AchèAchè
    search
    Título

    Todas as pacientes com endometriose precisam fazer uma laparoscopia?

    Uncategorized

    Por

    A laparoscopia é uma cirurgia indicada, dentre outras coisas, para tratar pacientes com endometriose. Também é usado o termo videolaparoscopia, já que é necessário o recurso do vídeo para observar e analisar os focos de endometriose durante o procedimento cirúrgico – que consiste na retirada destes focos (endométrio). 

    Por mais que esteja disponível, essa ferramenta nem sempre é utilizada pelos médicos para tratar suas pacientes que sofrem de endometriose. “Hoje não há indicação cirúrgica para todas as mulheres. Após o diagnóstico, por meio de anamnese, sintomas e exames de imagem, o tratamento clínico é iniciado na maioria dos casos de endometriose superficial”, informa a ginecologista Fernanda Torras.  

    Casos em que a laparoscopia é indicada


    Ainda segundo a especialista, a laparoscopia é indicada em casos que resistem ao tratamento clínico de endometriose, o qual é feito à base de hormônios, com medicamentos específicos. “Presença de endometriomas ovarianos; endometriose profunda com comprometimento intestinal, de trato urinário, entres outros; e
    infertilidade associada ao quadro também são fatores que apontam para a indicação da cirurgia”, afirma a médica.

    Como é a laparoscopia?


    A laparoscopia é considerada um procedimento minimamente invasivo, realizado com pequenas incisões na região abdominal. Por essas incisões, passa um aparelho contendo uma câmera que serve para guiar o médico durante a cirurgia. Somente dessa forma ele será capaz de cauterizar os tecidos danificados e retirar o endométrio que cresce fora do revestimento uterino (fato que constitui a endometriose).  

    Cuidados no pós-operatório


    Mesmo sendo minimamente invasiva, a laparoscopia exige que a paciente tome alguns cuidados pós-operatórios. Por exemplo, permanecer no hospital por, pelo menos, 24h depois da cirurgia – até para que passe o efeito da anestesia – e
    evitar atividades físicas e relação sexual durante um período de duas semanas a um mês. O repouso é fundamental para que não haja complicações e para a plena recuperação.  

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes