Quais são os primeiros sintomas da endometriose?

  • +A
  • -A

De um modo geral, os principais sinais e sintomas da endometriose são dor em forma de cólica cuja localização dependerá do órgão acometido, dispareunia (dor durante a relação sexual), presença de massa na região pélvica, cólica menstrual intensa, sangramento menstrual excessivo, dor para urinar e/ou evacuar, sangramentos intestinais e/ou urinários durante o período menstrual e dificuldade para engravidar, sendo que a infertilidade está presente em 40% das mulheres com endometriose.

Os sinais e sintomas relacionados à endometriose podem surgir isoladamente ou em conjunto, assim como podem variar de mulher para mulher. Na grande maioria dos casos (34,4%), os principais sintomas que ocorrem em conjunto são dor em forma de cólica, dispareunia e cólica menstrual intensa. Já o principal sintoma que ocorre isoladamente é a cólica menstrual intensa, presente em 12% dos casos.

Sendo assim, na presença de qualquer sinal ou sintoma descrito acima, busque por avaliação médica o mais breve possível. O diagnóstico e o tratamento adequados são fundamentais para melhorar a qualidade de vida.

Referências:

1- Biblioteca Virtual em Saúde. Endometriose [online]. Dicas em saúde, 2012. [Acesso em: 20/10/2017]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/250_endometriose.html
2- Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Endometriose [online]. Saúde e economia, v. 7, n. 11, 2014. [Acesso em: 20/10/2017]. Disponível em:
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33884/412285/Boletim+Sa%C3%BAde+e+Economia+n%C2%BA+11/de6e4348-4793-477a-8371-357fa6b3f0f1
3- Barcellos J. Endometriose [online]. Sociedade Brasileira para Estudo da Dor. [Acesso em
20/10/2017]. Disponível em:
http://www.sbed.org.br/lermais_materias.php?cd_materias=491
4- Podgaec S. Manual de endometriose [online]. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), 2014. [Acesso em: 20/10/2018]. Disponível em:
http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/13162/material/Manual%20Endometriose%202015.pdf

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Central Saudável Saber

Central Saudável Saber

Clínica Médica

CRM: /

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Quais são os primeiros sintomas da endometriose?"

Francisca

Sinto cólicas mesmo sem mestruar.é normal para quem tem endrometriose?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Francisca, sim, na grande maioria dos casos (34,4%), os principais sintomas que ocorrem em conjunto são dor em forma de cólica, dispareunia e cólica menstrual intensa. Por isso é importante que você siga o tratamento receitado pelo seu ginecologista. Abraços.

Eliege

Tenho cólica horrível,fico muito inchada minhas peças íntimas são p mas quando to menstruada uso tamanho G pq fico muito inchada ,sinto até na hora das dores faço até o número dois,vomito também,nao sei mas oque faço,nao tenho mas remédio para recorrer.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliege, para reduzir as dores causadas pela endometriose, seu ginecologista também pode recomendar o uso de analgésicos e outras abordagens, como acupuntura, eletroestimulação e fisioterapia. No entanto, seu quadro deve ser avaliado profundamente antes de decidir qual tratamento seguir. Marque uma consulta. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.