Todas as pacientes com endometriose precisam fazer uma laparoscopia?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Fernanda Torras
- +A
- -A
A laparoscopia é uma cirurgia indicada, dentre outras coisas, para tratar pacientes com endometriose. Também é usado o termo videolaparoscopia, já que é necessário o recurso do vídeo para observar e analisar os focos de endometriose durante o procedimento cirúrgico – que consiste na retirada destes focos (endométrio).
Por mais que esteja disponível, essa ferramenta nem sempre é utilizada pelos médicos para tratar suas pacientes que sofrem de endometriose. “Hoje não há indicação cirúrgica para todas as mulheres. Após o diagnóstico, por meio de anamnese, sintomas e exames de imagem, o tratamento clínico é iniciado na maioria dos casos de endometriose superficial”, informa a ginecologista Fernanda Torras.
Casos em que a laparoscopia é indicada
Ainda segundo a especialista, a laparoscopia é indicada em casos que resistem ao tratamento clínico de endometriose, o qual é feito à base de hormônios, com medicamentos específicos. “Presença de endometriomas ovarianos; endometriose profunda com comprometimento intestinal, de trato urinário, entres outros; e infertilidade associada ao quadro também são fatores que apontam para a indicação da cirurgia”, afirma a médica.
Como é a laparoscopia?
A laparoscopia é considerada um procedimento minimamente invasivo, realizado com pequenas incisões na região abdominal. Por essas incisões, passa um aparelho contendo uma câmera que serve para guiar o médico durante a cirurgia. Somente dessa forma ele será capaz de cauterizar os tecidos danificados e retirar o endométrio que cresce fora do revestimento uterino (fato que constitui a endometriose).
Cuidados no pós-operatório
Mesmo sendo minimamente invasiva, a laparoscopia exige que a paciente tome alguns cuidados pós-operatórios. Por exemplo, permanecer no hospital por, pelo menos, 24h depois da cirurgia – até para que passe o efeito da anestesia – e evitar atividades físicas e relação sexual durante um período de duas semanas a um mês. O repouso é fundamental para que não haja complicações e para a plena recuperação.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Fernanda Torras
Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 130332 / SP
- 9 comentários para "Todas as pacientes com endometriose precisam fazer uma laparoscopia?"
-
Eliani liz fernandez
Eu tem endometriose to no proceso de tratamento interesante oh laparoscopia
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Eliani. Ficamos felizes em saber que já está em tratamento, confira esta matéria que pode interessar você, o médico esclarece algumas dúvidas e fala sobre a laparoscopia. Abraços!
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/endometriose/laparoscopia-procedimento-endometriose -
Adriana Marques Da Cruz
Eu fiz a cirurgia de hesterequitomia por causa da endometriose!! Tô com dois meses, mais ainda cinto dor no perinio minha médica disse que ainda pode ser da endometriose!!
-
Rosana
Minha filha tem 16 anos e está há 2 anos com muita cólica antes era perto de menstruar depois ficou durante todo o mês fez exame de ultrassonografia e ressonância e ñ diz que e endometriose usou anticoncepcional por 9 meses mesmo assim tinha dores eu ñ sei mais o que fazer
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Rosana. Confira a matéria abaixo para mais informações, onde o Dr. faz algumas diferenciações entre a cólica normal e os sintomas de endometriose. Entendemos você, mas não desanime, pois o acompanhamento médico é crucial para o processo, tanto para uma possível descoberta, quanto no processo de tratamento. Desejamos melhoras a sua filha! Até breve.
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/endometriose/colica-normal-sintoma-endometriose
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.