Os sintomas da endometriose podem retornar depois da cirurgia?

  • +A
  • -A

O tratamento da endometriose muitas vezes exige a realização de cirurgia, medida esta que costuma ser indicado por último, quando os outros procedimentos não funcionaram anteriormente, ou quando o quadro é grave. Porém, mesmo este tratamento pode não resolver definitivamente o problema. Existe a possibilidade dos sintomas retornarem após a cirurgia.   

“Os sintomas da endometriose podem retornar após a cirurgia naqueles casos em que não foi possível a ressecção completa dos focos de endometriose e há necessidade de manutenção do tratamento com terapia medicamentosa. Também pode haver recidiva dos focos da doença mesmo nos casos em que ocorreu tratamento completo”, explica a ginecologista Fernanda Torras.

Estilo de vida saudável também é imprescindível para recuperação


Segundo a especialista, esse retorno dos sintomas
mesmo após a cirurgia pode acontecer devido aos mesmos motivos que levaram ao primeiro quadro. Porém, muitas vezes não há uma teoria única definida. Para evitar que isto ocorra, é estimulado, além dos tratamentos propostos pelo médico, de acordo com o grau da endometriose e sintomas, que a mulher adote e mantenha estilo de vida saudável.

“Um estilo de vida saudável indicado para a mulher que está se recuperando da endometriose consiste em: alimentação equilibrada; cessar tabagismo, caso seja fumante; manter peso saudável; praticar atividade física regularmente e adotar mecanismos para controle de estresse. Não postergar a idade para as gestações também é aconselhado, assim como incentivar o maior tempo de aleitamento materno”, informa a médica.

Tratamento contra endometriose


O
tratamento contra endometriose consiste, primordialmente, em eliminar os focos do tecido que se forma anormalmente fora do útero (endométrio). Este tecido comumente reveste a parte interna do órgão. Quando começa a aparecer fora dele, em estruturas como tubas uterinas e ovários, significa que a mulher está com endometriose. Eliminar tais focos permite que os sintomas incômodos sejam controlados. 

 

Dra. Fernanda Torras

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Torras

Dra. Fernanda Torras

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 130332 / SP

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Os sintomas da endometriose podem retornar depois da cirurgia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.