Como agem os medicamentos antipsicóticos?

  • +A
  • -A

Os medicamentos antipsicóticos atuam, em geral, promovendo o controle dos sintomas associados aos transtornos psicóticos, com destaque para a esquizofrenia. Porém, o médico também pode te indicar esses remédios caso haja outros tipos de transtornos mentais. Eles tendem a funcionar de maneira diferente no controle dos sintomas específicos de cada quadro.

Os remédios antipsicóticos bloqueiam a ação de neurotransmissores que, quando presentes em excesso, provocam os sintomas psicóticos. “Os medicamentos antipsicóticos agem, principalmente, bloqueando receptores de dopamina e serotonina no sistema nervoso central”, afirma a psiquiatra Erika Mendonça.

Segundo a especialista, essa descrição do bloqueio feito pelos antipsicóticos é algo bem geral, sendo que cada droga tem seu próprio perfil de ação. “Por exemplo, existem medicamentos que bloqueiam de forma mais potente receptores dopaminérgicos, enquanto outros o fazem com os receptores serotoninérgicos”.

Tratamento com remédios antipsicóticos demanda tempo

O uso desses remédios em quadros como a esquizofrenia é primordial, pois se você adotar apenas as medidas não medicamentosas do tratamento, não conseguirá controlar adequadamente os sintomas. 

Você deve ter em mente que o tratamento de psicoses e transtornos mentais em geral demanda tempo até que os efeitos apareçam e precisa ser mantido mesmo quando os benefícios já se fizeram presentes. Quadros considerados crônicos, como a esquizofrenia, precisam muitas vezes de tratamento por toda a vida para diminuir os riscos de recaída.

Dra. Erika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Como agem os medicamentos antipsicóticos?"

Iara Pottier

o uso de antpisicoticos, podem causar perda de massa cerebral, e causar declínio na cognição

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Iara, os remédios antipsicóticos bloqueiam a ação de neurotransmissores (serotonina e dopamina) que, quando presentes em excesso, provocam os sintomas psicóticos. Abraços.

Maria do ceu Araujo

Gostei de ler essa matéria. Sou psicóloga clínica, e estou sempre buscando conhecimentos das áreas da psiquiatria. Tenho dois irmãos esquizofrênicos, e meu pai tem sintomas leves da esquizofrenia, e toma risperidona todas as noites , porém apenas metade de um comprimido. Esse fármaco trás algum efeito colateral pra quem t problemas cardíacos?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Para mais informações sobre o produto, você pode entrar em contato com a nossa Central de Atendimento ao Consumidor Aché – CAC – telefone: 0800 701 6900 ou por e-mail: cac@ache.com.br. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.