier

o uso de antpisicoticos, podem causar perda de massa cerebral, e causar declínio na cognição

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Iara, os remédios antipsicóticos bloqueiam a ação de neurotransmissores (serotonina e dopamina) que, quando presentes em excesso, provocam os sintomas psicóticos. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.