Quais sintomas ajudam um médico a diagnosticar uma paciente com endometriose?


  • +A
  • -A

A endometriose é uma doença que acomete muitas mulheres e normalmente causa sintomas bastante incômodos. O principal deles é a dor, que pode se manifestar em diferentes áreas do corpo. Esse desconforto muitas vezes é intensificado durante o ato sexual, especialmente quando há penetração.

“Normalmente são relatadas cólicas intensas, dor pélvica, dor ao urinar, dor lombar, dor no ‘pé da barriga’, dores gastrointestinais e dor nas relações sexuais no período menstrual”, informa a ginecologista Fernanda Torras. A ocorrência de irregularidades na menstruação também é um indicativo importante para diagnosticar a endometriose.

Diagnóstico precoce é fundamental para sucesso do tratamento


Uma das coisas mais importantes para aumentar as chances de sucesso no tratamento da endometriose é
garantir um diagnóstico precoce. Para isso, a identificação dos sintomas logo no início é fundamental. Quando a mulher não associa os sintomas à doença (às vezes por falta de conhecimento), a doença acaba se desenvolvendo, o que dificulta o tratamento no futuro.

“O diagnóstico tardio é um erro significativo nesse contexto, pois pode comprometer a qualidade de vida da mulher, a qual irá sofrer com dor pélvica frequente, que tende a piorar ao longo dos anos. Além disso, o quadro pode evoluir para infertilidade e comprometimento de órgãos, como o intestino”, informa a médica.

Tratamento medicamentoso da endometriose


O tratamento da endometriose se baseia no uso de medicamentos específicos capazes de
controlar o avanço da doença e os sintomas. Os remédios feitos com hormônios são particularmente interessantes, pois ajudam a reduzir o endométrio (tecido que normalmente reveste o útero e na endometriose aparece fora dele) e os sintomas também, por consequência.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Torras

Dra. Fernanda Torras

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 130332 / SP

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais sintomas ajudam um médico a diagnosticar uma paciente com endometriose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.