Os sintomas da endometriose podem retornar depois da cirurgia?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Fernanda Torras
- +A
- -A
O tratamento da endometriose muitas vezes exige a realização de cirurgia, medida esta que costuma ser indicado por último, quando os outros procedimentos não funcionaram anteriormente, ou quando o quadro é grave. Porém, mesmo este tratamento pode não resolver definitivamente o problema. Existe a possibilidade dos sintomas retornarem após a cirurgia.
“Os sintomas da endometriose podem retornar após a cirurgia naqueles casos em que não foi possível a ressecção completa dos focos de endometriose e há necessidade de manutenção do tratamento com terapia medicamentosa. Também pode haver recidiva dos focos da doença mesmo nos casos em que ocorreu tratamento completo”, explica a ginecologista Fernanda Torras.
Estilo de vida saudável também é imprescindível para recuperação
Segundo a especialista, esse retorno dos sintomas mesmo após a cirurgia de endometriose pode acontecer devido aos mesmos motivos que levaram ao primeiro quadro. Porém, muitas vezes não há uma teoria única definida. Para evitar que isto ocorra, é estimulado, além dos tratamentos propostos pelo médico, de acordo com o grau da endometriose e sintomas, que a mulher adote e mantenha estilo de vida saudável.
“Um estilo de vida saudável indicado para a mulher que está se recuperando da endometriose consiste em: alimentação equilibrada; cessar tabagismo, caso seja fumante; manter peso saudável; praticar atividade física regularmente e adotar mecanismos para controle de estresse. Não postergar a idade para as gestações também é aconselhado, assim como incentivar o maior tempo de aleitamento materno”, informa a médica.
Tratamento contra endometriose
O tratamento contra endometriose consiste, primordialmente, em eliminar os focos do tecido que se forma anormalmente fora do útero (endométrio). Este tecido comumente reveste a parte interna do órgão. Quando começa a aparecer fora dele, em estruturas como tubas uterinas e ovários, significa que a mulher está com endometriose. Eliminar tais focos permite que os sintomas incômodos sejam controlados.
Dra. Fernanda Torras
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Fernanda Torras
Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 130332 / SP
- 10 comentários para "Os sintomas da endometriose podem retornar depois da cirurgia?"
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.